Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Adelinda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rebelo, Nicole
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7858
Resumo: Com este estudo propomos caracterizar os perfis atitudinais dos alunos, do ensino básico português, face à escola (atitude face à aprendizagem, face à competência e a motivação) em função das atitudes face às disciplinas escolares nucleares – Língua Portuguesa e Matemática, e as competências emocionais dos alunos (Adaptabilidade, Humor Geral, Gestão do Stresse, Compreensão Intrapessoal e Interpessoal). Participaram 671 alunos dos três ciclos do ensino básico, provenientes de escolas regulares de Portugal continental. Foram aplicados: Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Candeias & Rebelo, 2011), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa, Neto, Pomar & Candeias, 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar, Neto, Candeias & Silva, 2011), Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011). Os resultados deste estudo revelam uma composição do perfil funcional de atitude face à escola, que combina outros recursos atitudinais de natureza positiva relativos às disciplinas nucleares como a matemática e a língua portuguesa e de natureza negativa como o desafecto face às mesmas disciplinas. Este perfil inclui ainda recursos emocionais como a adaptabilidade, humor, intrapessoal e interpessoal e a dificuldade em gerir o stresse. A finalizar reflecte-se sobre as implicações destes tipo de indicadores emocionais e afectivos nos perfis do alunos do 1º ao 3º ciclo na compreensão das razões porque nem sempre as estratégias do ensino-aprendizagem são eficazes em termos dos resultados dos alunos e também em termos do seu bem-estar psicológico.
id RCAP_6954c953a86555b0b5d974bda2c13e71
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básicoperfisatitude face à escolaatitude face à língua portuguesaatitude face à matemáticacompetência emocionalCom este estudo propomos caracterizar os perfis atitudinais dos alunos, do ensino básico português, face à escola (atitude face à aprendizagem, face à competência e a motivação) em função das atitudes face às disciplinas escolares nucleares – Língua Portuguesa e Matemática, e as competências emocionais dos alunos (Adaptabilidade, Humor Geral, Gestão do Stresse, Compreensão Intrapessoal e Interpessoal). Participaram 671 alunos dos três ciclos do ensino básico, provenientes de escolas regulares de Portugal continental. Foram aplicados: Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Candeias & Rebelo, 2011), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa, Neto, Pomar & Candeias, 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar, Neto, Candeias & Silva, 2011), Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011). Os resultados deste estudo revelam uma composição do perfil funcional de atitude face à escola, que combina outros recursos atitudinais de natureza positiva relativos às disciplinas nucleares como a matemática e a língua portuguesa e de natureza negativa como o desafecto face às mesmas disciplinas. Este perfil inclui ainda recursos emocionais como a adaptabilidade, humor, intrapessoal e interpessoal e a dificuldade em gerir o stresse. A finalizar reflecte-se sobre as implicações destes tipo de indicadores emocionais e afectivos nos perfis do alunos do 1º ao 3º ciclo na compreensão das razões porque nem sempre as estratégias do ensino-aprendizagem são eficazes em termos dos resultados dos alunos e também em termos do seu bem-estar psicológico.International Journal of Developmental and Educational Psychology2013-01-29T11:07:27Z2013-01-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7858http://hdl.handle.net/10174/7858porCandeias, A. A., & Rebelo, N. (2012). Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 143-154. (ISSN: 0214-9877).0214-9877http://www.infad.eu/revista/ESTUDOS%20DE%20CARATERIZA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PERFIS%20ATITUDINAIS%20E%20EMOCIONAIS%20EM%20ALUNOS%20DO%20ENSINO%20EB.pdfINFAD Revista de PsicologíaNº1-Vol.2aac@uevora.ptnrebelo@uevora.pt681Candeias, AdelindaRebelo, Nicoleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:23.047224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
title Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
spellingShingle Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
Candeias, Adelinda
perfis
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
competência emocional
title_short Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
title_full Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
title_fullStr Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
title_sort Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
author Candeias, Adelinda
author_facet Candeias, Adelinda
Rebelo, Nicole
author_role author
author2 Rebelo, Nicole
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Adelinda
Rebelo, Nicole
dc.subject.por.fl_str_mv perfis
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
competência emocional
topic perfis
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
competência emocional
description Com este estudo propomos caracterizar os perfis atitudinais dos alunos, do ensino básico português, face à escola (atitude face à aprendizagem, face à competência e a motivação) em função das atitudes face às disciplinas escolares nucleares – Língua Portuguesa e Matemática, e as competências emocionais dos alunos (Adaptabilidade, Humor Geral, Gestão do Stresse, Compreensão Intrapessoal e Interpessoal). Participaram 671 alunos dos três ciclos do ensino básico, provenientes de escolas regulares de Portugal continental. Foram aplicados: Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Candeias & Rebelo, 2011), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa, Neto, Pomar & Candeias, 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar, Neto, Candeias & Silva, 2011), Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011). Os resultados deste estudo revelam uma composição do perfil funcional de atitude face à escola, que combina outros recursos atitudinais de natureza positiva relativos às disciplinas nucleares como a matemática e a língua portuguesa e de natureza negativa como o desafecto face às mesmas disciplinas. Este perfil inclui ainda recursos emocionais como a adaptabilidade, humor, intrapessoal e interpessoal e a dificuldade em gerir o stresse. A finalizar reflecte-se sobre as implicações destes tipo de indicadores emocionais e afectivos nos perfis do alunos do 1º ao 3º ciclo na compreensão das razões porque nem sempre as estratégias do ensino-aprendizagem são eficazes em termos dos resultados dos alunos e também em termos do seu bem-estar psicológico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-29T11:07:27Z
2013-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7858
http://hdl.handle.net/10174/7858
url http://hdl.handle.net/10174/7858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Candeias, A. A., & Rebelo, N. (2012). Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 143-154. (ISSN: 0214-9877).
0214-9877
http://www.infad.eu/revista/ESTUDOS%20DE%20CARATERIZA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PERFIS%20ATITUDINAIS%20E%20EMOCIONAIS%20EM%20ALUNOS%20DO%20ENSINO%20EB.pdf
INFAD Revista de Psicología
Nº1-Vol.2
aac@uevora.pt
nrebelo@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136507471069184