O papel do bilinguismo no processo de difusão das línguas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15856 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se estudar as representações de alunos bilingues e não bilingues acerca do papel do bilinguismo no processo de difusão das línguas. Para dar resposta a este objetivo, desenhámos um projeto de intervenção que compreendeu a utilização de duas técnicas de recolha de dados: a entrevista e o inquérito por questionário, que implementámos a alunos do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, os alunos consideram que os falantes são os principais responsáveis pela difusão das línguas, contribuindo para o aumento de utilizadores da mesma e, portanto, para a sua expansão. |
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O papel do bilinguismo no processo de difusão das línguasEnsino de línguasBilinguismoMultilinguismoEnsino de uma segunda línguaMulticulturalismoDifusão da culturaO presente estudo propõe-se estudar as representações de alunos bilingues e não bilingues acerca do papel do bilinguismo no processo de difusão das línguas. Para dar resposta a este objetivo, desenhámos um projeto de intervenção que compreendeu a utilização de duas técnicas de recolha de dados: a entrevista e o inquérito por questionário, que implementámos a alunos do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, os alunos consideram que os falantes são os principais responsáveis pela difusão das línguas, contribuindo para o aumento de utilizadores da mesma e, portanto, para a sua expansão.The present study proposes to examine the representations of bilingual and non bilingual students regarding the role of bilingualism in the shift languages process. To meet this goal, we designed an intervention project that involved the use of two techniques of data collection: the interview and the questionnaire survey, which we implemented on students from the district of Aveiro. The results showed that, overall, students feel the speakers are primarily responsible for the spread of languages, contributing to the increase of users of those languages and, therefore, for its expansion.El presente estudio se propone analizar las representaciones de alumnos bilingües y no bilingües sobre el papel del bilingüismo en la difusión de las lenguas. Para dar respuesta a este objetivo, dibujamos un proyecto de intervención que comprendió la utilización de dos técnicas de recogida de dados: la entrevista y el cuestionario, que implementamos a alumnos del distrito de Aveiro. Los resultados obtenidos permitieron concluir que, de forma general, los alumnos consideran que los hablantes son los principales responsables por la difusión de las lenguas, contribuyendo para el aumento de sus utilizadores y, por lo tanto, para su expansión.Universidade de Aveiro2016-07-07T10:11:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15856TID:201580276porLopes, João Pedro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:25Zoai:ria.ua.pt:10773/15856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:08.555939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo propõe-se estudar as representações de alunos bilingues e não bilingues acerca do papel do bilinguismo no processo de difusão das línguas. Para dar resposta a este objetivo, desenhámos um projeto de intervenção que compreendeu a utilização de duas técnicas de recolha de dados: a entrevista e o inquérito por questionário, que implementámos a alunos do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, os alunos consideram que os falantes são os principais responsáveis pela difusão das línguas, contribuindo para o aumento de utilizadores da mesma e, portanto, para a sua expansão. |
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