Música contemporânea para saxofone no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6375 |
Resumo: | A realização deste trabalho prende-se com a identificação de uma lacuna no ensino vocacional da música no nível secundário, concretamente no ensino do saxofone. Tendo em conta que o saxofone é um instrumento recente e com um repertório exíguo, particular e com um carácter contemporâneo esta lacuna existente carece de análise e atenção. Nos planos curriculares de saxofone pode verificar-se que o estudo da música contemporânea não é contemplado. Assim sendo, com este trabalho procura-se perceber e contextualizar esta problemática através de uma reflexão sobre a música contemporânea e o ensino do saxofone. Além disso, pretende-se compreender as potencialidades da música contemporânea no que diz respeito ao desenvolvimento técnico e musical dos alunos que frequentam o ensino vocacional da música no nível secundário. Mais do que isto, pretende-se também perceber qual o impacto que a linguagem contemporânea pode ter na performance do habitual repertório tradicional neste nível de ensino. Em suma, este estudo tenta contextualizar a realidade que é a ausência da música contemporânea nos planos de estudos de saxofone no ensino vocacional da música no nível secundário. De igual modo apresenta a música contemporânea como um veículo para o desenvolvimento musical dos alunos com vista a uma formação mais completa proporcionando novas experiências que contribuem para a compreensão de um universo musical mais alargado. |
id |
RCAP_69628abb553027b4256b321a89c87b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/6375 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundárioEducação musicalMúsica contemporânea - Ensino secundárioTécnicas musicaisTécnicas instrumentaisMúsica para instrumentos de soproA realização deste trabalho prende-se com a identificação de uma lacuna no ensino vocacional da música no nível secundário, concretamente no ensino do saxofone. Tendo em conta que o saxofone é um instrumento recente e com um repertório exíguo, particular e com um carácter contemporâneo esta lacuna existente carece de análise e atenção. Nos planos curriculares de saxofone pode verificar-se que o estudo da música contemporânea não é contemplado. Assim sendo, com este trabalho procura-se perceber e contextualizar esta problemática através de uma reflexão sobre a música contemporânea e o ensino do saxofone. Além disso, pretende-se compreender as potencialidades da música contemporânea no que diz respeito ao desenvolvimento técnico e musical dos alunos que frequentam o ensino vocacional da música no nível secundário. Mais do que isto, pretende-se também perceber qual o impacto que a linguagem contemporânea pode ter na performance do habitual repertório tradicional neste nível de ensino. Em suma, este estudo tenta contextualizar a realidade que é a ausência da música contemporânea nos planos de estudos de saxofone no ensino vocacional da música no nível secundário. De igual modo apresenta a música contemporânea como um veículo para o desenvolvimento musical dos alunos com vista a uma formação mais completa proporcionando novas experiências que contribuem para a compreensão de um universo musical mais alargado.The proposit of this work is present a gap in the musical education, precisely in the case of the saxophone. The saxophone is a recent instrument with a very specific repertory and contemporary. So it´s important give some attention to this problem. In the curricular plans of the vocational music schools the contemporary music simply not appears. In this work the concern is understand and make the context of the problem with a reflection about the contemporary music and saxophone teaching. More than this the objective is also understand the contemporary music vantages concerning the technical and musical development of music students. Also important it´s realize if and wich impact can have this musical style in performance of the traditional repertory played in the secondary music schools. In resume this work present the gap wich is the ausence of contemporary music. At the same time present the contemporary music like a valid possibility for the musical development of music students with the great objective of give news opportunities and new musical experiences and at the same time make a contribution for a largest comprehension of the musical universe.Universidade de Aveiro2012-02-14T17:52:31Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6375porCosta, Tiago António Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:10Zoai:ria.ua.pt:10773/6375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:32.953080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
title |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
spellingShingle |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário Costa, Tiago António Nunes da Educação musical Música contemporânea - Ensino secundário Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para instrumentos de sopro |
title_short |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
title_full |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
title_fullStr |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
title_sort |
Música contemporânea para saxofone no ensino secundário |
author |
Costa, Tiago António Nunes da |
author_facet |
Costa, Tiago António Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tiago António Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Música contemporânea - Ensino secundário Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para instrumentos de sopro |
topic |
Educação musical Música contemporânea - Ensino secundário Técnicas musicais Técnicas instrumentais Música para instrumentos de sopro |
description |
A realização deste trabalho prende-se com a identificação de uma lacuna no ensino vocacional da música no nível secundário, concretamente no ensino do saxofone. Tendo em conta que o saxofone é um instrumento recente e com um repertório exíguo, particular e com um carácter contemporâneo esta lacuna existente carece de análise e atenção. Nos planos curriculares de saxofone pode verificar-se que o estudo da música contemporânea não é contemplado. Assim sendo, com este trabalho procura-se perceber e contextualizar esta problemática através de uma reflexão sobre a música contemporânea e o ensino do saxofone. Além disso, pretende-se compreender as potencialidades da música contemporânea no que diz respeito ao desenvolvimento técnico e musical dos alunos que frequentam o ensino vocacional da música no nível secundário. Mais do que isto, pretende-se também perceber qual o impacto que a linguagem contemporânea pode ter na performance do habitual repertório tradicional neste nível de ensino. Em suma, este estudo tenta contextualizar a realidade que é a ausência da música contemporânea nos planos de estudos de saxofone no ensino vocacional da música no nível secundário. De igual modo apresenta a música contemporânea como um veículo para o desenvolvimento musical dos alunos com vista a uma formação mais completa proporcionando novas experiências que contribuem para a compreensão de um universo musical mais alargado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-14T17:52:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/6375 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/6375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137496536186880 |