Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico A Criação Musical enquanto Progresso de Ensino Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Diogo Filipe Fão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26449
Resumo: O presente relatório inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, apresenta, de forma contextualizada e reflexiva, as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico, com alunos com idades compreendidas entre os nove e doze anos. Tendo como princípio orientador a criação musical, as atividades desenvolvidas tiveram na base os seguintes objetivos: (1) Fazer Música; (2) Realizar atividades lúdicas, utilizar mais o corpo e a voz como instrumento principal; (3) promover a experimentação/criação musical; (4) Tocar em grupo uma peça musical, da sua autoria ou a partir de um arranjo de uma música com base nos seus interesses, demonstrando a aquisição de competências técnicas do instrumento, bem como noções de tempo e ritmo necessárias para uma prática musical em conjunto e a capacidade de autonomia de executar a sua parte corretamente; (5) Realizar atividades práticas, a partir do jogo musical. Para atingir os objetivos delineados, foram realizadas aulas com a aplicação de diversas melodias e repertórios, jogos diversos e utilização do corpo e da voz como instrumentos principias para acompanhamento de algumas músicas e para interpretação das mesmas. Entendo que os trabalhos desenvolvidos proporcionaram o enriquecimento do trabalho realizado em sala de aula e uma melhor aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, bem como possibilitaram a aquisição de experiências, enquanto futuro professor neste nível de ensino.
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