Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paula Alexandra Ornelas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20589
Resumo: Este trabalho representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, no Instituto Politécnico de Bragança. Pretende apresentar, descrever, analisar e refletir as experiências de ensino/aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico – 5.º e 6.º anos de escolaridade. Tendo por base principal a abordagem Orff-Schulwerk, com enfoque em outras abordagens, métodos e pedagogos, as atividades e experiências musicais desenvolvidas em contexto de sala de aula com as crianças procurou atingir os seguintes objetivos: (1) vivenciar a música; (2) utilizar o corpo, como instrumento principal; (3) atividades práticas, a partir do jogo musical; (4) utilizar instrumentos não convencionais; (5) conhecer e aprender repertório de música tradicional; (6) fomentar o espírito crítico; (7) sensibilizar para as limitações físicas ou motoras. Para atingir os objetivos delineados, foram realizadas aulas com a aplicação de diversas melodias e repertórios, de preferência tradicionais, jogos diversos utilizando alguns softwares nomeadamente o Jclick, utilização de instrumentos não convencionais para acompanhamento de algumas músicas e até mesmo para interpretação das mesmas. Destaco o último objetivo por se tratar de uma temática que procurou a sensibilização dos alunos para a surdez e para a qual foram realizadas atividades musicais tendo como base a Língua Gestual Portuguesa. Entendo que o trabalho desenvolvido, com a utilização de várias abordagens pedagógicas, proporcionaram o enriquecimento do trabalho realizado em sala de aula e um maior e melhor resultado na aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos.
id RCAP_4f295edf166826017b576052d1b96ed0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básicoEducação musicalOrff-schulwerkVivências musicaisMúsica tradicionalJogos musicaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, no Instituto Politécnico de Bragança. Pretende apresentar, descrever, analisar e refletir as experiências de ensino/aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico – 5.º e 6.º anos de escolaridade. Tendo por base principal a abordagem Orff-Schulwerk, com enfoque em outras abordagens, métodos e pedagogos, as atividades e experiências musicais desenvolvidas em contexto de sala de aula com as crianças procurou atingir os seguintes objetivos: (1) vivenciar a música; (2) utilizar o corpo, como instrumento principal; (3) atividades práticas, a partir do jogo musical; (4) utilizar instrumentos não convencionais; (5) conhecer e aprender repertório de música tradicional; (6) fomentar o espírito crítico; (7) sensibilizar para as limitações físicas ou motoras. Para atingir os objetivos delineados, foram realizadas aulas com a aplicação de diversas melodias e repertórios, de preferência tradicionais, jogos diversos utilizando alguns softwares nomeadamente o Jclick, utilização de instrumentos não convencionais para acompanhamento de algumas músicas e até mesmo para interpretação das mesmas. Destaco o último objetivo por se tratar de uma temática que procurou a sensibilização dos alunos para a surdez e para a qual foram realizadas atividades musicais tendo como base a Língua Gestual Portuguesa. Entendo que o trabalho desenvolvido, com a utilização de várias abordagens pedagógicas, proporcionaram o enriquecimento do trabalho realizado em sala de aula e um maior e melhor resultado na aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos.This work represents the culmination of the Supervised Teaching Practice of the Music Education in Basic Education course, at the Higher School of Education, at the Bragança Polytechnic Institute. It aims to present, describe, analyze and reflect the teaching / learning experiences carried out under my Supervised Teaching Practice in the 2018/2019 school year, in the 2nd Cycle of Basic Education - 5th and 6th grade . Based on the Orff-Schulwerk approach, other approaches, methods and pedagogues, the activities developed were aimed at: (1) helping children to experience music; (2) greater use of the body as the main instrument; (3) play activities, such as games; (4) use of unconventional instruments; (5) learning of traditional musics; (6) focus on rhythm, and body rhythms; (7) develop critical thinking in students; (8) dtudent awareness of people with physical or motor limitations. For this purpose, classes were held with the apprehension of various songs, mainly traditional, playing various games using some softwares like Jclick, the use of unconventional instruments to accompany some music and even to perform them. I especially highlight the activity which purpose was the students' awareness of deafness by learning Portuguese Sign Language. I believe that the use of various pedagogical approaches only enriched the work done in the classroom, and I find it visible in the final results.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Paula Alexandra Ornelas2020-02-06T15:22:01Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20589TID:202423913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:25.366858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
Teixeira, Paula Alexandra Ornelas
Educação musical
Orff-schulwerk
Vivências musicais
Música tradicional
Jogos musicais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
author Teixeira, Paula Alexandra Ornelas
author_facet Teixeira, Paula Alexandra Ornelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paula Alexandra Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Orff-schulwerk
Vivências musicais
Música tradicional
Jogos musicais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Orff-schulwerk
Vivências musicais
Música tradicional
Jogos musicais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, no Instituto Politécnico de Bragança. Pretende apresentar, descrever, analisar e refletir as experiências de ensino/aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico – 5.º e 6.º anos de escolaridade. Tendo por base principal a abordagem Orff-Schulwerk, com enfoque em outras abordagens, métodos e pedagogos, as atividades e experiências musicais desenvolvidas em contexto de sala de aula com as crianças procurou atingir os seguintes objetivos: (1) vivenciar a música; (2) utilizar o corpo, como instrumento principal; (3) atividades práticas, a partir do jogo musical; (4) utilizar instrumentos não convencionais; (5) conhecer e aprender repertório de música tradicional; (6) fomentar o espírito crítico; (7) sensibilizar para as limitações físicas ou motoras. Para atingir os objetivos delineados, foram realizadas aulas com a aplicação de diversas melodias e repertórios, de preferência tradicionais, jogos diversos utilizando alguns softwares nomeadamente o Jclick, utilização de instrumentos não convencionais para acompanhamento de algumas músicas e até mesmo para interpretação das mesmas. Destaco o último objetivo por se tratar de uma temática que procurou a sensibilização dos alunos para a surdez e para a qual foram realizadas atividades musicais tendo como base a Língua Gestual Portuguesa. Entendo que o trabalho desenvolvido, com a utilização de várias abordagens pedagógicas, proporcionaram o enriquecimento do trabalho realizado em sala de aula e um maior e melhor resultado na aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-06T15:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20589
TID:202423913
url http://hdl.handle.net/10198/20589
identifier_str_mv TID:202423913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135382343778304