Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Filipa Coelho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8691
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de partilhar e refletir acerca das vivências das práticas pedagógicas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório está dividido em duas partes, sendo que a primeira se intitula “Dimensão Reflexiva” e a segunda “Dimensão Investigativa”. A primeira parte do presente relatório exibe as principais aprendizagens e dificuldades vivenciadas em cada um dos contextos educativos das práticas pedagógicas. Estas estão relacionadas com a gestão de um grupo de crianças e a funcionalidade do ciclo pedagógico. Primeiramente em contexto de Creche, de seguida em Jardim de Infância e por fim, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de cada análise crítica e fundamentada, encontram-se também expostas as expetativas e os receios inicias, algumas experiências educativas implementadas ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, assim como estratégias utilizadas durante a ação educativa. A segunda parte apresenta o estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista, realizado em JI sobre as interações criança-adulto na área da casinha e as aprendizagens potenciadas a partir destas interações quanto ao jogo simbólico. Os resultados obtidos indicaram a presença de vários tipos de interação entre pares e entre criança-adulto, sendo os mais recorrentes a interação verbal e a interação não verbal através do olhar. Quanto às aprendizagens ao nível do jogo simbólico, os resultados indicaram que as crianças participantes no estudo, ao longo das suas brincadeiras na área da casinha, (i) inventaram e representaram personagens e situações (representaram um membro da família que cozinha para os restantes familiares ou um vendedor de gelados) por iniciativa própria ou a partir de alguma proposta do adulto, e (ii) utilizaram e recriaram o espaço e os objetos dando-lhe significados múltiplos (o mesmo espaço ter sido representativo de uma casa ou de uma loja, assim como uma caixa de cartão ter representado um carro) quer individualmente, quer na relação com o outro. Os resultados também demonstraram que houve alguma curiosidade e preferência por parte das crianças em interagir com o adulto aquando da sua presença na área da casinha, o que parece evidenciar que incluir o adulto nas suas brincadeiras é significativo e faz sentido para as crianças.
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