Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/cp.7243 |
Resumo: | Este estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo. |
id |
RCAP_699872c782d6bdd56daa91f061378594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/7243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature revieweSportseSportssponsorshipsbenefitsthreatsstrategieseSportseSportspatrocíniosbenefíciosriscosestratégiasEste estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo.This research aimed to identify the pros and cons of sponsoring eSports, as well as the tactics to maximize them and mitigate them, respectively. An exploratory method focused on an integrative literature review was used. The most attractive elements are the enhancement of brand awareness, image and sales, the high sponsorship acceptance and a positive cost-benefit ratio. Hence, brands should start sponsoring pro-players and tournaments, perform in-game branding, and create relevant-added value as soon as possible. The most threatening elements are disreputable behaviour, negative media influence, the industry’s infancy, the videogames’ short lifespan, long-term investments, poor performance, and the low visibility outside Twitch and YouTube. As such, brands must be in sync with the audience, punish disreputable behaviour, promote gaming’s acceptance, study the market, and commit to long-term investments.Comunicação públicaEscola Superior de Comunicação Social2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.4000/cp.7243https://doi.org/10.4000/cp.7243URI:https://journals.openedition.org/cpreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://journals.openedition.org/cp/7243urn:doi:10.4000/cp.7243Freitas, Bruno Duarte AbreuContreras-Espinosa, Ruth SofiaPereira Correia, Pedro Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-20T16:42:09Zoai:revues.org:cp/7243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-20T16:42:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
title |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
spellingShingle |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review Freitas, Bruno Duarte Abreu eSportseSports sponsorships benefits threats strategies eSportseSports patrocínios benefícios riscos estratégias |
title_short |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
title_full |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
title_fullStr |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
title_full_unstemmed |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
title_sort |
Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review |
author |
Freitas, Bruno Duarte Abreu |
author_facet |
Freitas, Bruno Duarte Abreu Contreras-Espinosa, Ruth Sofia Pereira Correia, Pedro Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Contreras-Espinosa, Ruth Sofia Pereira Correia, Pedro Álvaro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Bruno Duarte Abreu Contreras-Espinosa, Ruth Sofia Pereira Correia, Pedro Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eSportseSports sponsorships benefits threats strategies eSportseSports patrocínios benefícios riscos estratégias |
topic |
eSportseSports sponsorships benefits threats strategies eSportseSports patrocínios benefícios riscos estratégias |
description |
Este estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.4000/cp.7243 https://doi.org/10.4000/cp.7243 |
url |
https://doi.org/10.4000/cp.7243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://journals.openedition.org/cp/7243 urn:doi:10.4000/cp.7243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
URI:https://journals.openedition.org/cp reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543218537955328 |