Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruno Duarte Abreu
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Contreras-Espinosa, Ruth Sofia, Pereira Correia, Pedro Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/7243
Resumo: Este estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo.
id RCAP_699872c782d6bdd56daa91f061378594
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/7243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature revieweSportseSportssponsorshipsbenefitsthreatsstrategieseSportseSportspatrocíniosbenefíciosriscosestratégiasEste estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo.This research aimed to identify the pros and cons of sponsoring eSports, as well as the tactics to maximize them and mitigate them, respectively. An exploratory method focused on an integrative literature review was used. The most attractive elements are the enhancement of brand awareness, image and sales, the high sponsorship acceptance and a positive cost-benefit ratio. Hence, brands should start sponsoring pro-players and tournaments, perform in-game branding, and create relevant-added value as soon as possible. The most threatening elements are disreputable behaviour, negative media influence, the industry’s infancy, the videogames’ short lifespan, long-term investments, poor performance, and the low visibility outside Twitch and YouTube. As such, brands must be in sync with the audience, punish disreputable behaviour, promote gaming’s acceptance, study the market, and commit to long-term investments.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/7243engurn:doi:10.4000/cp.7243http://journals.openedition.org/cp/7243Freitas, Bruno Duarte AbreuContreras-Espinosa, Ruth SofiaPereira Correia, Pedro Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T03:45:38Zoai:revues.org:cp/7243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:22.582253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
title Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
spellingShingle Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
Freitas, Bruno Duarte Abreu
eSportseSports
sponsorships
benefits
threats
strategies
eSportseSports
patrocínios
benefícios
riscos
estratégias
title_short Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
title_full Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
title_fullStr Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
title_full_unstemmed Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
title_sort Identifying the pros, cons and tactics of eSports sponsorships: An integrative literature review
author Freitas, Bruno Duarte Abreu
author_facet Freitas, Bruno Duarte Abreu
Contreras-Espinosa, Ruth Sofia
Pereira Correia, Pedro Álvaro
author_role author
author2 Contreras-Espinosa, Ruth Sofia
Pereira Correia, Pedro Álvaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Bruno Duarte Abreu
Contreras-Espinosa, Ruth Sofia
Pereira Correia, Pedro Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv eSportseSports
sponsorships
benefits
threats
strategies
eSportseSports
patrocínios
benefícios
riscos
estratégias
topic eSportseSports
sponsorships
benefits
threats
strategies
eSportseSports
patrocínios
benefícios
riscos
estratégias
description Este estudo procurou identificar os prós e os contras do patrocínio de eSports e as táticas para os maximizar e os mitigar, respetivamente. Foi usado um método exploratório focado numa revisão integrativa da literatura. Os elementos mais atrativos são o aumento do reconhecimento, da imagem e das vendas e a alta aceitação de patrocínios e boa relação custo-benefício. Assim, as marcas devem patrocinar jogadores e torneios profissionais, realizar in-game branding e criar valor adicional relevante o mais rápido possível. Os elementos de maior risco são o comportamento desonroso, a influência negativa dos media, a infância do setor, a vida curta dos videojogos, os investimentos a longo prazo, o baixo desempenho e a baixa visibilidade. Portanto, as marcas devem sincronizar-se com o público, punir comportamentos desonrosos, promover a aceitação dos videojogos, estudar o mercado e comprometer-se a longo prazo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/7243
url http://journals.openedition.org/cp/7243
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.7243
http://journals.openedition.org/cp/7243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597857165312