Violência doméstica contra a mulher e campanhas de prevenção: a percepção dos especialistas e da população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Laila Fernanda Jardim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10797
Resumo: O fenômeno da violência doméstica contra a mulher tem origens históricas associadas à dominação de poder exercida pelo homem sobre a mulher. Essa historicidade estruturou a discriminação de gênero e contribui cotidianamente para a atualização das estatísticas de feminicídio no Brasil. Com vistas a diminuir a incidência dos assassinatos de mulheres no Brasil, bem como para promover uma conscientização geral da população, as campanhas assumem notável importância na luta contra essa problemática. Levando em consideração isso e os conceitos de marketing social e da técnica da comunicação integrada de marketing, a presente pesquisa buscou analisar a percepção de uma amostra da população brasileira, composta por cem pessoas, bem assim a percepção de vinte especialistas distribuídos nas seguintes áreas de atuação: Direito, Publicidade, Psicologia, Saúde e Educação. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo e outro quantitativo. O objetivo específico do estudo qualitativo foi traçar uma compreensão global sobre a percepção dos especialistas em torno da violência doméstica contra a mulher e sobre as campanhas centradas no tema, a partir da aplicação de um guião de entrevista composto por sete perguntas. De maneira semelhante, intencionou-se coletar a opinião de cem pessoas da população geral acerca do fenômeno em si, das campanhas centradas no tema e da eficácia delas no combate à problemática. Concluiu-se, principalmente, que as campanhas centradas no combate à violência doméstica contra a mulher necessitam adotar a técnica da comunicação integrada de marketing com vistas a potencializar o seu efeito e alcance. De maneira também essencial, concluiu-se que as campanhas centradas no tema devem ser divulgadas com uma frequência constante, a fim de que a população discuta recorrentemente o tema e adote a intenção de agir veiculada nelas.
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Levando em consideração isso e os conceitos de marketing social e da técnica da comunicação integrada de marketing, a presente pesquisa buscou analisar a percepção de uma amostra da população brasileira, composta por cem pessoas, bem assim a percepção de vinte especialistas distribuídos nas seguintes áreas de atuação: Direito, Publicidade, Psicologia, Saúde e Educação. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo e outro quantitativo. O objetivo específico do estudo qualitativo foi traçar uma compreensão global sobre a percepção dos especialistas em torno da violência doméstica contra a mulher e sobre as campanhas centradas no tema, a partir da aplicação de um guião de entrevista composto por sete perguntas. De maneira semelhante, intencionou-se coletar a opinião de cem pessoas da população geral acerca do fenômeno em si, das campanhas centradas no tema e da eficácia delas no combate à problemática. Concluiu-se, principalmente, que as campanhas centradas no combate à violência doméstica contra a mulher necessitam adotar a técnica da comunicação integrada de marketing com vistas a potencializar o seu efeito e alcance. De maneira também essencial, concluiu-se que as campanhas centradas no tema devem ser divulgadas com uma frequência constante, a fim de que a população discuta recorrentemente o tema e adote a intenção de agir veiculada nelas.The phenomenon of domestic violence against women has historical origins associated with the domination of power exercised by men over women. This historicity structured gender discrimination and contributes daily to the updating of femicide statistics in Brazil. With a view to reducing the incidence of murders of women in Brazil, as well as to promote a general awareness of the population, the campaigns assume a remarkable importance in the fight against this problem. Taking this and the concepts of social marketing and the technique of integrated marketing communication into account, this research sought to analyze the perception of a sample of the Brazilian population, composed of one hundred people, as well as the perception of twenty experts distributed in the following areas of acting: Law, Advertising, Psychology, Health and Education. For this purpose, a qualitative and a quantitative study was carried out. The specific objective of the qualitative study was to draw a global understanding of the experts' perception of domestic violence against women and of the campaigns centered on the theme, based on the application of an interview guide composed of seven questions. Similarly, the intention was to collect the opinion of one hundred people from the general population about the phenomenon itself, the campaigns centered on the theme and their effectiveness in combating the problem. It was mainly concluded that campaigns focused on combating domestic violence against women need to adopt the technique of integrated marketing communication in order to maximize its effect and reach. Also essential, it was concluded that the campaigns centered on the theme should be disseminated with constant frequency, so that the population discusses the theme recurrently and adopts the intention to act conveyed in them.Jólluskin, GloriaCardoso, Paulo RibeiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPaz, Laila Fernanda Jardim2022-02-23T15:48:57Z2021-11-302021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10797TID:202989631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:04:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:33.673465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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