Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7735 |
Resumo: | A responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas. |
id |
RCAP_baff5fff6b5b44feddca57ba3e82fd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)Social marketing through communication campaigns: the Portuguese Association for Victim Support Case (APAV)AtitudesCampanhas de comunicaçãoMarketing socialPublicidade socialViolência domésticaAttitudesCommunication campaignsDomestic violenceEmotionsSocial advertisingSocial marketingA responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas.ABSTRACT: Social responsibility is gaining its momentum in the formulation of the strategy of the organizations, at the organizational, individual and communicational level, and for many organizations it is even considered a key differentiator and a proximity element to customers, whom are increasingly sensitive to individual and collective well-being (Carrol & Shabanna, 2010). Yet, welfare is not the prerogative only of companies, but also of Non-Profit Organizations (NPO), which include it on their activity as a goal in itself. And for many of these, social causes are the main reason for their existence. This research focuses on one of these non-profit organizations - APAV - whose mission is the prevention, the combat and the protection of victims. Our object of study is one its recent mass media campaigns, that aim to alert and modify the behavior of the various actors involved in the process (victims, witnesses, society in general). A quantitative research has been conducted, operated by the application of questionnaire surveys to a sample of 134 subjects that seeks to assess to extent to which the emotions elicited by watching an APAV campaign influence behavior towards domestic violence, considering the mediating role of attitudes and subjective norms. The results measured by means of Structural Equation Modeling (SEM), reveal that the attitude towards advertising has a positive effect on attitudes towards domestic violence influencing in turn, behavioral intention of subjects. The main social and academic contributions of this research are discussed.RPMRCIPLMachado, Ana TeresaAntunes, Ana CristinaMiranda, Sandra2017-12-20T10:05:26Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7735porMACHADO, Ana Teresa; ANTUNES, Ana Cristina; MIRANDA, Sandra - Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV). “Revista Portuguesa de Marketing”. Porto: RPM. ISSN 0873-2949. Vol.19: 36 (2016).0873-2949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:38.615447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) Social marketing through communication campaigns: the Portuguese Association for Victim Support Case (APAV) |
title |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
spellingShingle |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) Machado, Ana Teresa Atitudes Campanhas de comunicação Marketing social Publicidade social Violência doméstica Attitudes Communication campaigns Domestic violence Emotions Social advertising Social marketing |
title_short |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
title_full |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
title_fullStr |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
title_full_unstemmed |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
title_sort |
Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) |
author |
Machado, Ana Teresa |
author_facet |
Machado, Ana Teresa Antunes, Ana Cristina Miranda, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Ana Cristina Miranda, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa Antunes, Ana Cristina Miranda, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes Campanhas de comunicação Marketing social Publicidade social Violência doméstica Attitudes Communication campaigns Domestic violence Emotions Social advertising Social marketing |
topic |
Atitudes Campanhas de comunicação Marketing social Publicidade social Violência doméstica Attitudes Communication campaigns Domestic violence Emotions Social advertising Social marketing |
description |
A responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-12-20T10:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7735 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MACHADO, Ana Teresa; ANTUNES, Ana Cristina; MIRANDA, Sandra - Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV). “Revista Portuguesa de Marketing”. Porto: RPM. ISSN 0873-2949. Vol.19: 36 (2016). 0873-2949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RPM |
publisher.none.fl_str_mv |
RPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133427301089280 |