Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Margarida Demétrio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1536
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do garu de mestre em Educação pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_f9a8149a5c5bd4508f7305a77577eb0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básicoeducadores de infânciaprofessores do 1º ciclo do ensino básicogestão de conflitosRelatório de estágio apresentado para a obtenção do garu de mestre em Educação pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio resume o trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. Na primeira parte, necessitei de recorrer a informação contida nos projetos de intervenção, nas planificações elaboradas pares e reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio (educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e creche), bem como o consequente percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, precisei de fundamentar o trabalho de pesquisa realizado sobre a gestão de conflitos no espaço educativo - conceções de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico, recorrendo a diversos autores/as que estudam esta problemática e à realização de entrevistas com educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Considero que de uma maneira geral as principais conclusões prendem-se com as semelhanças das respostas dadas por parte das educadoras de infância e as diferenças destas com as respostas das professoras do 1º ciclo do ensino básico. Se por um lado esta disparidade pode derivar do facto de as educadoras de infância entrevistadas serem mais experientes, por outro lado, penso poder dizer que estas diferenças estão também relacionadas com a especificidade da educação pré-escolar e escolar, bem como, as diferenças na forma de conceber o papel dos conflitos no processo educativo e a relação adulto-criança. O(s) conflito(s) naturalmente fazem parte da vida de todos/as nós. “[…] O receio de enfrentar os conflitos, é um problema que afeta as práticas educativas e que carece de ser trabalhado com os/as docentes dos vários níveis de ensino, desde a formação inicial. […] Tomar consciência do conflito e trabalhá-lo no seu sentido educativo é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adultos, de alunos/as e docentes.” (Cardona et al, 2011, p.85)Uva, MartaCardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Susana Margarida Demétrio da2016-08-11T10:59:26Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1536TID:201557142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:48.922939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
title Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
Silva, Susana Margarida Demétrio da
educadores de infância
professores do 1º ciclo do ensino básico
gestão de conflitos
title_short Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Susana Margarida Demétrio da
author_facet Silva, Susana Margarida Demétrio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Margarida Demétrio da
dc.subject.por.fl_str_mv educadores de infância
professores do 1º ciclo do ensino básico
gestão de conflitos
topic educadores de infância
professores do 1º ciclo do ensino básico
gestão de conflitos
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do garu de mestre em Educação pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2016-08-11T10:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1536
TID:201557142
url http://hdl.handle.net/10400.15/1536
identifier_str_mv TID:201557142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028398383104