Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Teresa Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Precioso, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/42471
Resumo: O exame nacional de Biologia e Geologia (BG) tem grande repercussão na vida de professores, alunos e pais porque regula as práticas letivas dos primeiros e condiciona o futuro dos segundos. Mas, os resultados neste exame revelam um cenário problemático de insucesso. Em 2012/2013, a média nacional dos alunos internos na 1.ª fase foi de 8,4 valores e a taxa de reprovação foi de 65%. Objetivos: Averiguar as perceções dos professores, corretores e não corretores, sobre as causas de insucesso na aprendizagem e na avaliação externa de BG e as medidas sugeridas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG; confrontar as opiniões de professores corretores e não corretores. Metodologia: Recolheram-se dados através de entrevista semi-dirigida realizada a oito professores do concelho de Guimarães. Resultados: Os professores atribuem o insucesso dos alunos na disciplina e no exame a causas externas a eles próprios relacionadas com as dificuldades dos alunos, com as características do exame ou com fatores inerentes ao sistema. Sugerem medidas promotoras de sucesso na disciplina e no exame de BG relacionadas com o trabalho dos alunos, outras a adotar por eles próprios (exploração de fontes de informação diversificadas; promoção de ensino focado no “treino” para o exame) e outras relacionadas com as determinações do ministério (diminuição do programa; correção dos aspetos que acrescentam dificuldade ao exame). Enquanto os docentes corretores pensam que o problema do insucesso reside no deficiente trabalho e dificuldades dos alunos, os não corretores entendem que se deve à extensão exagerada do programa e ao grau de dificuldade do exame.
id RCAP_69b8f7782660b9fbcbe1fad7bf310913
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologiaBiologia e geologiaEducação em ciênciasAvaliação externaExamesBiology and geologyScience educationExternal assessmentExamsCiências Naturais::Outras Ciências NaturaisO exame nacional de Biologia e Geologia (BG) tem grande repercussão na vida de professores, alunos e pais porque regula as práticas letivas dos primeiros e condiciona o futuro dos segundos. Mas, os resultados neste exame revelam um cenário problemático de insucesso. Em 2012/2013, a média nacional dos alunos internos na 1.ª fase foi de 8,4 valores e a taxa de reprovação foi de 65%. Objetivos: Averiguar as perceções dos professores, corretores e não corretores, sobre as causas de insucesso na aprendizagem e na avaliação externa de BG e as medidas sugeridas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG; confrontar as opiniões de professores corretores e não corretores. Metodologia: Recolheram-se dados através de entrevista semi-dirigida realizada a oito professores do concelho de Guimarães. Resultados: Os professores atribuem o insucesso dos alunos na disciplina e no exame a causas externas a eles próprios relacionadas com as dificuldades dos alunos, com as características do exame ou com fatores inerentes ao sistema. Sugerem medidas promotoras de sucesso na disciplina e no exame de BG relacionadas com o trabalho dos alunos, outras a adotar por eles próprios (exploração de fontes de informação diversificadas; promoção de ensino focado no “treino” para o exame) e outras relacionadas com as determinações do ministério (diminuição do programa; correção dos aspetos que acrescentam dificuldade ao exame). Enquanto os docentes corretores pensam que o problema do insucesso reside no deficiente trabalho e dificuldades dos alunos, os não corretores entendem que se deve à extensão exagerada do programa e ao grau de dificuldade do exame.The national examination of Biology and Geology (BG) has great influence in the lives of teachers, students and parents because it regulates the practices of the first and conditions the future of the latter. But the outcomes of this examination reveal a problematic scenario of failure. In 2012/2013, the national average was 8.4 values and the failure rate was 65%. Objectives: To investigate the perceptions of teachers about the causes of the failure in learning the subject and in the external assessment and the measures suggested to promote success in learning and in external evaluation; confront the perceptions of the teachers who correct the exam and those who don’t. Methodology: Data were collected through a semi-structured interview to eight teachers in the municipality of Guimarães. Results: Teachers attribute the pupils failure in learning and in the exam to external causes to themselves related to students' difficulties, to the characteristics of the examination or to factors inherent in the system. They suggest measures to promote success related with the students' work, others to adopt by themselves (exploiting diversified sources of information; the promotion of teaching focused on "training" for the exam) and other related with the determinations from the Department of Education (the reduction of the program; correcting aspects that add difficulty to the exam). While teachers who correct the exam think that the failure problem lies in the poor work and students' difficulties, the teachers who don’t correct the exam understand that the problem is due to the overextension of the program and the high difficulty of the exam.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de SantarémUniversidade do MinhoLopes, Teresa Filipa FerreiraPrecioso, José20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42471porLopes, T. & Precioso, J. (2015). Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia? Interacções 2015; 39: 296-308.1646-2335http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8739/6298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:57.343103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
title Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
spellingShingle Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
Lopes, Teresa Filipa Ferreira
Biologia e geologia
Educação em ciências
Avaliação externa
Exames
Biology and geology
Science education
External assessment
Exams
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
title_short Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
title_full Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
title_fullStr Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
title_full_unstemmed Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
title_sort Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
author Lopes, Teresa Filipa Ferreira
author_facet Lopes, Teresa Filipa Ferreira
Precioso, José
author_role author
author2 Precioso, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Teresa Filipa Ferreira
Precioso, José
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia e geologia
Educação em ciências
Avaliação externa
Exames
Biology and geology
Science education
External assessment
Exams
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
topic Biologia e geologia
Educação em ciências
Avaliação externa
Exames
Biology and geology
Science education
External assessment
Exams
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
description O exame nacional de Biologia e Geologia (BG) tem grande repercussão na vida de professores, alunos e pais porque regula as práticas letivas dos primeiros e condiciona o futuro dos segundos. Mas, os resultados neste exame revelam um cenário problemático de insucesso. Em 2012/2013, a média nacional dos alunos internos na 1.ª fase foi de 8,4 valores e a taxa de reprovação foi de 65%. Objetivos: Averiguar as perceções dos professores, corretores e não corretores, sobre as causas de insucesso na aprendizagem e na avaliação externa de BG e as medidas sugeridas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG; confrontar as opiniões de professores corretores e não corretores. Metodologia: Recolheram-se dados através de entrevista semi-dirigida realizada a oito professores do concelho de Guimarães. Resultados: Os professores atribuem o insucesso dos alunos na disciplina e no exame a causas externas a eles próprios relacionadas com as dificuldades dos alunos, com as características do exame ou com fatores inerentes ao sistema. Sugerem medidas promotoras de sucesso na disciplina e no exame de BG relacionadas com o trabalho dos alunos, outras a adotar por eles próprios (exploração de fontes de informação diversificadas; promoção de ensino focado no “treino” para o exame) e outras relacionadas com as determinações do ministério (diminuição do programa; correção dos aspetos que acrescentam dificuldade ao exame). Enquanto os docentes corretores pensam que o problema do insucesso reside no deficiente trabalho e dificuldades dos alunos, os não corretores entendem que se deve à extensão exagerada do programa e ao grau de dificuldade do exame.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/42471
url https://hdl.handle.net/1822/42471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, T. & Precioso, J. (2015). Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia? Interacções 2015; 39: 296-308.
1646-2335
http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8739/6298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132745411067904