Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5723 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_69ba942d13d111eab677d5218cc99ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagemArteExpressão ArtísticaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Prática EducativaArtistic Expressions1st Cycle of Basic EducationPreschool EducationPedagogical InternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Nos dias que correm, e apesar de vivermos num mundo cada vez mais automatizado, rendidos aos reconhecidos avanços da tecnologia, que formatam e tipificam as nossas rotinas diárias e nos impedem por vezes de apreciar a beleza das coisas simples, as Expressões continuam a fazer todo o sentido, numa Educação que se pretende integral e integradora, capaz de, nos mais diversificados contextos, ajudar a exprimir o melhor de cada um de nós, na interação com os outros e com o mundo que nos rodeia. E quando se fala de infância, este cenário ganha ainda uma magia e relevância especiais. Este foi o contexto que acompanhou a elaboração do presente Relatório de Estágio, que tem como finalidade dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. O propósito central deste documento tem por base a apresentação, análise e reflexão acerca da nossa ação educativa, desenvolvida em contexto de estágio, mas também, num momento posterior, refletir acerca das particularidades e potencialidades dos contextos não formais de aprendizagem, quando neles se convocam e exploram as diversas áreas de expressão. De modo a operacionalizarmos tal propósito, foi realizado um inquérito por questionário a associações/grupos/entidades que funcionam como contextos não formais de aprendizagem das expressões (22 no total), com o intuito de recolhermos as suas opiniões e representações relativamente ao tema em análise. Analisados os questionários, selecionaram-se 5 destes contextos que, pela relevância da atividade que adiantaram desenvolver, nos permitiram aprofundar a nossa reflexão acerca das suas metodologias de referência, promotoras do desenvolvimento de competências de natureza expressiva, nas crianças que lhes são confiadas. Através da reflexão e partilha das experiências de aprendizagem desenvolvidas ao longo do nosso estágio pedagógico, bem como dos contributos que recolhemos no contexto do nosso estudo, pretendemos inspirar os profissionais do ensino a convocar as Expressões na sua ação educativa diária, para que elas deixem de funcionar como meros apêndices curriculares e sejam efetivamente exploradas, em toda a sua amplitude e diversidade. Só assim compreenderemos o seu verdadeiro potencial, bem como as inúmeras e significativas aprendizagens que poderão desencadear nos mais pequenos.ABSTRACT: In our days, and despite living in an increasingly automated world, surrendered to the recognized advances in technology that shape and typify our daily routines and sometimes prevent us from enjoying the beauty of simple things, Expressions continue to make a perfect sense, meaning, in an education that aims to be integral and integrative, capable of helping, in the most diverse contexts, to express the best of each one of us, in interaction with others and with the world around us. And when it comes to childhood, this scenario still has a special magic and relevance. This was the context that accompanied the preparation of this Internship Report, whose purpose is to make known the work developed in the Pedagogical Internship I and II curricular units, integrated in the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Elementary Education, at the University of the Azores. The main purpose of this document is based on the presentation, analysis and reflection on our educational action, developed in the context of internship, but also, at a later time, reflect on the particularities and potentialities of non-formal learning contexts, when they are called upon and explore the various areas of expression. In order to operationalize this purpose, a questionnaire survey was conducted on associations / groups / entities that function as non-formal contexts for learning expressions (22 in total), in order to gather their opinions and representations regarding the theme under analysis. After analyzing the questionnaires, 5 of these contexts were selected, which, due to the relevance of the activity they advanced, allowed us to deepen our reflection on their reference methodologies, which promote the development of expressive skills in the children entrusted to them. Through reflection and sharing of the learning experiences developed throughout our pedagogical internship, as well as the contributions we collect in the context of our study, we aim to inspire teaching professionals to call on Expressions in their daily educational action so that they no longer function as mere curriculum appendices and are effectively exploited in all their breadth and diversity. Only in this way will we understand its true potential, as well as the countless and significant learnings that can trigger in the little ones.Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresSoares, Nélia Correia2020-12-31T17:28:09Z2020-03-042020-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5723202462188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:52.502243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
title |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
spellingShingle |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem Soares, Nélia Correia Arte Expressão Artística Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Prática Educativa Artistic Expressions 1st Cycle of Basic Education Preschool Education Pedagogical Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
title_full |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
title_fullStr |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
title_sort |
Rola charola, fora da gaiola! : a criança e as expressões, do estágio pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem |
author |
Soares, Nélia Correia |
author_facet |
Soares, Nélia Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Nélia Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Expressão Artística Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Prática Educativa Artistic Expressions 1st Cycle of Basic Education Preschool Education Pedagogical Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte Expressão Artística Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Prática Educativa Artistic Expressions 1st Cycle of Basic Education Preschool Education Pedagogical Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T17:28:09Z 2020-03-04 2020-03-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5723 202462188 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5723 |
identifier_str_mv |
202462188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130736516661248 |