As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Catarina Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4788
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 04 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_654ac7e900c1191666ad568b27467f40
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCriatividade ArtísticaEducação ArtísticaEducação Pré-escolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão ArtísticaPrática PedagógicaPre-school Education1st Cycle of Basic EducationArtistic ExpressionsPedagogical TraineeshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 04 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente Relatório de Estágio surge no seguimento da análise e reflexão acerca da ação educativa desenvolvidas no nosso estágio pedagógico, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrado na 2.ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A razão que esteve na base do seu título - As Expressões Artísticas como uma janela aberta para a Criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - fundamentou-se na necessidade de compreendermos a forma como a criatividade, uma capacidade intelectual hoje em dia tão solicitada, é explorada em contexto escolar, nomeadamente através da lecionação das Expressões Artísticas. Neste sentido, procurámos compreender a forma como as Expressões Artísticas contribuem para o desenvolvimento das crianças, bem como explorar eventuais conexões entre estas áreas de conteúdo e a criatividade. Nesta ordem de ideias, averiguámos ainda a forma como criatividade é potencializada na escola, em especial, mediante a prática das Expressões Artísticas e nos contextos escolares em que realizámos os nossos estágios. Paralelamente à análise e reflexão acerca da nossa ação educativa, e com o objetivo de compreendermos as perspetivas dos docentes das escolas acerca desta matéria, realizámos entrevistas a docentes de ambos os níveis de ensino (quatro no total). Com o recurso a esta técnica, investigámos se, nas suas práticas diárias, fomentavam o exercício da criatividade, que meios e recursos utilizavam, se convocavam as áreas das Expressões Artísticas neste particular e que lugar atribuíam ao exercício da criatividade no processo de desenvolvimento das crianças. A análise e reflexão acerca das nossas práticas permitiu-nos concluir que as Expressões Artísticas são excelentes veículos de promoção da criatividade, contribuindo para uma prática pedagógica mais rica e diversificada e promovendo o desenvolvimento dos alunos, nos seus diferentes domínios. Concluímos ainda que, apesar de esta realidade ser valorizada pelos docentes de ambos os níveis de ensino em causa, é na Educação Pré-escolar que ela se revela mais flagrante, principalmente quando é convocada a área da Expressão Plástica.ABSTRACT: This traineeship report follows on from the reflexive analysis of the educational action developed during our Pedagogical Traineeship, in the framework of the Master's degree program in Pre-school Education and Primary School Teaching offered by the University of the Azores. The reason for the title – Artistic Expressions in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education as an Open Window on Creativity - arises from the need to understand how creativity (currently a highly valued intellectual skill) is exploited in the schooling context, namely by teaching Artistic Expressions. Therefore, we have been trying to understand how Artistic Expressions contribute to children's development, and how to explore possible links between these subjects and creativity. In line with this purpose, we have also investigated how creativity is enhanced at school, especially through the practice of Artistic Expressions, in the real school context where our traineeship took place. Besides the analysis of our educational intervention, and with the aim of understanding how these subjects are regarded by school teachers, four of them, (belonging to both educational levels mentioned above) were interviewed. Using this technique, we ascertained if the exercise of creativity was encouraged in their daily practice, and by which means and resources. We asked if they resorted to Artistic Expression for this specific purpose, and we collected their opinion on the impact of such exercise on children's development process. This reflexive analysis of our own practices allowed us to conclude that Artistic Expressions are excellent for promoting creativity, contributing to a richer and more diverse pedagogical action, fostering children's development in its different areas. We further concluded that, although this kind of practice is considered an advantage by teachers pertaining to both educational levels taken here into account, the significance of artistic activity, especially that which involves Plastic Expression, is particularly highlighted in Preschool Education.Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresMarques, Catarina Lourenço2018-08-06T17:06:44Z2018-05-042018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4788201958988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:08.010315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Marques, Catarina Lourenço
Criatividade Artística
Educação Artística
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Artística
Prática Pedagógica
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Artistic Expressions
Pedagogical Traineeship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Marques, Catarina Lourenço
author_facet Marques, Catarina Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Catarina Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade Artística
Educação Artística
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Artística
Prática Pedagógica
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Artistic Expressions
Pedagogical Traineeship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade Artística
Educação Artística
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Artística
Prática Pedagógica
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Artistic Expressions
Pedagogical Traineeship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 04 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06T17:06:44Z
2018-05-04
2018-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4788
201958988
url http://hdl.handle.net/10400.3/4788
identifier_str_mv 201958988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130726422020096