Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pinheiro, Ana Cristina Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8294
Resumo: Este artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior.
id RCAP_69c6299ab000eaf5989f1f7d11facc3c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8294
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em PortugalE-learningPlataformas de aprendizagemEducação em redeEste artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior.This article approaches the question of learning network in Portuguese higher education. The authors present the results of a research aiming at bolts characterizing the institutions that possess and use a plat-form of learning management system in the internet (LMSI) and analyzing the characteristics of the environments of some platforms. The first part of the text describes the research methodology. After-wards, the authors analyze the information concerning the presence of the institutions in the internet as well as data on six active platforms: Pedago, Study, Moodle, Luvit, Teleduc and Teleformar. Based on a comparison of the plataforms analysed, they discuss some guidelines for the construction of an environment of learning network, in the internet, for higher education.Universidade do MinhoSilva, Bento DuartePinheiro, Ana Cristina Dias20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8294por“Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación: Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación”. ISSN 1138-1663. 13 (2006) 87-112.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:43.957459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
title Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
spellingShingle Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
Silva, Bento Duarte
E-learning
Plataformas de aprendizagem
Educação em rede
title_short Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
title_full Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
title_fullStr Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
title_full_unstemmed Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
title_sort Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
author Silva, Bento Duarte
author_facet Silva, Bento Duarte
Pinheiro, Ana Cristina Dias
author_role author
author2 Pinheiro, Ana Cristina Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento Duarte
Pinheiro, Ana Cristina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Plataformas de aprendizagem
Educação em rede
topic E-learning
Plataformas de aprendizagem
Educação em rede
description Este artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/8294
url https://hdl.handle.net/1822/8294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación: Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación”. ISSN 1138-1663. 13 (2006) 87-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132840797929472