Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/8294 |
Resumo: | Este artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior. |
id |
RCAP_69c6299ab000eaf5989f1f7d11facc3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8294 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em PortugalE-learningPlataformas de aprendizagemEducação em redeEste artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior.This article approaches the question of learning network in Portuguese higher education. The authors present the results of a research aiming at bolts characterizing the institutions that possess and use a plat-form of learning management system in the internet (LMSI) and analyzing the characteristics of the environments of some platforms. The first part of the text describes the research methodology. After-wards, the authors analyze the information concerning the presence of the institutions in the internet as well as data on six active platforms: Pedago, Study, Moodle, Luvit, Teleduc and Teleformar. Based on a comparison of the plataforms analysed, they discuss some guidelines for the construction of an environment of learning network, in the internet, for higher education.Universidade do MinhoSilva, Bento DuartePinheiro, Ana Cristina Dias20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8294por“Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación: Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación”. ISSN 1138-1663. 13 (2006) 87-112.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:43.957459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
title |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
spellingShingle |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal Silva, Bento Duarte E-learning Plataformas de aprendizagem Educação em rede |
title_short |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
title_full |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
title_fullStr |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
title_sort |
Aprendizagem em rede: análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal |
author |
Silva, Bento Duarte |
author_facet |
Silva, Bento Duarte Pinheiro, Ana Cristina Dias |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Ana Cristina Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte Pinheiro, Ana Cristina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning Plataformas de aprendizagem Educação em rede |
topic |
E-learning Plataformas de aprendizagem Educação em rede |
description |
Este artigo aborda a questão da aprendizagem em rede no ensino superior português. Os autores apresen-tam os resultados de uma investigação, em que se pretende perceber que estabelecimentos possuem e utilizam uma plataforma de sistema de gestão da aprendizagem na internet (SGAI) e analisar as características dos ambientes dessas mesmas plataformas. Numa primeira parte do texto aborda-se a metodologia de investigação. De seguida, analisa-se a informação no que respeita à presença das instituições na internet, apresentando-se os dados relativos ao estudo descritivo/comparativo de seis plataformas em uso: Pedago, E-Studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar. Como conclusão, adiantam-se algumas considerações na tentativa de definir alguns indicadores para a construção de um ambiente de aprendizagem em rede, na internet, para o ensino superior. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/8294 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/8294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación: Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación”. ISSN 1138-1663. 13 (2006) 87-112. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132840797929472 |