Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Ronaldo Nunes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chagas, Alexandre Meneses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6505
Resumo: As interfaces sociais da web 2.0 têm proporcionado uma prática colaborativa mais intensa entre os seus usuários, espaço em que o conhecimento passa a ser compartilhado de forma coletiva. Dentre essas interfaces, as redes sociais na internet possibilitam a aplicação do conceito da Inteligência Coletiva de Lévy (2010), pois encontramos nestas redes indícios da utilização de uma Aprendizagem Colaborativa, que contribui em sua formação profissional. Diante dessa realidade, esse artigo procura identificar a percepção dos discentes em relação ao papel da rede social Facebook no processo de aprendizagem colaborativa na formação inicial de futuros profissionais de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade. O Facebook foi escolhido por ser a rede social mais acessada do mundo pelos discentes. Utilizando o grupo focal para a coleta de dados a fim de identificar a percepção dos alunos do 6˚ Período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes. Os dados foram organizados com apoio do software de análise qualitativa “webQDA”. Considerando as análises realizadas com o grupo focal, pode se concluir que o Facebook contribui para uma aprendizagem colaborativa quando os discentes especificamente utilizam os grupos fechados para ampliar a sua formação profissional.
id RCAP_7b8725a4c2affda3702a469e089de985
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superiorEDUCAÇÃOMÉTODOS DE APRENDIZAGEMAPRENDIZAGEM COOPERATIVAREDES SOCIAISEDUCATIONLEARNING METHODSCOOPERATIVE LEARNINGSOCIAL NETWORKSAs interfaces sociais da web 2.0 têm proporcionado uma prática colaborativa mais intensa entre os seus usuários, espaço em que o conhecimento passa a ser compartilhado de forma coletiva. Dentre essas interfaces, as redes sociais na internet possibilitam a aplicação do conceito da Inteligência Coletiva de Lévy (2010), pois encontramos nestas redes indícios da utilização de uma Aprendizagem Colaborativa, que contribui em sua formação profissional. Diante dessa realidade, esse artigo procura identificar a percepção dos discentes em relação ao papel da rede social Facebook no processo de aprendizagem colaborativa na formação inicial de futuros profissionais de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade. O Facebook foi escolhido por ser a rede social mais acessada do mundo pelos discentes. Utilizando o grupo focal para a coleta de dados a fim de identificar a percepção dos alunos do 6˚ Período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes. Os dados foram organizados com apoio do software de análise qualitativa “webQDA”. Considerando as análises realizadas com o grupo focal, pode se concluir que o Facebook contribui para uma aprendizagem colaborativa quando os discentes especificamente utilizam os grupos fechados para ampliar a sua formação profissional.Social interfaces of Web 2.0 have provided a more intense collaborative practice among its users, space in which knowledge becomes shared collectively. Among these interfaces of social networks on the Internet made possible the application of the concept of Collective intelligence, Lévy (2010), because we found evidence in these networks of using a Collaborative Learning, contributing to their professional education. Given this reality, this article seeks to identify the perception of students regarding the role of Facebook social network on the collaborative learning process in the initial training of future professionals Social Communication with specialization in Advertising. Facebook was chosen as the most accessed social network in the world by students. Using focus groups to collect data in order to identify the students’ perception of 6th Period from the Media Studies Major from Tiradentes University. Data was organized with the support of qualitative analysis software “webQDA”. Considering the analysis with the focus group, it can be concluded that Facebook contributes to a collaborative learning when students specifically use the closed groups to expand their professional training.Les interfaces sociaux du web 2,0 ont proportionné une pratique de collaboration plus intense entre les utilisateurs, espace dans lequel la connaissance devient partagée collectivement. Parmi ces interfaces, les réseaux sociaux dans l`internet permettent l`application du concept de l` Intelligence Collective de Lévy (2010), car nous trouvons dans ces réseaux les indices de l`utilisation d` un apprentissage collaboratif, ce qui contribue à sa formation professionnelle. Etant donné cette réalité, cet article cherche à identifier la perception des étudiants sur le rôle du réseau social Facebook sur le processus d’apprentissage collaboratif dans la formation initiale des futurs professionnels de la Communication Sociale avec une spécialisation dans la Publicité. Le Facebook a été choisi car c`est le réseau social le plus accéde dans le monde par les elèves. En utilisantle groupe cible pour faire la recherche des données afin d` identifier la perception des elèves de la sixième période du cours de Publicité et Propagande de l`Université Tiradentes. Les données ont été organizées avec l`aide du software d`analyse qualitative “webQDA”. Considérant les analyses réalisées avec le groupe-cible, nous arrivons à la conclusion que le Facebook contribue à l`aprentissage collaborative, quand les elèves utilisent specefiquement de groupes fermés pour agrandir sa formation professionelle.Interfaces Sociales de la Web 2.0 ha proporcionado una más intensa práctica de colaboración entre sus usuarios, espacio en el que el conocimiento se convierte en compartida colectivamente. Entre estas interfaces de redes sociales en Internet hecho posible la aplicación del concepto de Inteligencia Colectiva Lévy (2010), porque encontramos evidencia en estas redes mediante un aprendizaje colaborativo, contribuyendo a su formación profesional. Ante esta realidad, este artículo busca identificar la percepción de los estudiantes sobre el papel de la red social Facebook en el proceso de aprendizaje colaborativo en la formación inicial de los futuros profesionales de Comunicación Social con especialización en Publicidad. El Facebook fue elegido en este estudio, ya que es la red social en el mundo y más accesible por los estudiantes. El uso de grupos de enfoque para recopilar datos con el fin de identificar la percepción de los estudiantes de 6˚ periodo de Publicidad en la Universidad Tiradentes. Los datos fueron organizados con el apoyo de software de análisis cualitativo “webQDA”. Teniendo en cuenta los análisis con el grupo focal, se puede concluir que Facebook contribuye a un aprendizaje colaborativo, cuando los estudiantes utilizan específicamente los grupos cerrados de ampliar su formación profesional.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-06T16:05:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6505por1646-401XLinhares, Ronaldo NunesChagas, Alexandre Menesesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:37.417942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
title Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
spellingShingle Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
Linhares, Ronaldo Nunes
EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
REDES SOCIAIS
EDUCATION
LEARNING METHODS
COOPERATIVE LEARNING
SOCIAL NETWORKS
title_short Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
title_full Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
title_fullStr Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
title_full_unstemmed Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
title_sort Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior
author Linhares, Ronaldo Nunes
author_facet Linhares, Ronaldo Nunes
Chagas, Alexandre Meneses
author_role author
author2 Chagas, Alexandre Meneses
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Ronaldo Nunes
Chagas, Alexandre Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
REDES SOCIAIS
EDUCATION
LEARNING METHODS
COOPERATIVE LEARNING
SOCIAL NETWORKS
topic EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
REDES SOCIAIS
EDUCATION
LEARNING METHODS
COOPERATIVE LEARNING
SOCIAL NETWORKS
description As interfaces sociais da web 2.0 têm proporcionado uma prática colaborativa mais intensa entre os seus usuários, espaço em que o conhecimento passa a ser compartilhado de forma coletiva. Dentre essas interfaces, as redes sociais na internet possibilitam a aplicação do conceito da Inteligência Coletiva de Lévy (2010), pois encontramos nestas redes indícios da utilização de uma Aprendizagem Colaborativa, que contribui em sua formação profissional. Diante dessa realidade, esse artigo procura identificar a percepção dos discentes em relação ao papel da rede social Facebook no processo de aprendizagem colaborativa na formação inicial de futuros profissionais de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade. O Facebook foi escolhido por ser a rede social mais acessada do mundo pelos discentes. Utilizando o grupo focal para a coleta de dados a fim de identificar a percepção dos alunos do 6˚ Período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes. Os dados foram organizados com apoio do software de análise qualitativa “webQDA”. Considerando as análises realizadas com o grupo focal, pode se concluir que o Facebook contribui para uma aprendizagem colaborativa quando os discentes especificamente utilizam os grupos fechados para ampliar a sua formação profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06T16:05:18Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6505
url http://hdl.handle.net/10437/6505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079646486528