A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rebelo, Hugo, Trindade, Vítor, Oliveira, Maria Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4842
Resumo: A problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais.
id RCAP_69da33c992a5d881f949d505b0d72721
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratóriosEnfermagemQualidade de ensinoA problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais.I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina2012-02-01T14:49:04Z2012-02-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4842http://hdl.handle.net/10174/4842por978-85-98141-08-4jbonito@uevora.pthrebelo@hrebelo.comvitor.manuel.trindade@gmail.commmoliveira@netcabo.ptI Simpósio Internacional de Enfermagem229Bonito, JorgeRebelo, HugoTrindade, VítorOliveira, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:58.784381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
title A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
spellingShingle A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
Bonito, Jorge
Enfermagem
Qualidade de ensino
title_short A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
title_full A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
title_fullStr A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
title_full_unstemmed A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
title_sort A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Rebelo, Hugo
Trindade, Vítor
Oliveira, Maria Manuela
author_role author
author2 Rebelo, Hugo
Trindade, Vítor
Oliveira, Maria Manuela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Rebelo, Hugo
Trindade, Vítor
Oliveira, Maria Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Qualidade de ensino
topic Enfermagem
Qualidade de ensino
description A problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T14:49:04Z
2012-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4842
http://hdl.handle.net/10174/4842
url http://hdl.handle.net/10174/4842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-85-98141-08-4
jbonito@uevora.pt
hrebelo@hrebelo.com
vitor.manuel.trindade@gmail.com
mmoliveira@netcabo.pt
I Simpósio Internacional de Enfermagem
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina
publisher.none.fl_str_mv I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136482455191552