A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4842 |
Resumo: | A problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais. |
id |
RCAP_69da33c992a5d881f949d505b0d72721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratóriosEnfermagemQualidade de ensinoA problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais.I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina2012-02-01T14:49:04Z2012-02-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4842http://hdl.handle.net/10174/4842por978-85-98141-08-4jbonito@uevora.pthrebelo@hrebelo.comvitor.manuel.trindade@gmail.commmoliveira@netcabo.ptI Simpósio Internacional de Enfermagem229Bonito, JorgeRebelo, HugoTrindade, VítorOliveira, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:58.784381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
title |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
spellingShingle |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios Bonito, Jorge Enfermagem Qualidade de ensino |
title_short |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
title_full |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
title_fullStr |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
title_full_unstemmed |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
title_sort |
A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Rebelo, Hugo Trindade, Vítor Oliveira, Maria Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Hugo Trindade, Vítor Oliveira, Maria Manuela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Rebelo, Hugo Trindade, Vítor Oliveira, Maria Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Qualidade de ensino |
topic |
Enfermagem Qualidade de ensino |
description |
A problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos, como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos neste campo do conhecimento. O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa. Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2012-02-01T14:49:04Z 2012-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4842 http://hdl.handle.net/10174/4842 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-85-98141-08-4 jbonito@uevora.pt hrebelo@hrebelo.com vitor.manuel.trindade@gmail.com mmoliveira@netcabo.pt I Simpósio Internacional de Enfermagem 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina |
publisher.none.fl_str_mv |
I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136482455191552 |