Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/511 |
Resumo: | A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens. |
id |
RCAP_ebbb94dea22d50a6f4e0e8ebb92ebaf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratórioEducaçãoQualidade de EnsinoEnsino SuperiorRepresentações de EstudantesA garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens.Universidade da Corunha2013-10-17T09:46:46Z2013-10-16T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/511porBonito, JorgeSaraiva, MargaridaFialho, IsabelBarros, João PauloEspírito Santo, JoséMartins, Maria JoséOliveira, TeresaBarros, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-04T10:15:49Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-04T10:15:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório Bonito, Jorge Educação Qualidade de Ensino Ensino Superior Representações de Estudantes |
title_short |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_full |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
title_sort |
Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Saraiva, Margarida Fialho, Isabel Barros, João Paulo Espírito Santo, José Martins, Maria José Oliveira, Teresa Barros, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Qualidade de Ensino Ensino Superior Representações de Estudantes |
topic |
Educação Qualidade de Ensino Ensino Superior Representações de Estudantes |
description |
A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2013-10-17T09:46:46Z 2013-10-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/511 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Corunha |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Corunha |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542877261070336 |