Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Saraiva, Margarida, Fialho, Isabel, Barros, João Paulo, Espírito Santo, José, Martins, Maria José, Oliveira, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/511
Resumo: A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens.
id RCAP_ebbb94dea22d50a6f4e0e8ebb92ebaf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratórioEducaçãoQualidade de EnsinoEnsino SuperiorRepresentações de EstudantesA garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens.Universidade da Corunha2013-10-17T09:46:46Z2013-10-16T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/511porBonito, JorgeSaraiva, MargaridaFialho, IsabelBarros, João PauloEspírito Santo, JoséMartins, Maria JoséOliveira, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:46:26Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:13.727981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
title Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
spellingShingle Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
Bonito, Jorge
Educação
Qualidade de Ensino
Ensino Superior
Representações de Estudantes
title_short Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
title_full Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
title_fullStr Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
title_sort Representações da qualidade do ensino de alunos de enfermagem: um estudo exploratório
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Saraiva, Margarida
Fialho, Isabel
Barros, João Paulo
Espírito Santo, José
Martins, Maria José
Oliveira, Teresa
author_role author
author2 Saraiva, Margarida
Fialho, Isabel
Barros, João Paulo
Espírito Santo, José
Martins, Maria José
Oliveira, Teresa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Saraiva, Margarida
Fialho, Isabel
Barros, João Paulo
Espírito Santo, José
Martins, Maria José
Oliveira, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Qualidade de Ensino
Ensino Superior
Representações de Estudantes
topic Educação
Qualidade de Ensino
Ensino Superior
Representações de Estudantes
description A garantia de qualidade de ensino tem sido, desde há muito, um dos temas fundamentais da discussão académica e, mais recentemente, nos órgãos de informação pública. Neste trabalho, integrado num projecto de maior dimensão, começamos por traçar um breve percurso da aplicação do conceito de qualidade ao ensino superior, debruçando-nos sobre os mais recentes estudos nesta área. Seguidamente, apresentamos as principais conclusões retiradas da aplicação de um questionário sobre indicadores de qualidade de ensino, aplicado aos alunos que frequentavam os terceiros anos dos cursos de licenciatura em Enfermagem no Alentejo durante o ano lectivo de 2007/2008. Os resultados relativos à definição de qualidade revelam que os alunos associam, essencialmente, qualidade de ensino ao desempenho dos professores, seguido das infra-estruturas e recursos adequados para a realização das aprendizagens.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2013-10-17T09:46:46Z
2013-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/511
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Corunha
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Corunha
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855995936768