Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17943 |
Resumo: | O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo André de Gouveia (ESAG), em Évora, ao longo do ano letivo de 2010/2011, sob a orientação do Prof. Orientador Doutor Jorge Bonito e do Professor Cooperante Mestre Jorge Matos. Este trabalho relata, de forma reflexiva e crítica, um conjunto de atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas pela aluna da PES Teresa Maria dos Santos Ortiz Rodrigues com base, numa primeira fase, na observação e colaboração em diversas situações de educação e ensino e, posteriormente, na prática letiva referente aos níveis de ensino que acompanhou, nomeadamente o 9.º ano e o 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologia. A realização deste relatório teve em consideração cinco áreas estruturantes de intervenção profissional, que passo a citar: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de ensino; Participação na escola; Desenvolvimento profissional. Para além destas cinco áreas de intervenção profissional, estabelecidas segundo os termos do Guião para elaboração do relatório, procurei assumir uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, conforme os objetivos estabelecidos no ponto 4 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro; ABSTRACT: This present report describes and analyzes the activities of learning and developed strategies during the Practical Supervised Education (PES), carried out in the Intermediate School with 3.º Cycle André de Gouveia (ESAG), in Évora, during the year 2010/2011, under the pedagogical orientation of Professor Master Jorge Matos and of Orienting Professor Doctor Jorge Bonito. This work relates a reflets and criticizes form, a group of curricular and not curricular activities developed by the student of the PES Teresa Maria Dos Santos Ortiz Rodrigues, with base, in a first stage, by observation and collaboration in diferent situations of education and teaching, and after, in practical teaching relation to the years mention above, such as 9.º grade of 3.º Cycle of Basic Education and 11.º year of Secondary Education, of Scientific-humanistic Education of Sciences and Technology Course. The making of this work report had in mind five structural of intervention professional areas such as: Scientific, pedagogical and didactic preparation; Planning and conduction of lessons and evaluation of learnings; Pratical education analysis; Participation in the school; Professional development. Beyond these five areas of professional intervention, established according to terms of the Guião for elaboration of the report, I tried to assume a critical and reflected position in relation to the challenges, processes and the professional performances, as the objectives established in point 4 of the article 14.º of the Decree n.º 43/2007, of 22 of February. |
id |
RCAP_69de225a6c2fa31ee6202cc27f8998f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioPrática de ensino supervisionadaMétodos de ensinoEstratégias de ensinoReflexãoPratical of supervised educationEducational methodsStrategies of educationReflective praticeO presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo André de Gouveia (ESAG), em Évora, ao longo do ano letivo de 2010/2011, sob a orientação do Prof. Orientador Doutor Jorge Bonito e do Professor Cooperante Mestre Jorge Matos. Este trabalho relata, de forma reflexiva e crítica, um conjunto de atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas pela aluna da PES Teresa Maria dos Santos Ortiz Rodrigues com base, numa primeira fase, na observação e colaboração em diversas situações de educação e ensino e, posteriormente, na prática letiva referente aos níveis de ensino que acompanhou, nomeadamente o 9.º ano e o 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologia. A realização deste relatório teve em consideração cinco áreas estruturantes de intervenção profissional, que passo a citar: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de ensino; Participação na escola; Desenvolvimento profissional. Para além destas cinco áreas de intervenção profissional, estabelecidas segundo os termos do Guião para elaboração do relatório, procurei assumir uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, conforme os objetivos estabelecidos no ponto 4 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro; ABSTRACT: This present report describes and analyzes the activities of learning and developed strategies during the Practical Supervised Education (PES), carried out in the Intermediate School with 3.º Cycle André de Gouveia (ESAG), in Évora, during the year 2010/2011, under the pedagogical orientation of Professor Master Jorge Matos and of Orienting Professor Doctor Jorge Bonito. This work relates a reflets and criticizes form, a group of curricular and not curricular activities developed by the student of the PES Teresa Maria Dos Santos Ortiz Rodrigues, with base, in a first stage, by observation and collaboration in diferent situations of education and teaching, and after, in practical teaching relation to the years mention above, such as 9.º grade of 3.º Cycle of Basic Education and 11.º year of Secondary Education, of Scientific-humanistic Education of Sciences and Technology Course. The making of this work report had in mind five structural of intervention professional areas such as: Scientific, pedagogical and didactic preparation; Planning and conduction of lessons and evaluation of learnings; Pratical education analysis; Participation in the school; Professional development. Beyond these five areas of professional intervention, established according to terms of the Guião for elaboration of the report, I tried to assume a critical and reflected position in relation to the challenges, processes and the professional performances, as the objectives established in point 4 of the article 14.º of the Decree n.º 43/2007, of 22 of February.Universidade de Évora2016-03-11T10:38:06Z2016-03-112012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17943http://hdl.handle.net/10174/17943porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Rodrigues, Teresa Maria dos Santos Ortizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:36.448439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário Rodrigues, Teresa Maria dos Santos Ortiz Prática de ensino supervisionada Métodos de ensino Estratégias de ensino Reflexão Pratical of supervised education Educational methods Strategies of education Reflective pratice |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
author |
Rodrigues, Teresa Maria dos Santos Ortiz |
author_facet |
Rodrigues, Teresa Maria dos Santos Ortiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Teresa Maria dos Santos Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Métodos de ensino Estratégias de ensino Reflexão Pratical of supervised education Educational methods Strategies of education Reflective pratice |
topic |
Prática de ensino supervisionada Métodos de ensino Estratégias de ensino Reflexão Pratical of supervised education Educational methods Strategies of education Reflective pratice |
description |
O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo André de Gouveia (ESAG), em Évora, ao longo do ano letivo de 2010/2011, sob a orientação do Prof. Orientador Doutor Jorge Bonito e do Professor Cooperante Mestre Jorge Matos. Este trabalho relata, de forma reflexiva e crítica, um conjunto de atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas pela aluna da PES Teresa Maria dos Santos Ortiz Rodrigues com base, numa primeira fase, na observação e colaboração em diversas situações de educação e ensino e, posteriormente, na prática letiva referente aos níveis de ensino que acompanhou, nomeadamente o 9.º ano e o 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologia. A realização deste relatório teve em consideração cinco áreas estruturantes de intervenção profissional, que passo a citar: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de ensino; Participação na escola; Desenvolvimento profissional. Para além destas cinco áreas de intervenção profissional, estabelecidas segundo os termos do Guião para elaboração do relatório, procurei assumir uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, conforme os objetivos estabelecidos no ponto 4 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro; ABSTRACT: This present report describes and analyzes the activities of learning and developed strategies during the Practical Supervised Education (PES), carried out in the Intermediate School with 3.º Cycle André de Gouveia (ESAG), in Évora, during the year 2010/2011, under the pedagogical orientation of Professor Master Jorge Matos and of Orienting Professor Doctor Jorge Bonito. This work relates a reflets and criticizes form, a group of curricular and not curricular activities developed by the student of the PES Teresa Maria Dos Santos Ortiz Rodrigues, with base, in a first stage, by observation and collaboration in diferent situations of education and teaching, and after, in practical teaching relation to the years mention above, such as 9.º grade of 3.º Cycle of Basic Education and 11.º year of Secondary Education, of Scientific-humanistic Education of Sciences and Technology Course. The making of this work report had in mind five structural of intervention professional areas such as: Scientific, pedagogical and didactic preparation; Planning and conduction of lessons and evaluation of learnings; Pratical education analysis; Participation in the school; Professional development. Beyond these five areas of professional intervention, established according to terms of the Guião for elaboration of the report, I tried to assume a critical and reflected position in relation to the challenges, processes and the professional performances, as the objectives established in point 4 of the article 14.º of the Decree n.º 43/2007, of 22 of February. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2016-03-11T10:38:06Z 2016-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17943 http://hdl.handle.net/10174/17943 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540856680448 |