Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhatuve, Diocleciano João Raúl
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16326
Resumo: No presente trabalho reflete-se sobre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento do vocabulário da LP em Moçambique. Todo o processo é discutido em virtude de a abordagem tradicional se centrar no ensino da gramática e da sintaxe em detrimento daquele componente linguístico imprescindível, pondo em causa o desenvolvimento equilibrado da língua devido a baixa qualidade do input vocabular a que os alunos têm acesso, na escola e na comunidade. É fundamental que todo o ensino da língua ao nível secundário focalize o desenvolvimento do vocabulário, partindo sempre de um contexto para uma aprendizagem motivada. Os aspetos linguísticos a desenvolver são todos os que conduzirem a uma autonomia linguístico-vocabular. Para tal, torna-se operatório agrupar as unidades significativas em lexemáticas e em categoremáticas/morfemáticas e, numa abordagem ecléctica, principiar por exercícios básicos e paulatinamente mais exigentes em termos lexicológicos. A avaliação, finalmente, deve consistir na competência comunicativa dos alunos; ABSTRACT: This dissertation talks about teaching, learning and improvement of vocabulary of Portuguese in Mozambique. The process is discussed because of the traditional approaches that focus on grammatical and syntactic structures, at the expense of the vocabulary. So it jeopardizes the balanced improvement of vocabulary because of the poor quality of the linguistic input that students have access at school and in their community. It is essential to focus on vocabulary in secondary school, starting always from a context in order to motivate the learners. The aspects of vocabulary teaching must be all that can lead students to their linguistic and vocabulary autonomy. So it seems appropriate to gather the words into groups of contents and grammatical words. It is recommended an eclectic approach, and to begin from the basic words and knowledge, and gradually enrich it with words from the lexicon. The evaluation, finally, should consist of communicative competence.
id RCAP_69e5e57b2104a474db591b57f017b6ee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de MoçambiqueLíngua portuguesaLíngua segundaVocabulárioEnsino-aprendizagemEstratégiasCompetência comunicativaPortuguese languageSecond languageVocabularyTeaching and learningStrategiesCommunicative competenceNo presente trabalho reflete-se sobre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento do vocabulário da LP em Moçambique. Todo o processo é discutido em virtude de a abordagem tradicional se centrar no ensino da gramática e da sintaxe em detrimento daquele componente linguístico imprescindível, pondo em causa o desenvolvimento equilibrado da língua devido a baixa qualidade do input vocabular a que os alunos têm acesso, na escola e na comunidade. É fundamental que todo o ensino da língua ao nível secundário focalize o desenvolvimento do vocabulário, partindo sempre de um contexto para uma aprendizagem motivada. Os aspetos linguísticos a desenvolver são todos os que conduzirem a uma autonomia linguístico-vocabular. Para tal, torna-se operatório agrupar as unidades significativas em lexemáticas e em categoremáticas/morfemáticas e, numa abordagem ecléctica, principiar por exercícios básicos e paulatinamente mais exigentes em termos lexicológicos. A avaliação, finalmente, deve consistir na competência comunicativa dos alunos; ABSTRACT: This dissertation talks about teaching, learning and improvement of vocabulary of Portuguese in Mozambique. The process is discussed because of the traditional approaches that focus on grammatical and syntactic structures, at the expense of the vocabulary. So it jeopardizes the balanced improvement of vocabulary because of the poor quality of the linguistic input that students have access at school and in their community. It is essential to focus on vocabulary in secondary school, starting always from a context in order to motivate the learners. The aspects of vocabulary teaching must be all that can lead students to their linguistic and vocabulary autonomy. So it seems appropriate to gather the words into groups of contents and grammatical words. It is recommended an eclectic approach, and to begin from the basic words and knowledge, and gradually enrich it with words from the lexicon. The evaluation, finally, should consist of communicative competence.Universidade de Évora2015-11-19T12:24:47Z2015-11-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16326http://hdl.handle.net/10174/16326TID:201176904porDepartamento de Linguística e Literaturateses@bib.uevora.pt298Nhatuve, Diocleciano João Raúlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:43.561001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
title Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
spellingShingle Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
Nhatuve, Diocleciano João Raúl
Língua portuguesa
Língua segunda
Vocabulário
Ensino-aprendizagem
Estratégias
Competência comunicativa
Portuguese language
Second language
Vocabulary
Teaching and learning
Strategies
Communicative competence
title_short Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
title_full Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
title_fullStr Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
title_sort Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique
author Nhatuve, Diocleciano João Raúl
author_facet Nhatuve, Diocleciano João Raúl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhatuve, Diocleciano João Raúl
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua segunda
Vocabulário
Ensino-aprendizagem
Estratégias
Competência comunicativa
Portuguese language
Second language
Vocabulary
Teaching and learning
Strategies
Communicative competence
topic Língua portuguesa
Língua segunda
Vocabulário
Ensino-aprendizagem
Estratégias
Competência comunicativa
Portuguese language
Second language
Vocabulary
Teaching and learning
Strategies
Communicative competence
description No presente trabalho reflete-se sobre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento do vocabulário da LP em Moçambique. Todo o processo é discutido em virtude de a abordagem tradicional se centrar no ensino da gramática e da sintaxe em detrimento daquele componente linguístico imprescindível, pondo em causa o desenvolvimento equilibrado da língua devido a baixa qualidade do input vocabular a que os alunos têm acesso, na escola e na comunidade. É fundamental que todo o ensino da língua ao nível secundário focalize o desenvolvimento do vocabulário, partindo sempre de um contexto para uma aprendizagem motivada. Os aspetos linguísticos a desenvolver são todos os que conduzirem a uma autonomia linguístico-vocabular. Para tal, torna-se operatório agrupar as unidades significativas em lexemáticas e em categoremáticas/morfemáticas e, numa abordagem ecléctica, principiar por exercícios básicos e paulatinamente mais exigentes em termos lexicológicos. A avaliação, finalmente, deve consistir na competência comunicativa dos alunos; ABSTRACT: This dissertation talks about teaching, learning and improvement of vocabulary of Portuguese in Mozambique. The process is discussed because of the traditional approaches that focus on grammatical and syntactic structures, at the expense of the vocabulary. So it jeopardizes the balanced improvement of vocabulary because of the poor quality of the linguistic input that students have access at school and in their community. It is essential to focus on vocabulary in secondary school, starting always from a context in order to motivate the learners. The aspects of vocabulary teaching must be all that can lead students to their linguistic and vocabulary autonomy. So it seems appropriate to gather the words into groups of contents and grammatical words. It is recommended an eclectic approach, and to begin from the basic words and knowledge, and gradually enrich it with words from the lexicon. The evaluation, finally, should consist of communicative competence.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-19T12:24:47Z
2015-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16326
http://hdl.handle.net/10174/16326
TID:201176904
url http://hdl.handle.net/10174/16326
identifier_str_mv TID:201176904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Linguística e Literatura
teses@bib.uevora.pt
298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570004996096