A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Cecília Maria Tavares
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/989
Resumo: A Educação Básica de Adultos surge como uma potenciadora do readquirir do sentido de pertença a uma comunidade. Cada vez mais se fundamentam as perspectivas que insistem na necessidade da Educação de Adultos se assumir como uma educação para o desenvolvimento. Assim, privilegiam-se as intervenções socioeducativas apostadas no envolvimento dos membros da comunidade e na identificação e solução dos problemas que os afectam. Esta lógica comunitária reverte para a questão do desenvolvimentolocal e para a promoção de práticas que o consubstanciem. Neste estudo, procura-se, numa primeira parte, contextualizar a Educação Básica de Adultos. Para tal, questiona-se a sociedade actual, na sua dupla actuação entre a globalização e a territorialização, bem como a Educação e a seu percurso até ao conceito de Educação ao Longo da Vida. De seguida, historia-se a Educação Básica de Adultos, dando relevo ao papel fundamental que esta pode ter nas comunidades e no Desenvolvimento Local. Neste contexto, as parcerias localmente construídas surgem como uma mais-valia e uma imprescindibilidade para a actuação deste subsistema de educação nas e com as comunidades especificas. Adoptando uma estratégia de “estudo de caso”, que se fundamenta, a investigação empírica centra-se num concelho do centro do país que se caracteriza, sucintamente, nas suas dimensões físicas e sociais. Da organização local da Educação Básica de Adultos e da sua adequação às necessidades e interesses das comunidades, bem como dos efeitos individuais e colectivos que o trabalho desenvolvido proporciona, se tenta dar conta na apresentação e discussão dos resultados. ABSTRACT: Adults’ Basic Education has emerged as an impulse in order to reacquire the sense of belonging to a community. Views insisting on the need of Adults’ Basic Education to assume itself as an education for the development are becoming more and more founded. That’s why socioeducational interventions interested in the engagementof the members of the community and the identification and solution of the problems which affect them have been founded. This community logic reverts to the question of local development and promotion of practices which consolidate it. In the first part of this essay, we’ve tried to picture the context of Adults’ Basic Education. So, we’ve put in question present society and its double actuation between globalization and territorialization, as well as Education and its course until the concept of Educationalong Life. Then, Adults’ Basic Education chronicled, mainly the essential role it can play in communities and in Local Development. In this context, locally built partnerships emerge as a profit and a must for the actuation of this sub-system of education in and with specific communities. On adopting a strategies of “case study” that is founded, the empiric research focuses on a council in the center of the country, which is briefly characterized in its physical and social features. In the presentation and discussion of results we’ve tried to give an accont of local organization of Adults’ Basic Education and its adjustment to the needs and interests of communities, as well as the individual and collective effects provided by the work carried out
id RCAP_69fa237ca016a43fbe854c9cc9f392fe
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação básica de adultos e a sua organização ao nível localAprendizagem na idade adultaEducação de adultosA Educação Básica de Adultos surge como uma potenciadora do readquirir do sentido de pertença a uma comunidade. Cada vez mais se fundamentam as perspectivas que insistem na necessidade da Educação de Adultos se assumir como uma educação para o desenvolvimento. Assim, privilegiam-se as intervenções socioeducativas apostadas no envolvimento dos membros da comunidade e na identificação e solução dos problemas que os afectam. Esta lógica comunitária reverte para a questão do desenvolvimentolocal e para a promoção de práticas que o consubstanciem. Neste estudo, procura-se, numa primeira parte, contextualizar a Educação Básica de Adultos. Para tal, questiona-se a sociedade actual, na sua dupla actuação entre a globalização e a territorialização, bem como a Educação e a seu percurso até ao conceito de Educação ao Longo da Vida. De seguida, historia-se a Educação Básica de Adultos, dando relevo ao papel fundamental que esta pode ter nas comunidades e no Desenvolvimento Local. Neste contexto, as parcerias localmente construídas surgem como uma mais-valia e uma imprescindibilidade para a actuação deste subsistema de educação nas e com as comunidades especificas. Adoptando uma estratégia de “estudo de caso”, que se fundamenta, a investigação empírica centra-se num concelho do centro do país que se caracteriza, sucintamente, nas suas dimensões físicas e sociais. Da organização local da Educação Básica de Adultos e da sua adequação às necessidades e interesses das comunidades, bem como dos efeitos individuais e colectivos que o trabalho desenvolvido proporciona, se tenta dar conta na apresentação e discussão dos resultados. ABSTRACT: Adults’ Basic Education has emerged as an impulse in order to reacquire the sense of belonging to a community. Views insisting on the need of Adults’ Basic Education to assume itself as an education for the development are becoming more and more founded. That’s why socioeducational interventions interested in the engagementof the members of the community and the identification and solution of the problems which affect them have been founded. This community logic reverts to the question of local development and promotion of practices which consolidate it. In the first part of this essay, we’ve tried to picture the context of Adults’ Basic Education. So, we’ve put in question present society and its double actuation between globalization and territorialization, as well as Education and its course until the concept of Educationalong Life. Then, Adults’ Basic Education chronicled, mainly the essential role it can play in communities and in Local Development. In this context, locally built partnerships emerge as a profit and a must for the actuation of this sub-system of education in and with specific communities. On adopting a strategies of “case study” that is founded, the empiric research focuses on a council in the center of the country, which is briefly characterized in its physical and social features. In the presentation and discussion of results we’ve tried to give an accont of local organization of Adults’ Basic Education and its adjustment to the needs and interests of communities, as well as the individual and collective effects provided by the work carried outUniversidade de Aveiro2011-04-19T13:30:11Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/989porValente, Cecília Maria Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:16Zoai:ria.ua.pt:10773/989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:46.998144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
title A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
spellingShingle A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
Valente, Cecília Maria Tavares
Aprendizagem na idade adulta
Educação de adultos
title_short A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
title_full A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
title_fullStr A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
title_full_unstemmed A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
title_sort A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
author Valente, Cecília Maria Tavares
author_facet Valente, Cecília Maria Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Cecília Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem na idade adulta
Educação de adultos
topic Aprendizagem na idade adulta
Educação de adultos
description A Educação Básica de Adultos surge como uma potenciadora do readquirir do sentido de pertença a uma comunidade. Cada vez mais se fundamentam as perspectivas que insistem na necessidade da Educação de Adultos se assumir como uma educação para o desenvolvimento. Assim, privilegiam-se as intervenções socioeducativas apostadas no envolvimento dos membros da comunidade e na identificação e solução dos problemas que os afectam. Esta lógica comunitária reverte para a questão do desenvolvimentolocal e para a promoção de práticas que o consubstanciem. Neste estudo, procura-se, numa primeira parte, contextualizar a Educação Básica de Adultos. Para tal, questiona-se a sociedade actual, na sua dupla actuação entre a globalização e a territorialização, bem como a Educação e a seu percurso até ao conceito de Educação ao Longo da Vida. De seguida, historia-se a Educação Básica de Adultos, dando relevo ao papel fundamental que esta pode ter nas comunidades e no Desenvolvimento Local. Neste contexto, as parcerias localmente construídas surgem como uma mais-valia e uma imprescindibilidade para a actuação deste subsistema de educação nas e com as comunidades especificas. Adoptando uma estratégia de “estudo de caso”, que se fundamenta, a investigação empírica centra-se num concelho do centro do país que se caracteriza, sucintamente, nas suas dimensões físicas e sociais. Da organização local da Educação Básica de Adultos e da sua adequação às necessidades e interesses das comunidades, bem como dos efeitos individuais e colectivos que o trabalho desenvolvido proporciona, se tenta dar conta na apresentação e discussão dos resultados. ABSTRACT: Adults’ Basic Education has emerged as an impulse in order to reacquire the sense of belonging to a community. Views insisting on the need of Adults’ Basic Education to assume itself as an education for the development are becoming more and more founded. That’s why socioeducational interventions interested in the engagementof the members of the community and the identification and solution of the problems which affect them have been founded. This community logic reverts to the question of local development and promotion of practices which consolidate it. In the first part of this essay, we’ve tried to picture the context of Adults’ Basic Education. So, we’ve put in question present society and its double actuation between globalization and territorialization, as well as Education and its course until the concept of Educationalong Life. Then, Adults’ Basic Education chronicled, mainly the essential role it can play in communities and in Local Development. In this context, locally built partnerships emerge as a profit and a must for the actuation of this sub-system of education in and with specific communities. On adopting a strategies of “case study” that is founded, the empiric research focuses on a council in the center of the country, which is briefly characterized in its physical and social features. In the presentation and discussion of results we’ve tried to give an accont of local organization of Adults’ Basic Education and its adjustment to the needs and interests of communities, as well as the individual and collective effects provided by the work carried out
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-04-19T13:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/989
url http://hdl.handle.net/10773/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447445004288