A autonomia da escola pública em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/4594 |
Resumo: | Este livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ate 2010, uma oportunidade de as escolas e os seus directores "irem a jogo", como aqui concluem os autores, com a perspectiva inteligente de "ir buscar mais"; sem precisarem de fazer mais do que aquilo que o agrupamento ou a escola "ja faz". Esta importante obra permite-nos interrogar, com renovada legitimidade, se bastará acreditarmos na importimcia do reforço da participação de urn amplo leque de actores sociais na "vida" das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisao e da territorialização das politicas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto "construção social" e legislar em conformidade, para que as politicas e as praticas politico-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas. |
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A autonomia da escola pública em PortugalAutonomiaParticipaçãoContratoDescentralizaçãoEste livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ate 2010, uma oportunidade de as escolas e os seus directores "irem a jogo", como aqui concluem os autores, com a perspectiva inteligente de "ir buscar mais"; sem precisarem de fazer mais do que aquilo que o agrupamento ou a escola "ja faz". Esta importante obra permite-nos interrogar, com renovada legitimidade, se bastará acreditarmos na importimcia do reforço da participação de urn amplo leque de actores sociais na "vida" das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisao e da territorialização das politicas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto "construção social" e legislar em conformidade, para que as politicas e as praticas politico-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.Ministério da Educação (2006-2010)Fundação Manuel LeãoBiblioteca Digital do IPBFormosinho, JoãoFernandes, António SousaMachado, JoaquimFerreira, Henrique da Costa2011-05-26T10:45:42Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4594porFormosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. ISBN 978-989-8151-19-3978-989-8151-19-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:11:37Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:05.169447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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