A autonomia da escola pública em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formosinho, João
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernandes, António Sousa, Machado, Joaquim, Ferreira, Henrique da Costa
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4594
Resumo: Este livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ate 2010, uma oportunidade de as escolas e os seus directores "irem a jogo", como aqui concluem os autores, com a perspectiva inteligente de "ir buscar mais"; sem precisarem de fazer mais do que aquilo que o agrupamento ou a escola "ja faz". Esta importante obra permite-nos interrogar, com renovada legitimidade, se bastará acreditarmos na importimcia do reforço da participação de urn amplo leque de actores sociais na "vida" das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisao e da territorialização das politicas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto "construção social" e legislar em conformidade, para que as politicas e as praticas politico-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.
id RCAP_6a07d45be6ecce4c2aa152112a7d89ac
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A autonomia da escola pública em PortugalAutonomiaParticipaçãoContratoDescentralizaçãoEste livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ate 2010, uma oportunidade de as escolas e os seus directores "irem a jogo", como aqui concluem os autores, com a perspectiva inteligente de "ir buscar mais"; sem precisarem de fazer mais do que aquilo que o agrupamento ou a escola "ja faz". Esta importante obra permite-nos interrogar, com renovada legitimidade, se bastará acreditarmos na importimcia do reforço da participação de urn amplo leque de actores sociais na "vida" das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisao e da territorialização das politicas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto "construção social" e legislar em conformidade, para que as politicas e as praticas politico-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.Ministério da Educação (2006-2010)Fundação Manuel LeãoBiblioteca Digital do IPBFormosinho, JoãoFernandes, António SousaMachado, JoaquimFerreira, Henrique da Costa2011-05-26T10:45:42Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4594porFormosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. ISBN 978-989-8151-19-3978-989-8151-19-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:07:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia da escola pública em Portugal
title A autonomia da escola pública em Portugal
spellingShingle A autonomia da escola pública em Portugal
Formosinho, João
Autonomia
Participação
Contrato
Descentralização
title_short A autonomia da escola pública em Portugal
title_full A autonomia da escola pública em Portugal
title_fullStr A autonomia da escola pública em Portugal
title_full_unstemmed A autonomia da escola pública em Portugal
title_sort A autonomia da escola pública em Portugal
author Formosinho, João
author_facet Formosinho, João
Fernandes, António Sousa
Machado, Joaquim
Ferreira, Henrique da Costa
author_role author
author2 Fernandes, António Sousa
Machado, Joaquim
Ferreira, Henrique da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Formosinho, João
Fernandes, António Sousa
Machado, Joaquim
Ferreira, Henrique da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Participação
Contrato
Descentralização
topic Autonomia
Participação
Contrato
Descentralização
description Este livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ate 2010, uma oportunidade de as escolas e os seus directores "irem a jogo", como aqui concluem os autores, com a perspectiva inteligente de "ir buscar mais"; sem precisarem de fazer mais do que aquilo que o agrupamento ou a escola "ja faz". Esta importante obra permite-nos interrogar, com renovada legitimidade, se bastará acreditarmos na importimcia do reforço da participação de urn amplo leque de actores sociais na "vida" das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisao e da territorialização das politicas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto "construção social" e legislar em conformidade, para que as politicas e as praticas politico-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-05-26T10:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4594
url http://hdl.handle.net/10198/4594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. ISBN 978-989-8151-19-3
978-989-8151-19-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Manuel Leão
publisher.none.fl_str_mv Fundação Manuel Leão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301820610183168