Promoçõa da comunicação através do sistema aumentativo e alternativo de comunicação SPC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18013 |
Resumo: | A comunicação é fundamental para os seres humanos e o meio mais comum de comunicação é a linguagem verbal. Quando esta se encontra comprometida, devem-se arranjar soluções. No caso do autismo, os indivíduos têm dificuldades na comunicação verbal sendo por vezes necessário a ajuda de um sistema de comunicação para desenvolver a comunicação ou até servir de meio de comunicação. Este trabalho tem como objetivo a promoção da comunicação através do sistema aumentativo e alternativo de comunicação SPC. A intervenção concretizou-se numa criança de 3 anos com perturbação de espetro de autismo com diagnóstico de atraso na linguagem, integrada numa equipa de intervenção precoce. A intervenção baseou-se na introdução do sistema SPC (Símbolos Pictográficos de Comunicação) com o objetivo de desenvolver a intencionalidade comunicativa, estabelecer interações comunicativas e desenvolver a oralidade. Os resultados da intervenção demonstraram-se positivos. Antes da intervenção a criança não verbalizava apenas emitia sons e apresentava muitas estereotipias. Após a intervenção, a criança desenvolveu a verbalização e a intencionalidade de comunicação. |
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A comunicação é fundamental para os seres humanos e o meio mais comum de comunicação é a linguagem verbal. Quando esta se encontra comprometida, devem-se arranjar soluções. No caso do autismo, os indivíduos têm dificuldades na comunicação verbal sendo por vezes necessário a ajuda de um sistema de comunicação para desenvolver a comunicação ou até servir de meio de comunicação. Este trabalho tem como objetivo a promoção da comunicação através do sistema aumentativo e alternativo de comunicação SPC. A intervenção concretizou-se numa criança de 3 anos com perturbação de espetro de autismo com diagnóstico de atraso na linguagem, integrada numa equipa de intervenção precoce. A intervenção baseou-se na introdução do sistema SPC (Símbolos Pictográficos de Comunicação) com o objetivo de desenvolver a intencionalidade comunicativa, estabelecer interações comunicativas e desenvolver a oralidade. Os resultados da intervenção demonstraram-se positivos. Antes da intervenção a criança não verbalizava apenas emitia sons e apresentava muitas estereotipias. Após a intervenção, a criança desenvolveu a verbalização e a intencionalidade de comunicação. |
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