A promoção da comunicação numa criança com trissonomia 21 através do sistema aumentativo e alternativo de comunicação Makaton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Filipa Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28076
Resumo: Este projeto de investigação foi realizado num contexto onde existia uma criança de um ano com Trissomia 21. Assim, a intervenção realizada centrou-se na a sua família direta, na comunidade escolar e na própria criança. Tal como é frequente em indivíduos com este diagnóstico, também este menino (V) manifesta dificuldades na área da comunicação. Deste modo, com este projeto, pretende-se analisar as estratégias mais eficazes a implementar com esta criança de forma a promover o desenvolvimento das suas competências comunicacionais, através da aprendizagem do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação bimodal Makaton. O processo de intervenção foi alvo de uma avaliação contínua que contribui para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida e assumiu caraterísticas de metodologia da investigação-ação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que no início da intervenção a criança não se sentava sozinha, não se colocava na posição quadrúpede, não interagia com os pares e não reagia aos estímulos dos adultos, bem como não tinha um sistema de comunicação definido. No final, o V conseguiu alcançar os objetivos previstos e os restantes participantesnesta intervenção, absorveram os conhecimentos pretendidos. Assim, concluímos que as estratégias implementadas eram eficazes e que este trabalho com o V deveria ser continuado.
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