Diagnóstico dos fatores psicossociais numa empresa do setor da aviação: O modelo JDR como base teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rita Valente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20475
Resumo: O presente projeto pretendeu não só conhecer os fatores psicossociais (de risco e protetores) a que estão sujeitos os técnicos de Técnicos de Tráfego e Assistência em Escala (TTAEs) das áreas de passageiros e placa de uma empresa do setor da aviação, como ainda elaborar uma proposta de intervenção para a prevenção do Burnout e promoção do Engagement. Para tal, utilizou-se, como base teórica, o Modelo das Exigências e Recursos (JDR). O diagnóstico qualitativo incluiu análise documental, observação aos postos de trabalho e quinze entrevistas semiestruturadas com o intuito de identificar os fatores psicossociais mais críticos do trabalho, para os grupos em estudo. Posteriormente, o diagnóstico quantitativo consistiu na aplicação de um inventário aos TTAEs de passageiros (N=115) e outro aos TTAEs de placa (N=37) para identificação dos perigos psicossociais e fatores protetores. Realizaram-se ainda, correlações e regressões para compreender a relação entre os fatores psicossociais do trabalho e as consequências do mesmo, especialmente com o nível de Engagement e Burnout. Após a triangulação dos resultados, foram identificados os riscos psicossociais e priorizados para intervenção. Alguns dos riscos psicossociais mais críticos foram as exigências Pressão de tempo, Conflito trabalho/família, Quantitativas, Emocionais e a Tomada de Decisões Difíceis e os recursos Apoio Social dos Superiores e Reconhecimento. Exclusivamente para os TTAEs de passageiros as exigências para Esconder Emoções, Burocracia, Atenção e a Incivilidade, bem como o recurso Previsibilidade são riscos prioritários. Adotou-se uma abordagem multinível para o plano de intervenções, do qual constituem iniciativas quer para reduzir os riscos psicossociais, quer para promover os recursos do trabalho.
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spelling Diagnóstico dos fatores psicossociais numa empresa do setor da aviação: O modelo JDR como base teóricaRiscos psicossociaisExigências e recursos do trabalhoWork engagementBurnout relacionado com o trabalhoPlano de intervençãoPsychosocial risksWork demands and resourcesWork burnoutIntervention planPsicossociologia das organizaçõesAviação civilSíndrome de burnoutEngagementPrevenção de riscosTrabalho de projetoO presente projeto pretendeu não só conhecer os fatores psicossociais (de risco e protetores) a que estão sujeitos os técnicos de Técnicos de Tráfego e Assistência em Escala (TTAEs) das áreas de passageiros e placa de uma empresa do setor da aviação, como ainda elaborar uma proposta de intervenção para a prevenção do Burnout e promoção do Engagement. Para tal, utilizou-se, como base teórica, o Modelo das Exigências e Recursos (JDR). O diagnóstico qualitativo incluiu análise documental, observação aos postos de trabalho e quinze entrevistas semiestruturadas com o intuito de identificar os fatores psicossociais mais críticos do trabalho, para os grupos em estudo. Posteriormente, o diagnóstico quantitativo consistiu na aplicação de um inventário aos TTAEs de passageiros (N=115) e outro aos TTAEs de placa (N=37) para identificação dos perigos psicossociais e fatores protetores. Realizaram-se ainda, correlações e regressões para compreender a relação entre os fatores psicossociais do trabalho e as consequências do mesmo, especialmente com o nível de Engagement e Burnout. Após a triangulação dos resultados, foram identificados os riscos psicossociais e priorizados para intervenção. Alguns dos riscos psicossociais mais críticos foram as exigências Pressão de tempo, Conflito trabalho/família, Quantitativas, Emocionais e a Tomada de Decisões Difíceis e os recursos Apoio Social dos Superiores e Reconhecimento. Exclusivamente para os TTAEs de passageiros as exigências para Esconder Emoções, Burocracia, Atenção e a Incivilidade, bem como o recurso Previsibilidade são riscos prioritários. Adotou-se uma abordagem multinível para o plano de intervenções, do qual constituem iniciativas quer para reduzir os riscos psicossociais, quer para promover os recursos do trabalho.The project aimed not only to assess the psychosocial work factors (risks and protective factors) of Passenger Agents and Ramp Agents working in the aviation sector but also to develop an intervention plan to reduce Work Burnout and promote Work Engagement. For this purpose, the project uses Job Demands-Resources Model (JDR) as its theoretical framework. The qualitative assessment included document analysis, observation, and fifteen semi-structured interviews in order to identify the most critical psychosocial factors of work for the groups in the study. Subsequently, the quantitative assessment consisted of applying one inventory for Passenger Agents (N=115) and another for Ramp Agents (N=37) to identify the psychosocial hazards and protective factors. Also, correlations and regressions were performed to understand the relationship between the psychosocial factors of work and its consequences, especially with the level of Engagement and Burnout. After all, the psychosocial risks were identified and prioritized for intervention. Some of the most critical psychosocial risks were demands such as Time Pressure, Work/Family Conflict, Quantitative, Emotional, difficulties in Decision Making, and the lack of two resources Superior’s Social Support and Recognition. Exclusively for Passenger Agents, demands such as Hiding Emotions, Bureaucracy, Attention, and Incivility, as well as the resource predictability are priority risks. Finally, concerning the intervention plan, the project adopted a multilevel approach meaning it recommends initiatives to reduce psychosocial risks and others to promote work resources.2021-04-20T00:00:00Z2019-10-21T00:00:00Z2019-10-212019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20475TID:202483096porGarcia, Rita Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:47.608270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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