Prática de ensino supervisionada e a abordagem interdisciplinar da educação sexual no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4543 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: proceder a uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e o terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, também, verificar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Para o alcance do primeiro objetivo, recorremos a materiais por nós elaborados ao longo dos estágios, a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas. Para alcançar o segundo objetivo, recorremos a autores de referência, nomeadamente ao nível da conceptualização da relevância da interdisciplinaridade na Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, de caráter qualitativo, com recurso ao inquérito por questionário e à observação naturalista. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado no local de estágio, a alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora. O Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, emanado pelo Ministério da Educação (2004) defende a ideia de que os alunos se apercebem da realidade como sendo globalizante, assumindo assim a importância da prática pedagógica interdisciplinar. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, o que evidencia que esta prática foi facilitadora das aprendizagens e que os alunos ficaram mais esclarecidos acerca da temática da Educação Sexual. |
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Prática de ensino supervisionada e a abordagem interdisciplinar da educação sexual no 1º ciclo do ensino básico1.º Ciclo do Ensino BásicoInterdisciplinaridadeEducação SexualPrática de Ensino SupervisionadaPrimary EducationInterdisciplinaritySexual EducationSupervised Teaching PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: proceder a uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e o terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, também, verificar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Para o alcance do primeiro objetivo, recorremos a materiais por nós elaborados ao longo dos estágios, a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas. Para alcançar o segundo objetivo, recorremos a autores de referência, nomeadamente ao nível da conceptualização da relevância da interdisciplinaridade na Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, de caráter qualitativo, com recurso ao inquérito por questionário e à observação naturalista. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado no local de estágio, a alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora. O Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, emanado pelo Ministério da Educação (2004) defende a ideia de que os alunos se apercebem da realidade como sendo globalizante, assumindo assim a importância da prática pedagógica interdisciplinar. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, o que evidencia que esta prática foi facilitadora das aprendizagens e que os alunos ficaram mais esclarecidos acerca da temática da Educação Sexual.This final internship report has two essential points to be highlighted: a critical reflection on the Supervised Teaching Practice held during the second and third semesters of the master’s degree in Preschool Education and Teaching in the Primary Education and also to verify whether the interdisciplinary teaching practice is a facilitator of learning in elementary schools, particularly with regard to the issue of Sexual Education. To achieve the first goal, we used the materials we developed during the internships, reference authors and legislation, in order to reflect on our practices. To achieve the second objective, we used the reference authors, particularly in terms of understanding the relevance of interdisciplinarity in Sexual Education. Empirically, we conducted a qualitative research on the practice itself, using the questionnaire survey and the naturalistic observation. The instrument, developed for the purpose was applied in the internship school, to students a 2nd year class of elementary school. The data obtained allow us to conclude that the interdisciplinary approach to Sexual Education is a facilitator of learning in elementary school, in agreement with the reference documents that hold this pedagogical practice as a facilitator. The elementary school program, emanated by the Ministry of Education (2004), supports the idea that students should be aware of reality as globalizing, thus taking on the importance of interdisciplinary teaching practice. Comparing the data obtained in the pre-test and post-test, we found change in the students previous ideas, which shows that this practice was a facilitator of learning and that students were more knowledgeable about the Sexual Education theme.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRocha, Joao Manuel De OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Carla Sofia Rodrigues2018-05-24T00:30:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4543TID:201237172porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:07.417516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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