Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pôla, Solange de Jesus Frescata
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12039
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) resulta da observação e intervenção em pré-escolar, numa sala heterogénea (3-6anos) e em 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 4ºano. Foi durante as aulas de Língua Materna que o gosto pelo tema do livro infantil se fez sentir. O livro infantil é um excelente recurso a ser utilizado tanto em pré-escolar como em 1ºCiclo, pois desenvolve o gosto pela leitura e dá a conhecer o código escrito. Autores como Ângela Balça e Fernando Azevedo defendem a importância do trabalho com o livro infantil. No decorrer das minhas práticas, fui trabalhando este tema e tentando aprender mais acerca da importância que o livro infantil pode ter na prática pedagógica e no desenvolvimento académico das crianças. Ao longo deste relatório está patente todo o trabalho que desenvolvi bem como as diversas formas que trabalhei e utilizei o livro infantil como recurso para as aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: work with the children's book in an educational context ### Abstract: The Report on Supervised Education (RSE) culminates in the observation and intervention on preschool, in a heterogeneous room (3-6 years old) and on a 4th grade class on 1st degree. It was during the class of Maternal Language that I found my interest on children’s books. The children's book is an excellent resource to be used both in preschool and in 1st degree, because it develops a taste for reading and also gives the written code a change to be known. Authors like Ângela Balça and Fernando Azevedo refer the importance of these kind of books. During my practices, I worked this theme and tried to learn more about how important children’s books can be in the pedagogical practice and academic development of children. Throughout this report it’s really evident all the work I developed in both contexts as well as the different ways I worked and used children’s books as a resource of learning.
id RCAP_c6809f9c4d2a4e3de2a71a9f3a8499cd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativoPré-escolar1º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaLivro infantilPreschool1 st cycle of basic educationSupervised teaching practiceChildren´s bookO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) resulta da observação e intervenção em pré-escolar, numa sala heterogénea (3-6anos) e em 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 4ºano. Foi durante as aulas de Língua Materna que o gosto pelo tema do livro infantil se fez sentir. O livro infantil é um excelente recurso a ser utilizado tanto em pré-escolar como em 1ºCiclo, pois desenvolve o gosto pela leitura e dá a conhecer o código escrito. Autores como Ângela Balça e Fernando Azevedo defendem a importância do trabalho com o livro infantil. No decorrer das minhas práticas, fui trabalhando este tema e tentando aprender mais acerca da importância que o livro infantil pode ter na prática pedagógica e no desenvolvimento académico das crianças. Ao longo deste relatório está patente todo o trabalho que desenvolvi bem como as diversas formas que trabalhei e utilizei o livro infantil como recurso para as aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: work with the children's book in an educational context ### Abstract: The Report on Supervised Education (RSE) culminates in the observation and intervention on preschool, in a heterogeneous room (3-6 years old) and on a 4th grade class on 1st degree. It was during the class of Maternal Language that I found my interest on children’s books. The children's book is an excellent resource to be used both in preschool and in 1st degree, because it develops a taste for reading and also gives the written code a change to be known. Authors like Ângela Balça and Fernando Azevedo refer the importance of these kind of books. During my practices, I worked this theme and tried to learn more about how important children’s books can be in the pedagogical practice and academic development of children. Throughout this report it’s really evident all the work I developed in both contexts as well as the different ways I worked and used children’s books as a resource of learning.Universidade de Évora2014-12-23T15:30:24Z2014-12-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12039http://hdl.handle.net/10174/12039TID:201233878porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosolange_xp@hotmail.com676Pôla, Solange de Jesus Frescatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:10.047683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
Pôla, Solange de Jesus Frescata
Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Livro infantil
Preschool
1 st cycle of basic education
Supervised teaching practice
Children´s book
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: o trabalho com o livro infantil em contexto educativo
author Pôla, Solange de Jesus Frescata
author_facet Pôla, Solange de Jesus Frescata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pôla, Solange de Jesus Frescata
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Livro infantil
Preschool
1 st cycle of basic education
Supervised teaching practice
Children´s book
topic Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Livro infantil
Preschool
1 st cycle of basic education
Supervised teaching practice
Children´s book
description O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) resulta da observação e intervenção em pré-escolar, numa sala heterogénea (3-6anos) e em 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 4ºano. Foi durante as aulas de Língua Materna que o gosto pelo tema do livro infantil se fez sentir. O livro infantil é um excelente recurso a ser utilizado tanto em pré-escolar como em 1ºCiclo, pois desenvolve o gosto pela leitura e dá a conhecer o código escrito. Autores como Ângela Balça e Fernando Azevedo defendem a importância do trabalho com o livro infantil. No decorrer das minhas práticas, fui trabalhando este tema e tentando aprender mais acerca da importância que o livro infantil pode ter na prática pedagógica e no desenvolvimento académico das crianças. Ao longo deste relatório está patente todo o trabalho que desenvolvi bem como as diversas formas que trabalhei e utilizei o livro infantil como recurso para as aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: work with the children's book in an educational context ### Abstract: The Report on Supervised Education (RSE) culminates in the observation and intervention on preschool, in a heterogeneous room (3-6 years old) and on a 4th grade class on 1st degree. It was during the class of Maternal Language that I found my interest on children’s books. The children's book is an excellent resource to be used both in preschool and in 1st degree, because it develops a taste for reading and also gives the written code a change to be known. Authors like Ângela Balça and Fernando Azevedo refer the importance of these kind of books. During my practices, I worked this theme and tried to learn more about how important children’s books can be in the pedagogical practice and academic development of children. Throughout this report it’s really evident all the work I developed in both contexts as well as the different ways I worked and used children’s books as a resource of learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23T15:30:24Z
2014-12-23
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12039
http://hdl.handle.net/10174/12039
TID:201233878
url http://hdl.handle.net/10174/12039
identifier_str_mv TID:201233878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
solange_xp@hotmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537105924096