Design thinking em processos de ensino contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7470 |
Resumo: | O ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_6a533687489baf0061d24e3644e77d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7470 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design thinking em processos de ensino contemporâneosDesign thinking in contemporary teaching processesDesignDesign thinkingTeaching-learningContemporaryEnsino-aprendizagemContemporaneidadeO ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem.ABSTRACT : Teaching has always appropriated concepts from antiquity to develop its pedagogical methods. Contemporary society has had changesin the social context and human interaction, the emergence of new technologies and the connected world has developed generations that need other forms of information, which are beyond traditional ones. This factor creates the need to develop new teaching methods, using new tools to improve pedagogical forms. The present work seeks to present Design Thinking as a method that helps to reflect on the current teaching scenario, presenting new approaches to be used in the classroom. To this end, it uses several scientific publications already validated and proven,drawing a parallel with the possible applications of methods in teaching.These encourage new content and complex interrelation ships of information among teachers, providing group problem solving and receiving feedback on the results obtained, allowing new teaching-learning processes.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMagro Júnior, José CarlosSilva, João Carlos Riccó Plácido da2021-03-02T16:20:28Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7470porMAGRO JÚNIOR, José Carlos ; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da (2020) - Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:00Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:59.378292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos Design thinking in contemporary teaching processes |
title |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
spellingShingle |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos Magro Júnior, José Carlos Design Design thinking Teaching-learning Contemporary Ensino-aprendizagem Contemporaneidade |
title_short |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
title_full |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
title_fullStr |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
title_sort |
Design thinking em processos de ensino contemporâneos |
author |
Magro Júnior, José Carlos |
author_facet |
Magro Júnior, José Carlos Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magro Júnior, José Carlos Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Design thinking Teaching-learning Contemporary Ensino-aprendizagem Contemporaneidade |
topic |
Design Design thinking Teaching-learning Contemporary Ensino-aprendizagem Contemporaneidade |
description |
O ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-02T16:20:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7470 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MAGRO JÚNIOR, José Carlos ; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da (2020) - Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130843955855360 |