Design thinking em processos de ensino contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magro Júnior, José Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7470
Resumo: O ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem.
id RCAP_6a533687489baf0061d24e3644e77d7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design thinking em processos de ensino contemporâneosDesign thinking in contemporary teaching processesDesignDesign thinkingTeaching-learningContemporaryEnsino-aprendizagemContemporaneidadeO ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem.ABSTRACT : Teaching has always appropriated concepts from antiquity to develop its pedagogical methods. Contemporary society has had changesin the social context and human interaction, the emergence of new technologies and the connected world has developed generations that need other forms of information, which are beyond traditional ones. This factor creates the need to develop new teaching methods, using new tools to improve pedagogical forms. The present work seeks to present Design Thinking as a method that helps to reflect on the current teaching scenario, presenting new approaches to be used in the classroom. To this end, it uses several scientific publications already validated and proven,drawing a parallel with the possible applications of methods in teaching.These encourage new content and complex interrelation ships of information among teachers, providing group problem solving and receiving feedback on the results obtained, allowing new teaching-learning processes.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMagro Júnior, José CarlosSilva, João Carlos Riccó Plácido da2021-03-02T16:20:28Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7470porMAGRO JÚNIOR, José Carlos ; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da (2020) - Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:00Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:59.378292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design thinking em processos de ensino contemporâneos
Design thinking in contemporary teaching processes
title Design thinking em processos de ensino contemporâneos
spellingShingle Design thinking em processos de ensino contemporâneos
Magro Júnior, José Carlos
Design
Design thinking
Teaching-learning
Contemporary
Ensino-aprendizagem
Contemporaneidade
title_short Design thinking em processos de ensino contemporâneos
title_full Design thinking em processos de ensino contemporâneos
title_fullStr Design thinking em processos de ensino contemporâneos
title_full_unstemmed Design thinking em processos de ensino contemporâneos
title_sort Design thinking em processos de ensino contemporâneos
author Magro Júnior, José Carlos
author_facet Magro Júnior, José Carlos
Silva, João Carlos Riccó Plácido da
author_role author
author2 Silva, João Carlos Riccó Plácido da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Magro Júnior, José Carlos
Silva, João Carlos Riccó Plácido da
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design thinking
Teaching-learning
Contemporary
Ensino-aprendizagem
Contemporaneidade
topic Design
Design thinking
Teaching-learning
Contemporary
Ensino-aprendizagem
Contemporaneidade
description O ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-02T16:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7470
url http://hdl.handle.net/10400.11/7470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MAGRO JÚNIOR, José Carlos ; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da (2020) - Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130843955855360