Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-14092023-080203/ |
Resumo: | A adoção de metodologias inovadoras no ambiente escolar vem crescendo nos últimos anos. O ensino de química ainda se conserva muitas vezes em uma abordagem tradicional e mecânica, sendo necessária a implementação de novas estratégias metodológicas para incentivar e motivar os alunos. Nesse sentido, o Design Thinking se apresenta como uma metodologia ativa inovadora a qual agrega o aluno como protagonista do conhecimento, despertando-o para a empatia, trabalho em grupo, criatividade e resolução de problemas complexos inerentes ao ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar as contribuições do Design Thinking para o ensino-aprendizagem de eletroquímica. A fundamentação teórica foi pautada em Freire, IDEO e D.SCHOOL. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório envolvendo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados aconteceram por meio da observação não-participante, entrevista não estruturada, grupo focal e ferramentas do Design Thinking: mapa de empatia, brainstorming e grade de captura de feedback. Desta forma, o presente estudo atingiu seus objetivos, e o produto educacional desenvolvido nesta pesquisa pode ser empregado como uma sequência didática no ensino de células galvânicas. Além disso, ele estimula os alunos a colaborar em equipe, tornar-se protagonista de seu próprio processo de aprendizado e contribuir para uma educação mais envolvente, significativa e eficaz. |
id |
USP_0f46088e3ee3c7bb0846b9f63f6bd60a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14092023-080203 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímicaDesign thinking in teaching galvanic cells: an approach with accessible and low cost materialsActive methodologiesChemistry teachingDesign thinkingDesign thinkingElectrochemistryEletroquímicaEnsino de químicaMetodologias ativasA adoção de metodologias inovadoras no ambiente escolar vem crescendo nos últimos anos. O ensino de química ainda se conserva muitas vezes em uma abordagem tradicional e mecânica, sendo necessária a implementação de novas estratégias metodológicas para incentivar e motivar os alunos. Nesse sentido, o Design Thinking se apresenta como uma metodologia ativa inovadora a qual agrega o aluno como protagonista do conhecimento, despertando-o para a empatia, trabalho em grupo, criatividade e resolução de problemas complexos inerentes ao ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar as contribuições do Design Thinking para o ensino-aprendizagem de eletroquímica. A fundamentação teórica foi pautada em Freire, IDEO e D.SCHOOL. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório envolvendo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados aconteceram por meio da observação não-participante, entrevista não estruturada, grupo focal e ferramentas do Design Thinking: mapa de empatia, brainstorming e grade de captura de feedback. Desta forma, o presente estudo atingiu seus objetivos, e o produto educacional desenvolvido nesta pesquisa pode ser empregado como uma sequência didática no ensino de células galvânicas. Além disso, ele estimula os alunos a colaborar em equipe, tornar-se protagonista de seu próprio processo de aprendizado e contribuir para uma educação mais envolvente, significativa e eficaz.The adoption of innovative methodologies in the school environment has grown in recent years. The teaching of chemistry is still often maintained in a traditional and mechanical approach, requiring the implementation of new methodological strategies to encourage and motivate students. In this sense, Design Thinking is an innovative active methodology that aggregates the student as the protagonist of knowledge, awakening him to empathy, group work, creativity, and solving complex problems inherent to teaching-learning-the present work aimed to identify and evaluate the contributions of Design Thinking to the teaching-learning of electrochemistry. The research methodology was developed within a qualitative exploratory approach involving a case study. Data collection instruments included non-participant observation, unstructured interviews, focus groups, and Design Thinking tools: empathy map, brainstorming, and feedback capture grid. In this way, the present study achieved its objectives, and the educational product developed in this research can be used as a didactic sequence in the teaching of galvanic cells. Furthermore, it encourages students to collaborate in teams, become protagonists of their own learning process, and contribute to a more engaging, meaningful, and effective education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVeiga, Márcia Andreia Mesquita Silva daMacedo, Isabela Rocha de2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-14092023-080203/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-18T12:34:49Zoai:teses.usp.br:tde-14092023-080203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-18T12:34:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica Design thinking in teaching galvanic cells: an approach with accessible and low cost materials |
title |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
spellingShingle |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica Macedo, Isabela Rocha de Active methodologies Chemistry teaching Design thinking Design thinking Electrochemistry Eletroquímica Ensino de química Metodologias ativas |
title_short |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
title_full |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
title_fullStr |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
title_full_unstemmed |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
title_sort |
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica |
author |
Macedo, Isabela Rocha de |
author_facet |
Macedo, Isabela Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga, Márcia Andreia Mesquita Silva da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Isabela Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active methodologies Chemistry teaching Design thinking Design thinking Electrochemistry Eletroquímica Ensino de química Metodologias ativas |
topic |
Active methodologies Chemistry teaching Design thinking Design thinking Electrochemistry Eletroquímica Ensino de química Metodologias ativas |
description |
A adoção de metodologias inovadoras no ambiente escolar vem crescendo nos últimos anos. O ensino de química ainda se conserva muitas vezes em uma abordagem tradicional e mecânica, sendo necessária a implementação de novas estratégias metodológicas para incentivar e motivar os alunos. Nesse sentido, o Design Thinking se apresenta como uma metodologia ativa inovadora a qual agrega o aluno como protagonista do conhecimento, despertando-o para a empatia, trabalho em grupo, criatividade e resolução de problemas complexos inerentes ao ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar as contribuições do Design Thinking para o ensino-aprendizagem de eletroquímica. A fundamentação teórica foi pautada em Freire, IDEO e D.SCHOOL. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório envolvendo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados aconteceram por meio da observação não-participante, entrevista não estruturada, grupo focal e ferramentas do Design Thinking: mapa de empatia, brainstorming e grade de captura de feedback. Desta forma, o presente estudo atingiu seus objetivos, e o produto educacional desenvolvido nesta pesquisa pode ser empregado como uma sequência didática no ensino de células galvânicas. Além disso, ele estimula os alunos a colaborar em equipe, tornar-se protagonista de seu próprio processo de aprendizado e contribuir para uma educação mais envolvente, significativa e eficaz. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-14092023-080203/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-14092023-080203/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256972638814208 |