Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freire,Cynthia de Jesus, Auto,Bruna de Sá Duarte, Vieira,Silmara Santos, Maciel,Tiago Perez Leitão, Pedrosa,Célia Maria Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172
Resumo: Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação do ensino híbrido com metodologias ativas para o treinamento de habilidades no ensino da avaliação na pós- graduação em Ensino na Saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos mestrandos (docentes e preceptores) do curso de pós-graduação em Ensino na Saúde sobre o treinamento de habilidades no ensino de avaliação do aluno. Trata-se de um estudo de caso único (instrumental, do tipo educacional e com abordagem mista) desenvolvido a partir de uma atividade prática oferecida para 20 pós-graduandos da disciplina de Avaliação no Ensino na Saúde. As metodologias ativas presenciais foram intercaladas com momentos de produção on-line. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário semiestruturado, o método de avaliação do treinamento de Kirkpatrick e o diário do professor. Os dados construídos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e à análise estatística. Apenas 20% dos pós-graduandos referiram conhecimento prévio em métodos de avaliação. Todos consideraram a estratégia utilizada adequada e relevante para o ensino do conteúdo proposto e relataram o uso do aprendizado em seu trabalho. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, demonstrou que uso de metodologias ativas permite solidificar o conteúdo almejado e aumentar a interação entre a equipe no meio acadêmico.
id RCAP_6a939539d4181396491e1f80f745c934
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702021000300172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de casoEducação na Pós-graduação em SaúdeEducação em SaúdeAvaliação em SaúdeAvaliação do EnsinoEstudo de Caso.Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação do ensino híbrido com metodologias ativas para o treinamento de habilidades no ensino da avaliação na pós- graduação em Ensino na Saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos mestrandos (docentes e preceptores) do curso de pós-graduação em Ensino na Saúde sobre o treinamento de habilidades no ensino de avaliação do aluno. Trata-se de um estudo de caso único (instrumental, do tipo educacional e com abordagem mista) desenvolvido a partir de uma atividade prática oferecida para 20 pós-graduandos da disciplina de Avaliação no Ensino na Saúde. As metodologias ativas presenciais foram intercaladas com momentos de produção on-line. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário semiestruturado, o método de avaliação do treinamento de Kirkpatrick e o diário do professor. Os dados construídos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e à análise estatística. Apenas 20% dos pós-graduandos referiram conhecimento prévio em métodos de avaliação. Todos consideraram a estratégia utilizada adequada e relevante para o ensino do conteúdo proposto e relataram o uso do aprendizado em seu trabalho. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, demonstrou que uso de metodologias ativas permite solidificar o conteúdo almejado e aumentar a interação entre a equipe no meio acadêmico.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172New Trends in Qualitative Research v.8 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa deFreire,Cynthia de JesusAuto,Bruna de Sá DuarteVieira,Silmara SantosMaciel,Tiago Perez LeitãoPedrosa,Célia Maria Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:08Zoai:scielo:S2184-77702021000300172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:34.698126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
title Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
spellingShingle Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Educação na Pós-graduação em Saúde
Educação em Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação do Ensino
Estudo de Caso.
title_short Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
title_full Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
title_fullStr Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
title_sort Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso
author Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
author_facet Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Freire,Cynthia de Jesus
Auto,Bruna de Sá Duarte
Vieira,Silmara Santos
Maciel,Tiago Perez Leitão
Pedrosa,Célia Maria Silva
author_role author
author2 Freire,Cynthia de Jesus
Auto,Bruna de Sá Duarte
Vieira,Silmara Santos
Maciel,Tiago Perez Leitão
Pedrosa,Célia Maria Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Freire,Cynthia de Jesus
Auto,Bruna de Sá Duarte
Vieira,Silmara Santos
Maciel,Tiago Perez Leitão
Pedrosa,Célia Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação na Pós-graduação em Saúde
Educação em Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação do Ensino
Estudo de Caso.
topic Educação na Pós-graduação em Saúde
Educação em Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação do Ensino
Estudo de Caso.
description Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação do ensino híbrido com metodologias ativas para o treinamento de habilidades no ensino da avaliação na pós- graduação em Ensino na Saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos mestrandos (docentes e preceptores) do curso de pós-graduação em Ensino na Saúde sobre o treinamento de habilidades no ensino de avaliação do aluno. Trata-se de um estudo de caso único (instrumental, do tipo educacional e com abordagem mista) desenvolvido a partir de uma atividade prática oferecida para 20 pós-graduandos da disciplina de Avaliação no Ensino na Saúde. As metodologias ativas presenciais foram intercaladas com momentos de produção on-line. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário semiestruturado, o método de avaliação do treinamento de Kirkpatrick e o diário do professor. Os dados construídos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e à análise estatística. Apenas 20% dos pós-graduandos referiram conhecimento prévio em métodos de avaliação. Todos consideraram a estratégia utilizada adequada e relevante para o ensino do conteúdo proposto e relataram o uso do aprendizado em seu trabalho. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, demonstrou que uso de metodologias ativas permite solidificar o conteúdo almejado e aumentar a interação entre a equipe no meio acadêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.8 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137409220214784