Imagem P?blica, Marketing e Comunica??o Institucional: Uma Abordagem Sociol?gica de Tr?s Conceitos Empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Maria Jo?o
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/231
Resumo: Este artigo prop?e uma reflex?o sociol?gica e cr?tica sobre conceitos/pr?ticas habitualmente tratados no ?mbito das ci?ncias empresariais ? ?imagem p?blica?, ?marketing? e ?comunica??o institucional? ? e que dizem respeito ? gest?o das rela??es que as organiza??es mant?m com os seus p?blicos. A an?lise desenvolvida questiona as dicotomias convencionais de p?blico/privado, economia/cultura, material/simb?lico e empresarial/institucional, procurando compreender como estes campos s?o transformados atrav?s da reflexividade generalizada ? cognitiva e est?tica ? das sociedades contempor?neas. A quest?o central do argumento que se segue ? a rela??o cada vez mais intensa, no cen?rio actual, entre a gest?o de rela??es econ?micas e a gest?o de rela??es simb?licas e culturais. A quest?o de partida ? a reconsidera??o da dualidade entre ci?ncias sociais e ci?ncias empresariais no quadro dos estudos sobre comunica??o. Seguidamente, aqueles tr?s conceitos ser?o pensados, do ponto de vista sociol?gico:as imagens p?blicas como representa??es da sociedade espectadora, o marketing como t?cnica de gest?o do social e, mais especificamente, a comunica??o institucional como gest?o empresarial dos mercados simb?licos.
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