Atitudes dos alunos do 2º Ciclo sobre a inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física: a influência do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Marta Alexandra Lapa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5901
Resumo: No momento atual a escola é represent ada com uma população cada vez mais heterogénea, o que revela um desafio na harmonização dos alunos principalmente aqueles que apresentam caraterísticas e necessidades especiais. Com o atual modelo de Educação, os alunos passam a maior parte do seu tempo c om os seus colegas, o que leva a que estes sejam uma parte fundamental no processo de in clusão na comunidade escolar e nas aulas de Educação Física. No presente estudo o objetivo passa por averiguar nas três dimensões em estudo (crenças comportamentais, no rmativas e de controlo), se o género influencia as atitudes dos alunos do 2º ciclo face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física. Neste caso contou - se com uma amostra de 604 alunos (N= 334 género feminino e N=270 género mascul ino ) , distribuídos pelo 2º ciclo com uma média de idades de 11.28 (±0,92). A recolha de dados concretizou - se pela aplicação do questionário AID – EF aos alunos do 2º ciclo. O tratamento estatístico foi realizado através do programa SPSS, recorrendo ao Tes te T Student. Com a recolha e o tratamento dos respetivos dados permite - nos concluir que para a primeira dimensão – crenças comportamentais favoráveis e desfavoráveis - não existe diferenças significativas entre géneros no que diz respeito às atitudes d os alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Para a segunda dimensão – crenças normativas – verifica - se o mesmo da dimensão anterior, ou seja, não existem diferenças significativas entre géneros no que respeita às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Da mesma forma é possível verificar a não existência de diferenças significativas entre géneros relativamente à ultima dimensão – cre nças de controlo, controlo interno e externo - no que diz respeito às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
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No presente estudo o objetivo passa por averiguar nas três dimensões em estudo (crenças comportamentais, no rmativas e de controlo), se o género influencia as atitudes dos alunos do 2º ciclo face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física. Neste caso contou - se com uma amostra de 604 alunos (N= 334 género feminino e N=270 género mascul ino ) , distribuídos pelo 2º ciclo com uma média de idades de 11.28 (±0,92). A recolha de dados concretizou - se pela aplicação do questionário AID – EF aos alunos do 2º ciclo. O tratamento estatístico foi realizado através do programa SPSS, recorrendo ao Tes te T Student. Com a recolha e o tratamento dos respetivos dados permite - nos concluir que para a primeira dimensão – crenças comportamentais favoráveis e desfavoráveis - não existe diferenças significativas entre géneros no que diz respeito às atitudes d os alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Para a segunda dimensão – crenças normativas – verifica - se o mesmo da dimensão anterior, ou seja, não existem diferenças significativas entre géneros no que respeita às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Da mesma forma é possível verificar a não existência de diferenças significativas entre géneros relativamente à ultima dimensão – cre nças de controlo, controlo interno e externo - no que diz respeito às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.At the moment school is represented by an increasingly heterogeneous population , which reveals a challenge in matching the students especially those who have special needs and characteristics . With the current model of education , students spend most of their time with their peers , which means these are a key part in the process of inclusion in the school community and Physical Education classes . In the present study aimed to find out in the three dimensions under study (behavioral, normative and control beliefs), if gender influences the attitudes of students in the 2nd cycle due to the inclusion of peers with disabilities in physical education classes. In this case we had a sample of 604 stu dents (N = 334 N = 270 female and male gender), distributed by the 2nd cycle with an average age of ( 11:28± 0.92). Data collection became a reality by applying the questionnaire AID - EF students from the 2nd cycle. Statistical analysis was performed with SPSS, using the Student t test. With the collection and processing of data allows us to conclude that the first dimension - favorable and unfavorable behavioral beliefs - there is no significant gender differences with regard to the attitudes of students without disabilities towards inclusion of students with disabilities in Physical Education classes . For the second dimension - normative beliefs - there is the same as the previous dimension , that is , there are no significant gender differences with regard to the attitudes of students without disabilities towards inclusion of students with disabilities in Physical Education classes. Likewise it’ s not possible to verify the existence of significant differences between genders regarding the last dimen sion – control beliefs , internal and external control - with regard to the attitudes of students without disabilities towards inclusion of students with disabilities in Physical Education.2015-01-05T12:16:24Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5901TID:201269902porViegas, Marta Alexandra Lapainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:25.577970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description No momento atual a escola é represent ada com uma população cada vez mais heterogénea, o que revela um desafio na harmonização dos alunos principalmente aqueles que apresentam caraterísticas e necessidades especiais. Com o atual modelo de Educação, os alunos passam a maior parte do seu tempo c om os seus colegas, o que leva a que estes sejam uma parte fundamental no processo de in clusão na comunidade escolar e nas aulas de Educação Física. No presente estudo o objetivo passa por averiguar nas três dimensões em estudo (crenças comportamentais, no rmativas e de controlo), se o género influencia as atitudes dos alunos do 2º ciclo face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física. Neste caso contou - se com uma amostra de 604 alunos (N= 334 género feminino e N=270 género mascul ino ) , distribuídos pelo 2º ciclo com uma média de idades de 11.28 (±0,92). A recolha de dados concretizou - se pela aplicação do questionário AID – EF aos alunos do 2º ciclo. O tratamento estatístico foi realizado através do programa SPSS, recorrendo ao Tes te T Student. Com a recolha e o tratamento dos respetivos dados permite - nos concluir que para a primeira dimensão – crenças comportamentais favoráveis e desfavoráveis - não existe diferenças significativas entre géneros no que diz respeito às atitudes d os alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Para a segunda dimensão – crenças normativas – verifica - se o mesmo da dimensão anterior, ou seja, não existem diferenças significativas entre géneros no que respeita às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Da mesma forma é possível verificar a não existência de diferenças significativas entre géneros relativamente à ultima dimensão – cre nças de controlo, controlo interno e externo - no que diz respeito às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
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