As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiências nas aulas de Educação Física: as estratégias competitivas centradas nos objectivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6148 |
Resumo: | Objectivo: O presente estudo intitula-se “As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física - as estratégias competitivas centradas nos objectivos” e tem como objectivo analisar a correlação existente entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças comportamentais (favoráveis e desfavoráveis), as crenças normativas e as crenças de controlo (interno e externo) dos alunos ditos normais em relação aos seus pares com deficiência. Metodologia: A amostra é constituída por 2094 alunos (1020 do género masculino e 1074 do género feminino), distribuídos por doze escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal, que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários, o AID-EF (Leitão, 2014), que é um meio de avaliação das atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física e o ESCOOP (Leitão, 2014), que é uma escala de competição/cooperação e ambos foram preenchidos de acordo com a escala de Likert, a qual é composta por seis parâmetros de “1” a “6”. Relativamente aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva dos dados obtidos e posteriormente uma análise inferencial, utilizando-se o teste de correlação de Pearson, através do programa estatístico SPSS. Resultados: Os resultados indicam que há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos com as crenças comportamentais favoráveis, com as crenças comportamentais desfavoráveis, com as crenças normativas e com as crenças de controlo externo. No entanto, não há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças de controlo interno. O grau de correlação entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e cada uma das crenças referidas é muito fraca. Conclusões: O estudo revela que as correlações positivas indicam que as crenças se constituem como um factor influente nas atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de E.F., contudo, o grau de correlação sugere que essa influência não é determinante sob as atitudes dos mesmos. |
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As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiências nas aulas de Educação Física: as estratégias competitivas centradas nos objectivosEDUCAÇÃO FÍSICAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOINCLUSÃO ESCOLARATITUDESCRENÇASESTRATÉGIAS COMPETITIVASALUNOSDESPORTOPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONATTITUDESBELIEFSCOMPETITIVE STRATEGIESSTUDENTSSPORTObjectivo: O presente estudo intitula-se “As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física - as estratégias competitivas centradas nos objectivos” e tem como objectivo analisar a correlação existente entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças comportamentais (favoráveis e desfavoráveis), as crenças normativas e as crenças de controlo (interno e externo) dos alunos ditos normais em relação aos seus pares com deficiência. Metodologia: A amostra é constituída por 2094 alunos (1020 do género masculino e 1074 do género feminino), distribuídos por doze escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal, que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários, o AID-EF (Leitão, 2014), que é um meio de avaliação das atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física e o ESCOOP (Leitão, 2014), que é uma escala de competição/cooperação e ambos foram preenchidos de acordo com a escala de Likert, a qual é composta por seis parâmetros de “1” a “6”. Relativamente aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva dos dados obtidos e posteriormente uma análise inferencial, utilizando-se o teste de correlação de Pearson, através do programa estatístico SPSS. Resultados: Os resultados indicam que há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos com as crenças comportamentais favoráveis, com as crenças comportamentais desfavoráveis, com as crenças normativas e com as crenças de controlo externo. No entanto, não há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças de controlo interno. O grau de correlação entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e cada uma das crenças referidas é muito fraca. Conclusões: O estudo revela que as correlações positivas indicam que as crenças se constituem como um factor influente nas atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de E.F., contudo, o grau de correlação sugere que essa influência não é determinante sob as atitudes dos mesmos.Objective: This study is entitled "The attitudes of students towards the inclusion of peers with disabilities in Physical Education (PE) classes - competitive strategies focused on objectives" and aims to analyze the correlation between the competitive strategies focused on objectives and behavioral beliefs (favorable and unfavorable), normative beliefs and control beliefs (internal and external) of the students in relation to their peers with disabilities. Methodology: The sample is consisted of 2094 students (1020 males and 1074 females), distributed by twelve schools in the districts of Lisbon and Setúbal, attending the primary and secondary levels, with ages ranging from 9 and 21 years old. The data were collected using two questionnaires, the AID-EF (Leitão, 2014), which is a means assessment of students' attitudes towards the inclusion of peers with disabilities in Physical Education (PE) classes and the ESCOOP (Leitão, 2014), which is a scale competition/cooperation and both were filled according to the Likert scale, which is composed of six parameters from "1" to "6". On statistical procedures, there was a descriptive analysis of the data obtained and then an inferential analysis, using the Pearson correlation test, through SPSS statistical software. Results: The results indicate that there is a positive correlation between the competitive strategies focused on objectives with favorable behavioral beliefs, with unfavorable behavioral beliefs, with normative beliefs and with external control beliefs. However, there is a positive correlation between the competitive strategies focused on objectives and internal control beliefs. The degree of correlation between the competitive strategies focused on objectives and each of these beliefs is very weak. Conclusions: The study shows that the positive correlations indicate that beliefs are constituted as an influential factor in the attitudes of students towards the inclusion of peers with disabilities in PE classes, however, the degree of correlation suggests that this influence is not decisive about their attitudes.2015-03-13T14:50:01Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6148TID:201269724porLeitão, Filipa Andreia Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:13.340215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Objectivo: O presente estudo intitula-se “As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física - as estratégias competitivas centradas nos objectivos” e tem como objectivo analisar a correlação existente entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças comportamentais (favoráveis e desfavoráveis), as crenças normativas e as crenças de controlo (interno e externo) dos alunos ditos normais em relação aos seus pares com deficiência. Metodologia: A amostra é constituída por 2094 alunos (1020 do género masculino e 1074 do género feminino), distribuídos por doze escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal, que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários, o AID-EF (Leitão, 2014), que é um meio de avaliação das atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física e o ESCOOP (Leitão, 2014), que é uma escala de competição/cooperação e ambos foram preenchidos de acordo com a escala de Likert, a qual é composta por seis parâmetros de “1” a “6”. Relativamente aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva dos dados obtidos e posteriormente uma análise inferencial, utilizando-se o teste de correlação de Pearson, através do programa estatístico SPSS. Resultados: Os resultados indicam que há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos com as crenças comportamentais favoráveis, com as crenças comportamentais desfavoráveis, com as crenças normativas e com as crenças de controlo externo. No entanto, não há uma correlação positiva entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e as crenças de controlo interno. O grau de correlação entre as estratégias competitivas centradas nos objectivos e cada uma das crenças referidas é muito fraca. Conclusões: O estudo revela que as correlações positivas indicam que as crenças se constituem como um factor influente nas atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de E.F., contudo, o grau de correlação sugere que essa influência não é determinante sob as atitudes dos mesmos. |
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