À descoberta da escrita em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adriana Sofia Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9490
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar
id RCAP_6ab9ea5e8f2165f4976dded15d885fb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta da escrita em idade pré-escolarEmergência da escritaAmbiente educativoMotivaçãoFuncionalidade da escritaEscritaLeituraEarly skillsEducational environmentMotivationReadWriteWriting functionalityWriting conventionsRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolarA aprendizagem da linguagem escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo do ensino básico e trata-se de uma aprendizagem não formal. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que deem resposta a esta problemática, através de um conjunto de estratégias que enriquecem os ambientes educativos ao nível de materiais de escrita e de práticas promotoras do desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a funcionalidade e convenções da linguagem escrita e do prazer e motivação para ler e escrever. Numa primeira fase, avaliou-se o ambiente educativo no que refere à existência e qualidade de materiais de escrita e de escritos, bem como às necessidades do grupo em relação a esta problemática. Numa segunda fase, foram implementadas diversas estratégias em que as suas dinâmicas centraram- se na compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita e no aumento do prazer e motivação para ler e escrever. Após esta intervenção, os resultados revelam um aumento de aprendizagens por parte das crianças do grupo relativamente à linguagem escrita. O estudo realizado indica que a organização de um ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potencia as aprendizagens do grupo. Para além disso, também as estratégias implementadas como resposta às necessidades do grupo no que diz respeito à compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita, elevaram as competências das crianças o que se traduziu num aumento significativo do prazer e motivação para ler e escrever.ABSTRACT The learning of written language begins well before entering the first cycle of basic education and it is non-formal learning. The present study aims to contribute to the development of strategies that respond to this problem, through a set of strategies that enrich the educational environments at the level of writing materials and practices promoting the development of learning related to language functionality and writing conventions and pleasure and motivation to read and write. In a first phase, the educational environment was evaluated regarding the availability and quality of writing and writing materials, as well as the needs of the group in relation to this issue. In a second phase, several strategies were implemented focused on comprehension of functionality and writing conventions and the increase of pleasure and motivation to read and write. After this intervention, the results reveal an increase of learning by the children of the group relative to written language. The study indicates that the organization of an educational environment rich in writing materials and writing, strengthens the group's learning. In addition, the strategies implemented in response to the needs of the group regarding the understanding of functionality and conventions of writing, raised the children's skills which translated into a significant increase in pleasure and motivation to read and write.Rosa, ManuelaRCIPLDias, Adriana Sofia Pinto2019-02-13T14:03:09Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9490TID:202026876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.324509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta da escrita em idade pré-escolar
title À descoberta da escrita em idade pré-escolar
spellingShingle À descoberta da escrita em idade pré-escolar
Dias, Adriana Sofia Pinto
Emergência da escrita
Ambiente educativo
Motivação
Funcionalidade da escrita
Escrita
Leitura
Early skills
Educational environment
Motivation
Read
Write
Writing functionality
Writing conventions
title_short À descoberta da escrita em idade pré-escolar
title_full À descoberta da escrita em idade pré-escolar
title_fullStr À descoberta da escrita em idade pré-escolar
title_full_unstemmed À descoberta da escrita em idade pré-escolar
title_sort À descoberta da escrita em idade pré-escolar
author Dias, Adriana Sofia Pinto
author_facet Dias, Adriana Sofia Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Adriana Sofia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Emergência da escrita
Ambiente educativo
Motivação
Funcionalidade da escrita
Escrita
Leitura
Early skills
Educational environment
Motivation
Read
Write
Writing functionality
Writing conventions
topic Emergência da escrita
Ambiente educativo
Motivação
Funcionalidade da escrita
Escrita
Leitura
Early skills
Educational environment
Motivation
Read
Write
Writing functionality
Writing conventions
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-13T14:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9490
TID:202026876
url http://hdl.handle.net/10400.21/9490
identifier_str_mv TID:202026876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443913678848