A escrita ao serviço da cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1593 |
Resumo: | Esta investigação, enquadrada na Prática de Ensino Supervisionada II, foi desenvolvida numa turma de sexto ano, na disciplina de Português, tendo como objetivo promover o gosto pela escrita através da redação de textos relacionados com a cidadania. O grupo em estudo demonstrou, inúmeras vezes, pouco interesse na realização de tarefas de escrita, independentemente da tipologia textual ou do tema abordado; por essa razão, procurou-se descobrir os interesses da turma e elaboraram-se tarefas com o propósito de propiciar momentos positivos de escrita. Neste sentido, ao longo de nove semanas, pesquisaram-se e selecionaram-se textos e criaram-se tarefas, de modo a promover a escrita posteriormente, durante três semanas, procedeu-se à sua dinamização. Considerando as preferências da turma, selecionaram-se, intencionalmente, textos não literários, a maioria, integrados na parte B das provas de aferição de Português do 6º ano, de anos anteriores. Esta decisão, além de permitir a elaboração de atividades de prática e desenvolvimento da escrita, em articulação com o Programa de Português do Ensino Básico (2009), ajudou na preparação para a prova que realizariam brevemente. De modo a balizar o estudo, definiram-se alguns objetivos, designadamente, i) valorizar a importância da escrita como meio de divulgação de problemas sociais; ii) aliar os interesses dos alunos pelos problemas sociais à produção escrita; iii) desenvolver o gosto da escrita como meio de comunicação com a sociedade: alertar, divulgar e sensibilizar. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados: registo fotográfico, observação participativa, notas de campo, inquérito por questionário e outros documentos. De uma forma geral, e sem pretender generalizar os resultados, concluiu-se que os alunos, no decorrer do estudo, estavam efetivamente motivados para as atividades e para a realização das tarefas de escrita desenvolvidas na sala de aula. O empenho e o interesse da turma pelas tarefas de escrita foram notáveis e, por isso, esta investigação poderá servir de apoio a outras investigações relacionadas, para melhorar as capacidades de escrita dos alunos, através da motivação. |
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Esta investigação, enquadrada na Prática de Ensino Supervisionada II, foi desenvolvida numa turma de sexto ano, na disciplina de Português, tendo como objetivo promover o gosto pela escrita através da redação de textos relacionados com a cidadania. O grupo em estudo demonstrou, inúmeras vezes, pouco interesse na realização de tarefas de escrita, independentemente da tipologia textual ou do tema abordado; por essa razão, procurou-se descobrir os interesses da turma e elaboraram-se tarefas com o propósito de propiciar momentos positivos de escrita. Neste sentido, ao longo de nove semanas, pesquisaram-se e selecionaram-se textos e criaram-se tarefas, de modo a promover a escrita posteriormente, durante três semanas, procedeu-se à sua dinamização. Considerando as preferências da turma, selecionaram-se, intencionalmente, textos não literários, a maioria, integrados na parte B das provas de aferição de Português do 6º ano, de anos anteriores. Esta decisão, além de permitir a elaboração de atividades de prática e desenvolvimento da escrita, em articulação com o Programa de Português do Ensino Básico (2009), ajudou na preparação para a prova que realizariam brevemente. De modo a balizar o estudo, definiram-se alguns objetivos, designadamente, i) valorizar a importância da escrita como meio de divulgação de problemas sociais; ii) aliar os interesses dos alunos pelos problemas sociais à produção escrita; iii) desenvolver o gosto da escrita como meio de comunicação com a sociedade: alertar, divulgar e sensibilizar. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados: registo fotográfico, observação participativa, notas de campo, inquérito por questionário e outros documentos. De uma forma geral, e sem pretender generalizar os resultados, concluiu-se que os alunos, no decorrer do estudo, estavam efetivamente motivados para as atividades e para a realização das tarefas de escrita desenvolvidas na sala de aula. O empenho e o interesse da turma pelas tarefas de escrita foram notáveis e, por isso, esta investigação poderá servir de apoio a outras investigações relacionadas, para melhorar as capacidades de escrita dos alunos, através da motivação. |
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