O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10922 |
Resumo: | Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
id |
RCAP_6abf42f126a73f8c3e73440f3dbeaed7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividadeTécnica de dança contemporânea e modernaProcesso criativoFerramenta de composiçãoCriatividadeContemporary and modern dance techniqueCreative processCreativityRelatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Na formação de um estudante do ensino artístico especializado de dança, esperase que este tenha a maior abrangência possível de aprendizagens, onde haja o estímulo em diferentes aspetos, tanto na aula de técnica de dança como na criatividade do aluno, sempre com vista a que este seja capaz de resolver qualquer proposta criativa ao longo do seu percurso. O Ginasiano Escola de Dança tem desde cedo o objetivo de oferecer este estímulo à criatividade nas diferentes áreas, aos seus alunos, seja na disciplina de Expressão Criativa seja na disciplina de Práticas Complementares de Dança, com um foco intensivo nas diversas linguagens técnicas a que os seus alunos também têm acesso. Desta forma, são vários os autores que defendem um ensino que estimule e integre as ferramentas de composição, no contexto das aulas de técnica de dança, possibilitando ao aluno desenvolver simultaneamente as suas capacidades técnicas e artísticas, estímulo essencial da criatividade. Assim, torna-se imperativo o desenvolvimento de um trabalho forte e diversificado na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna e, no mesmo espaço de aula, o desenvolvimento de um trabalho por onde passe o processo criativo, através de diferentes Métodos e Processos de Criação Coreográfica, que possibilitem ao aluno a análise do seu próprio movimento utilizando Ferramentas de Composição. Para isso, procura-se que o aluno usufrua das suas capacidades técnicas para a resposta de propostas criativas e, pensando no contexto profissional, para a construção de trabalhos coreográficos. O presente Relatório Final de Estágio apresenta um processo de investigaçãoação onde foram questionados aspetos relacionados com a Técnica de Dança e o estímulo à Criatividade. O objetivo principal desta investigação aponta o estímulo da Criatividade dos alunos, através do uso da manipulação como Ferramenta de Composição Coregráfica, no ensino paralelo na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna, de forma a promover o melhoramento das capacidades técnicas, no contexto do Curso Básico do 4º ano do Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo de 2018/2019.ABSTRACT - In the formation of a student's dance artistic education, it is expected to exist the greatest possible coverage of learning, where there should be stimulus in different aspects, both in dance technique classes as well as in students’ creativity, always with the purpose to make students able to solve any creative proposal along his path. The Ginasiano Dance School gives, since the very beginning, to their students, this incentive to creativity in different areas, either in the subject of Creative Expression as well as in the subject of Practice Dance Complementary with an intensive focus on different technical languages. Thus, there are several authors who advocate a teaching that stimulates and integrates the composition tools, in the context of dance technique classes, allowing the student to simultaneously develop their technical and artistic skills, which is an essential stimulus of creativity. Therefore, the development of a strong and diversified work in the Contemporary and Modern Dance Technique Class is imperative and, in the same classroom, the development of a work through which the creative process passes through different Methods and Ways Choreographic Creation, which allows students to analyze their own movement using Composition Tools. For this, it is intended that the student uses their technical skills to respond to creative proposals and, thinking in the professional context, for the construction of choreographic works. This Final Internship Report presents an action research process in which aspects related to Dance Technique and the stimulation of creativity were questioned. The main goal of this investigation is to stimulate the creativity of the students, through the use of manipulation such as a Tool of Choreographic Composition, in the parallel teaching in the Contemporary and Modern Dance Technique class, in order to promote the improvement of the technical capacities, in the context of the Basic Course-fourth year, in the Ginasiano Dance school, during the school year 2018/2019.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaSilva, MadalenaRCIPLLobo, Isabel2019-12-30T17:03:56Z2019-11-122019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10922TID:202328538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:16.557847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
title |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
spellingShingle |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade Lobo, Isabel Técnica de dança contemporânea e moderna Processo criativo Ferramenta de composição Criatividade Contemporary and modern dance technique Creative process Creativity |
title_short |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
title_full |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
title_fullStr |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
title_full_unstemmed |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
title_sort |
O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade |
author |
Lobo, Isabel |
author_facet |
Lobo, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Madalena RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança contemporânea e moderna Processo criativo Ferramenta de composição Criatividade Contemporary and modern dance technique Creative process Creativity |
topic |
Técnica de dança contemporânea e moderna Processo criativo Ferramenta de composição Criatividade Contemporary and modern dance technique Creative process Creativity |
description |
Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30T17:03:56Z 2019-11-12 2019-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10922 TID:202328538 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10922 |
identifier_str_mv |
TID:202328538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459004784640 |