O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10922
Resumo: Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_6abf42f126a73f8c3e73440f3dbeaed7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividadeTécnica de dança contemporânea e modernaProcesso criativoFerramenta de composiçãoCriatividadeContemporary and modern dance techniqueCreative processCreativityRelatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Na formação de um estudante do ensino artístico especializado de dança, esperase que este tenha a maior abrangência possível de aprendizagens, onde haja o estímulo em diferentes aspetos, tanto na aula de técnica de dança como na criatividade do aluno, sempre com vista a que este seja capaz de resolver qualquer proposta criativa ao longo do seu percurso. O Ginasiano Escola de Dança tem desde cedo o objetivo de oferecer este estímulo à criatividade nas diferentes áreas, aos seus alunos, seja na disciplina de Expressão Criativa seja na disciplina de Práticas Complementares de Dança, com um foco intensivo nas diversas linguagens técnicas a que os seus alunos também têm acesso. Desta forma, são vários os autores que defendem um ensino que estimule e integre as ferramentas de composição, no contexto das aulas de técnica de dança, possibilitando ao aluno desenvolver simultaneamente as suas capacidades técnicas e artísticas, estímulo essencial da criatividade. Assim, torna-se imperativo o desenvolvimento de um trabalho forte e diversificado na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna e, no mesmo espaço de aula, o desenvolvimento de um trabalho por onde passe o processo criativo, através de diferentes Métodos e Processos de Criação Coreográfica, que possibilitem ao aluno a análise do seu próprio movimento utilizando Ferramentas de Composição. Para isso, procura-se que o aluno usufrua das suas capacidades técnicas para a resposta de propostas criativas e, pensando no contexto profissional, para a construção de trabalhos coreográficos. O presente Relatório Final de Estágio apresenta um processo de investigaçãoação onde foram questionados aspetos relacionados com a Técnica de Dança e o estímulo à Criatividade. O objetivo principal desta investigação aponta o estímulo da Criatividade dos alunos, através do uso da manipulação como Ferramenta de Composição Coregráfica, no ensino paralelo na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna, de forma a promover o melhoramento das capacidades técnicas, no contexto do Curso Básico do 4º ano do Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo de 2018/2019.ABSTRACT - In the formation of a student's dance artistic education, it is expected to exist the greatest possible coverage of learning, where there should be stimulus in different aspects, both in dance technique classes as well as in students’ creativity, always with the purpose to make students able to solve any creative proposal along his path. The Ginasiano Dance School gives, since the very beginning, to their students, this incentive to creativity in different areas, either in the subject of Creative Expression as well as in the subject of Practice Dance Complementary with an intensive focus on different technical languages. Thus, there are several authors who advocate a teaching that stimulates and integrates the composition tools, in the context of dance technique classes, allowing the student to simultaneously develop their technical and artistic skills, which is an essential stimulus of creativity. Therefore, the development of a strong and diversified work in the Contemporary and Modern Dance Technique Class is imperative and, in the same classroom, the development of a work through which the creative process passes through different Methods and Ways Choreographic Creation, which allows students to analyze their own movement using Composition Tools. For this, it is intended that the student uses their technical skills to respond to creative proposals and, thinking in the professional context, for the construction of choreographic works. This Final Internship Report presents an action research process in which aspects related to Dance Technique and the stimulation of creativity were questioned. The main goal of this investigation is to stimulate the creativity of the students, through the use of manipulation such as a Tool of Choreographic Composition, in the parallel teaching in the Contemporary and Modern Dance Technique class, in order to promote the improvement of the technical capacities, in the context of the Basic Course-fourth year, in the Ginasiano Dance school, during the school year 2018/2019.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaSilva, MadalenaRCIPLLobo, Isabel2019-12-30T17:03:56Z2019-11-122019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10922TID:202328538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:16.557847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
title O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
spellingShingle O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
Lobo, Isabel
Técnica de dança contemporânea e moderna
Processo criativo
Ferramenta de composição
Criatividade
Contemporary and modern dance technique
Creative process
Creativity
title_short O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
title_full O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
title_fullStr O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
title_full_unstemmed O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
title_sort O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividade
author Lobo, Isabel
author_facet Lobo, Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Madalena
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea e moderna
Processo criativo
Ferramenta de composição
Criatividade
Contemporary and modern dance technique
Creative process
Creativity
topic Técnica de dança contemporânea e moderna
Processo criativo
Ferramenta de composição
Criatividade
Contemporary and modern dance technique
Creative process
Creativity
description Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T17:03:56Z
2019-11-12
2019-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10922
TID:202328538
url http://hdl.handle.net/10400.21/10922
identifier_str_mv TID:202328538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459004784640