O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10132
Resumo: O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sob orientação dos professores Pedro Silva (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Lurdes Carneiro (cooperante). Por outro lado, este relatório abarca também um projeto de investigação intitulado “O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência”, realizado junto de alunos de fagote do curso instrumentista de sopros e percussão do ensino profissional, de modo a criar ferramentas pedagógicas de apoio ao estudo do contrafagote e ajudar o estudo dos alunos com sugestões de exercícios com base em excertos orquestrais. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 3 alunos do 10º ao 12º ano do curso instrumentista de sopros e percussão; assim como um inquérito a alunos de fagote. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização dos excertos orquestrais com base em exercícios é exequível mesmo em alunos que estejam ainda numa fase inicial de abordagem ao instrumento, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para uma melhor qualidade da performance dos alunos.
id RCAP_6ac592570d83c88ca3873b8b5d1e7dc2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referênciaFagoteContrafagoteExcertos orquestraisMotivaçãoBassoonContrabassoonOrchestral excerptsMotivationO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sob orientação dos professores Pedro Silva (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Lurdes Carneiro (cooperante). Por outro lado, este relatório abarca também um projeto de investigação intitulado “O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência”, realizado junto de alunos de fagote do curso instrumentista de sopros e percussão do ensino profissional, de modo a criar ferramentas pedagógicas de apoio ao estudo do contrafagote e ajudar o estudo dos alunos com sugestões de exercícios com base em excertos orquestrais. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 3 alunos do 10º ao 12º ano do curso instrumentista de sopros e percussão; assim como um inquérito a alunos de fagote. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização dos excertos orquestrais com base em exercícios é exequível mesmo em alunos que estejam ainda numa fase inicial de abordagem ao instrumento, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para uma melhor qualidade da performance dos alunos.The present work consists of an internship report developed in the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) and the Escola Superior de Educação (ESE) at Porto Polytechnic Institute. It intends to be a reflective report about my pedagogical practice at ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, under the teachers guidance of Pedro Silva (supervisor), Sofia Lourenço (cotutor) and Lurdes Carneiro (co-supervisor). On the other hand, this report also includes a research project entitled "The contrabassoon study in secondary education: pedagogical suggestions for the orchestral excerpts preparation", Carried out with wind instrument bassoon students and the vocational education percussion course, in order to create pedagogical tools to support the bassoon study and to help the students with suggestions based on orchestral excerpts exercises. Starting from a methodological approach under the action-research perspective, tests were carried out in a classroom context with 3 wind and percussion instrumentalist course students from the 10th to the 12th year; as well as a teacher and a bassoon student survey. After the respective data collection, a qualitative and quantitative analysis was carried out. It was possible to conclude that the orchestral excerpts performance based on exercises is doable even in students who are still in an initial instrument phase approach, developing the necessary competences to create future conditions for a better quality of students performance.Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria daFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daCarneiro, LurdesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Cristina Manuela Ribeiro2017-07-25T17:59:55Z2017-07-112017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10132TID:201719754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.405993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
title O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
spellingShingle O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro
Fagote
Contrafagote
Excertos orquestrais
Motivação
Bassoon
Contrabassoon
Orchestral excerpts
Motivation
title_short O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
title_full O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
title_fullStr O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
title_full_unstemmed O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
title_sort O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência
author Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro
author_facet Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Carneiro, Lurdes
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Fagote
Contrafagote
Excertos orquestrais
Motivação
Bassoon
Contrabassoon
Orchestral excerpts
Motivation
topic Fagote
Contrafagote
Excertos orquestrais
Motivação
Bassoon
Contrabassoon
Orchestral excerpts
Motivation
description O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sob orientação dos professores Pedro Silva (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Lurdes Carneiro (cooperante). Por outro lado, este relatório abarca também um projeto de investigação intitulado “O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência”, realizado junto de alunos de fagote do curso instrumentista de sopros e percussão do ensino profissional, de modo a criar ferramentas pedagógicas de apoio ao estudo do contrafagote e ajudar o estudo dos alunos com sugestões de exercícios com base em excertos orquestrais. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 3 alunos do 10º ao 12º ano do curso instrumentista de sopros e percussão; assim como um inquérito a alunos de fagote. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização dos excertos orquestrais com base em exercícios é exequível mesmo em alunos que estejam ainda numa fase inicial de abordagem ao instrumento, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para uma melhor qualidade da performance dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25T17:59:55Z
2017-07-11
2017-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10132
TID:201719754
url http://hdl.handle.net/10400.22/10132
identifier_str_mv TID:201719754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472626450432