Excertos orquestrais para viola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35983 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão Final do Mestrado Profissional em Música, na área de interpretação e criação musical, contém um memorial, um artigo, um produto final e relatórios das práticas profissionais supervisionadas. Neste memorial busquei descrever a minha trajetória acadêmica e profissional, desde o início da minha formação musical até o meu ingresso no mestrado. No artigo que foi publicado na edição n.01 do jornal da Associação Brasileira de Violistas em dezembro de 2021, apresento dados sobre possíveis desafios técnicos e musicais de quatro excertos orquestrais para viola. Além disso, realizo uma análise de dados que objetivam identificar e propor possíveis ferramentas que facilitem o estudo desses desafios. Os dados foram coletados em entrevistas com violistas profissionais e os trechos foram selecionados a partir de editais de concursos de orquestras profissionais brasileiras. O produto final é fruto e continuação das minhas pesquisas realizadas para o artigo, no qual apresento o resultado de um apanhado de estratégias destinados a estudantes e profissionais da área, contribuindo numa melhor compreensão e estudo de excertos orquestrais para viola. O produto final contém partituras com arcadas, dedilhados e entre outros, elaboradas a partir das indicações sugeridas por violistas brasileiros participantes desta pesquisa. |
id |
UFBA-2_4d2d7fcf0b53ed139be6d4b0d2d4b202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35983 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-09-05T16:56:06Z2022-09-05T16:56:06Z2022-08-12https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35983O presente Trabalho de Conclusão Final do Mestrado Profissional em Música, na área de interpretação e criação musical, contém um memorial, um artigo, um produto final e relatórios das práticas profissionais supervisionadas. Neste memorial busquei descrever a minha trajetória acadêmica e profissional, desde o início da minha formação musical até o meu ingresso no mestrado. No artigo que foi publicado na edição n.01 do jornal da Associação Brasileira de Violistas em dezembro de 2021, apresento dados sobre possíveis desafios técnicos e musicais de quatro excertos orquestrais para viola. Além disso, realizo uma análise de dados que objetivam identificar e propor possíveis ferramentas que facilitem o estudo desses desafios. Os dados foram coletados em entrevistas com violistas profissionais e os trechos foram selecionados a partir de editais de concursos de orquestras profissionais brasileiras. O produto final é fruto e continuação das minhas pesquisas realizadas para o artigo, no qual apresento o resultado de um apanhado de estratégias destinados a estudantes e profissionais da área, contribuindo numa melhor compreensão e estudo de excertos orquestrais para viola. O produto final contém partituras com arcadas, dedilhados e entre outros, elaboradas a partir das indicações sugeridas por violistas brasileiros participantes desta pesquisa.The present dissertation of the Professional Master’s in music, in the area of interpretation and musical creation, contains a memorial, an article, a final product and reports of professional practices. The memorial described my academic and professional trajectory, from the beginning of my music education until my admission into the master's degree. The article that was published in issue n.01 of the journal of the Brazilian Association of Violists in December 2021, presents data about possible technical and musical challenges of four orchestral excerpts for viola. In addition, it presents a data analysis that aims to identify and propose possible tools that facilitate the study of those challenges. Data was collected in interviews with professional violists and the excerpts were selected from auditions of Brazilian professional orchestras. The final product is the result and continuation of my research for the article, in which is presented the result of a survey of strategies aimed for students and professionals in the area, contributing to a better understanding and study of orchestral excerpts for viola. The final product also contains scores with bowings, fingerings and other useful information, edited based on suggestions of Brazilian violists participating in this research.Submitted by Laís Guimarães dos Santos Costa (lalai_020@hotmail.com) on 2022-09-02T17:47:04Z No. of bitstreams: 1 TCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdf: 34057564 bytes, checksum: 5a4758f7530f6646adb5b5a112e546fc (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-09-05T16:56:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdf: 34057564 bytes, checksum: 5a4758f7530f6646adb5b5a112e546fc (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-05T16:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdf: 34057564 bytes, checksum: 5a4758f7530f6646adb5b5a112e546fc (MD5) Previous issue date: 2022-08-12porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)UFBABrasilEscola de MúsicaOrchestral excerpts; Viola; Preparation strategies; Orchestral audition.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.Excertos orquestrais; Viola; Estratégias de preparação; Audição orquestral.Excertos orquestrais para violainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisKato, SuzanaKato, SuzanaBrandão, José Maurício ValeSilva, Laura Jordão de Lima ehttp://lattes.cnpq.br/3091047402786289Costa, Laís Guimarães dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdf.txtTCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdf.txtExtracted texttext/plain92518https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/3/TCF%20REPOSITORIO%20UFBA%20LAIS%20GUIMARAES.pdf.txt950ebc97a63313e26ee59099de9fe891MD53ORIGINALTCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdfTCF REPOSITORIO UFBA LAIS GUIMARAES.pdfO presente Trabalho de Conclusão Final do Mestrado Profissional em Música, na área de interpretação e criação musical, contém um memorial, um artigo, um produto final e relatórios das práticas profissionais supervisionadas. Neste memorial busquei descrever a minha trajetória acadêmica e profissional, desde o início da minha formação musical até o meu ingresso no mestrado. No artigo que foi publicado na edição n.01 do jornal da Associação Brasileira de Violistas em dezembro de 2021, apresento dados sobre possíveis desafios técnicos e musicais de quatro excertos orquestrais para viola. Além disso, realizo uma análise de dados que objetivam identificar e propor possíveis ferramentas que facilitem o estudo desses desafios. Os dados foram coletados em entrevistas com violistas profissionais e os trechos foram selecionados a partir de editais de concursos de orquestras profissionais brasileiras. O produto final é fruto e continuação das minhas pesquisas realizadas para o artigo, no qual apresento o resultado de um apanhado de estratégias destinados a estudantes e profissionais da área, contribuindo numa melhor compreensão e estudo de excertos orquestrais para viola. O produto final contém partituras com arcadas, dedilhados e entre outros, elaboradas a partir das indicações sugeridas por violistas brasileiros participantes desta pesquisa.application/pdf34057564https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/1/TCF%20REPOSITORIO%20UFBA%20LAIS%20GUIMARAES.pdf5a4758f7530f6646adb5b5a112e546fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/359832022-09-10 02:04:54.522oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-10T05:04:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Excertos orquestrais para viola |
title |
Excertos orquestrais para viola |
spellingShingle |
Excertos orquestrais para viola Costa, Laís Guimarães dos Santos Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical. Excertos orquestrais; Viola; Estratégias de preparação; Audição orquestral. Orchestral excerpts; Viola; Preparation strategies; Orchestral audition. |
title_short |
Excertos orquestrais para viola |
title_full |
Excertos orquestrais para viola |
title_fullStr |
Excertos orquestrais para viola |
title_full_unstemmed |
Excertos orquestrais para viola |
title_sort |
Excertos orquestrais para viola |
author |
Costa, Laís Guimarães dos Santos |
author_facet |
Costa, Laís Guimarães dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kato, Suzana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kato, Suzana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brandão, José Maurício Vale |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Laura Jordão de Lima e |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3091047402786289 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Laís Guimarães dos Santos |
contributor_str_mv |
Kato, Suzana Kato, Suzana Brandão, José Maurício Vale Silva, Laura Jordão de Lima e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical. |
topic |
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical. Excertos orquestrais; Viola; Estratégias de preparação; Audição orquestral. Orchestral excerpts; Viola; Preparation strategies; Orchestral audition. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excertos orquestrais; Viola; Estratégias de preparação; Audição orquestral. |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Orchestral excerpts; Viola; Preparation strategies; Orchestral audition. |
description |
O presente Trabalho de Conclusão Final do Mestrado Profissional em Música, na área de interpretação e criação musical, contém um memorial, um artigo, um produto final e relatórios das práticas profissionais supervisionadas. Neste memorial busquei descrever a minha trajetória acadêmica e profissional, desde o início da minha formação musical até o meu ingresso no mestrado. No artigo que foi publicado na edição n.01 do jornal da Associação Brasileira de Violistas em dezembro de 2021, apresento dados sobre possíveis desafios técnicos e musicais de quatro excertos orquestrais para viola. Além disso, realizo uma análise de dados que objetivam identificar e propor possíveis ferramentas que facilitem o estudo desses desafios. Os dados foram coletados em entrevistas com violistas profissionais e os trechos foram selecionados a partir de editais de concursos de orquestras profissionais brasileiras. O produto final é fruto e continuação das minhas pesquisas realizadas para o artigo, no qual apresento o resultado de um apanhado de estratégias destinados a estudantes e profissionais da área, contribuindo numa melhor compreensão e estudo de excertos orquestrais para viola. O produto final contém partituras com arcadas, dedilhados e entre outros, elaboradas a partir das indicações sugeridas por violistas brasileiros participantes desta pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-05T16:56:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-05T16:56:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35983 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/3/TCF%20REPOSITORIO%20UFBA%20LAIS%20GUIMARAES.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/1/TCF%20REPOSITORIO%20UFBA%20LAIS%20GUIMARAES.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35983/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
950ebc97a63313e26ee59099de9fe891 5a4758f7530f6646adb5b5a112e546fc 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459651999596544 |