Transformar o mundo pela via da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Isabel Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11540
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo revelar as aprendizagens ao longo de toda a prática educativa, que permitiram a construção de um perfil da profissão docente. A dimensão investigativa destaca a importância do trabalho experimental nas aulas de Ciências Naturais, com a finalidade de desenvolver o gosto pelas ciências e desenvolver capacidades científicas, de forma a promover a literacia científica nos alunos. Devido à importância dada à utilização das TIC e pelo facto de os alunos de hoje nascerem na era da tecnologia, a investigação centrou-se no uso do Arduino e Sensores, para analisar a sua aplicabilidade em contribuir para um maior envolvimento dos alunos nas suas práticas em sala de aula e se é exequível para o estudo da germinação. Na docência e desenvolvimento profissional encontra-se o percurso das aulas supervisionadas bem como as respetivas reflexões, que promovem um olhar mais crítico e analítico de toda a prática pedagógica. No decorrer desta prática, a metodologia de investigação-ação possibilitou desenvolver capacidades como a observação, a reflexão e a ação e, ainda, um envolvimento da mestranda na investigação, o que permitiu uma evolução constante da mesma tanto a nível profissional como a nível pessoal.
id RCAP_6ac9a9aa206d1c97b22e27f4ee184681
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformar o mundo pela via da educaçãoPrática educativa supervisionadaTrabalho experimentalArduinoReflexãoInvestigaçãoSupervised educational praticeExperiemental workReflectionInvestigationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo revelar as aprendizagens ao longo de toda a prática educativa, que permitiram a construção de um perfil da profissão docente. A dimensão investigativa destaca a importância do trabalho experimental nas aulas de Ciências Naturais, com a finalidade de desenvolver o gosto pelas ciências e desenvolver capacidades científicas, de forma a promover a literacia científica nos alunos. Devido à importância dada à utilização das TIC e pelo facto de os alunos de hoje nascerem na era da tecnologia, a investigação centrou-se no uso do Arduino e Sensores, para analisar a sua aplicabilidade em contribuir para um maior envolvimento dos alunos nas suas práticas em sala de aula e se é exequível para o estudo da germinação. Na docência e desenvolvimento profissional encontra-se o percurso das aulas supervisionadas bem como as respetivas reflexões, que promovem um olhar mais crítico e analítico de toda a prática pedagógica. No decorrer desta prática, a metodologia de investigação-ação possibilitou desenvolver capacidades como a observação, a reflexão e a ação e, ainda, um envolvimento da mestranda na investigação, o que permitiu uma evolução constante da mesma tanto a nível profissional como a nível pessoal.This internship report falls within the scope of the Curricular Unit of the Supervised Teaching Practice in the Master's Degree in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, with the aim of revealing the learning throughout the educational practice, which allowed the construction of a profile of the teaching profession. The research dimension highlights the importance of experimental work in Natural Science classes, with the purpose of developing a taste for science and developing scientific skills, in order to promote scientific literacy in students. Due to the importance given to the use of ICTs and the fact that today's students are born in the technology era, research focused on the use of Arduino and Sensors to analyze their applicability in contributing to a greater involvement of students in their practices in the classroom and whether it is feasible for the study of germination. Inside teaching and professional development is the course of supervised classes as well as the respective reflections, which promote a more critical and analytical view of the whole pedagogical practice. In the course of this practice, the research-action methodology made it possible to develop skills such as observation, reflection and action and also an involvement of the master's student in the research, which allowed a constant evolution both professionally and personally.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ana Isabel Alves2018-05-09T11:50:21Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11540TID:201913674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:55.343557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformar o mundo pela via da educação
title Transformar o mundo pela via da educação
spellingShingle Transformar o mundo pela via da educação
Ribeiro, Ana Isabel Alves
Prática educativa supervisionada
Trabalho experimental
Arduino
Reflexão
Investigação
Supervised educational pratice
Experiemental work
Reflection
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Transformar o mundo pela via da educação
title_full Transformar o mundo pela via da educação
title_fullStr Transformar o mundo pela via da educação
title_full_unstemmed Transformar o mundo pela via da educação
title_sort Transformar o mundo pela via da educação
author Ribeiro, Ana Isabel Alves
author_facet Ribeiro, Ana Isabel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbot, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Isabel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Trabalho experimental
Arduino
Reflexão
Investigação
Supervised educational pratice
Experiemental work
Reflection
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Trabalho experimental
Arduino
Reflexão
Investigação
Supervised educational pratice
Experiemental work
Reflection
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo revelar as aprendizagens ao longo de toda a prática educativa, que permitiram a construção de um perfil da profissão docente. A dimensão investigativa destaca a importância do trabalho experimental nas aulas de Ciências Naturais, com a finalidade de desenvolver o gosto pelas ciências e desenvolver capacidades científicas, de forma a promover a literacia científica nos alunos. Devido à importância dada à utilização das TIC e pelo facto de os alunos de hoje nascerem na era da tecnologia, a investigação centrou-se no uso do Arduino e Sensores, para analisar a sua aplicabilidade em contribuir para um maior envolvimento dos alunos nas suas práticas em sala de aula e se é exequível para o estudo da germinação. Na docência e desenvolvimento profissional encontra-se o percurso das aulas supervisionadas bem como as respetivas reflexões, que promovem um olhar mais crítico e analítico de toda a prática pedagógica. No decorrer desta prática, a metodologia de investigação-ação possibilitou desenvolver capacidades como a observação, a reflexão e a ação e, ainda, um envolvimento da mestranda na investigação, o que permitiu uma evolução constante da mesma tanto a nível profissional como a nível pessoal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-09T11:50:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11540
TID:201913674
url http://hdl.handle.net/10400.22/11540
identifier_str_mv TID:201913674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413615738880