Ensinar a aprender, aprender a ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Sara Raquel Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11534
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. A prática que foi desenvolvida nestes dois últimos anos de Mestrado, reflete todo o percurso de formação que foi realizado desde a Licenciatura em Educação Básica, desempenhando sempre um sentido crítico e investigativo, de modo a articular os saberes prévios, didáticos, pedagógicos e científicos. Tendo por base um quadro teórico e legal e uma análise exaustiva do contexto e das práticas, é possível descrever-se e refletir-se sobre as diversas experiências e vivências desenvolvidas ao longo de todo o percurso anteriormente referido e, principalmente, ao longo de toda a prática educativa. Este processo permite e promove a maturação de um equilíbrio entre os saberes experienciados e os saberes profissionais, estando estes intimamente ligados. O presente Relatório de Estágio apresenta ainda uma análise cuidada da dimensão investigativa que foi desenvolvida na prática pedagógica, sendo que esta foi direcionada para o âmbito das Ciências Naturais, tendo como tema base a Genética.
id RCAP_d48b99687af826b7e08f30ebba00adf5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar a aprender, aprender a ensinarPrática educativa supervisionadaEnsino-aprendizagemReflexãoInvestigaçãoArticulação prática/teóricaSupervised educational practiceBackground knowledgeReflectionInvestigationPractical/theoretical connectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. A prática que foi desenvolvida nestes dois últimos anos de Mestrado, reflete todo o percurso de formação que foi realizado desde a Licenciatura em Educação Básica, desempenhando sempre um sentido crítico e investigativo, de modo a articular os saberes prévios, didáticos, pedagógicos e científicos. Tendo por base um quadro teórico e legal e uma análise exaustiva do contexto e das práticas, é possível descrever-se e refletir-se sobre as diversas experiências e vivências desenvolvidas ao longo de todo o percurso anteriormente referido e, principalmente, ao longo de toda a prática educativa. Este processo permite e promove a maturação de um equilíbrio entre os saberes experienciados e os saberes profissionais, estando estes intimamente ligados. O presente Relatório de Estágio apresenta ainda uma análise cuidada da dimensão investigativa que foi desenvolvida na prática pedagógica, sendo que esta foi direcionada para o âmbito das Ciências Naturais, tendo como tema base a Genética.This internship report aims to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice conducted within the scope of the Master’s degree in Teaching of First Cycle Basic Education and Second Cycle Mathematics and Natural Sciences. The practice developed in the past two years of this Master’s degree echoes all the training and formation accomplished from the Bachelor’s degree in Basic Education, all the while playing a critical and investigative role to conjoin previously acquired knowledge on didactic, pedagogical and scientific skills. Taking as a basis theoretical and legal frames, together with an exhaustive analysis of context and practices, it is possible to describe and reflect on the various experiences developed through the aforementioned path and throughout the educational practice. This process permits and promotes the maturation of the balance between the experienced and the professional knowledge, which are deeply connected. This report also exhibits a thorough analysis of the investigative dimension that was developed in the pedagogical practice, which was focused on Natural Sciences and based in Genetics.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, Sara Aboim daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLoureiro, Sara Raquel Costa2018-05-09T09:34:14Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11534TID:201913631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:53.933168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a aprender, aprender a ensinar
title Ensinar a aprender, aprender a ensinar
spellingShingle Ensinar a aprender, aprender a ensinar
Loureiro, Sara Raquel Costa
Prática educativa supervisionada
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Investigação
Articulação prática/teórica
Supervised educational practice
Background knowledge
Reflection
Investigation
Practical/theoretical connection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensinar a aprender, aprender a ensinar
title_full Ensinar a aprender, aprender a ensinar
title_fullStr Ensinar a aprender, aprender a ensinar
title_full_unstemmed Ensinar a aprender, aprender a ensinar
title_sort Ensinar a aprender, aprender a ensinar
author Loureiro, Sara Raquel Costa
author_facet Loureiro, Sara Raquel Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Aboim da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Sara Raquel Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Investigação
Articulação prática/teórica
Supervised educational practice
Background knowledge
Reflection
Investigation
Practical/theoretical connection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Investigação
Articulação prática/teórica
Supervised educational practice
Background knowledge
Reflection
Investigation
Practical/theoretical connection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. A prática que foi desenvolvida nestes dois últimos anos de Mestrado, reflete todo o percurso de formação que foi realizado desde a Licenciatura em Educação Básica, desempenhando sempre um sentido crítico e investigativo, de modo a articular os saberes prévios, didáticos, pedagógicos e científicos. Tendo por base um quadro teórico e legal e uma análise exaustiva do contexto e das práticas, é possível descrever-se e refletir-se sobre as diversas experiências e vivências desenvolvidas ao longo de todo o percurso anteriormente referido e, principalmente, ao longo de toda a prática educativa. Este processo permite e promove a maturação de um equilíbrio entre os saberes experienciados e os saberes profissionais, estando estes intimamente ligados. O presente Relatório de Estágio apresenta ainda uma análise cuidada da dimensão investigativa que foi desenvolvida na prática pedagógica, sendo que esta foi direcionada para o âmbito das Ciências Naturais, tendo como tema base a Genética.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-09T09:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11534
TID:201913631
url http://hdl.handle.net/10400.22/11534
identifier_str_mv TID:201913631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413573795840