Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Miguel Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5126
Resumo: A tese que aqui apresentamos, insere-se no tema do comportamento de busca de informação turística e o seu objecto de estudo foca-se numa fonte de informação específica, os hotéis. Esta fonte tem sido pouco investigada pela literatura e, podemos até considerar, que de um modo geral a sua importância tem sido desvalorizada. Isto pode ser explicado pelo facto de o objecto de actividade dos hotéis nada ter a ver com o fornecimento de informação turística. No entanto este pensamento reveste-se de alguma ingenuidade, uma vez que os hotéis são locais de concentração de visitantes no destino e têm com eles uma relação de grande proximidade. Estes factos fazem deles fontes de informação com um grande potencial para influenciar os visitantes, o que poderá resultar em benefícios quer para os próprios hotéis, quer para os destinos. Para a investigação deste tema, procedemos a uma revisão de literatura sobre a procura de informação turística e sobre as variáveis que influenciam este fenómeno. Foi também dada uma especial atenção à Internet enquanto canal de comunicação e aos websites de hotéis, dado que, este é um mecanismo amplamente utilizado pelos estabelecimentos hoteleiros para fornecer informação aos seus potenciais hóspedes. Exploramos o papel de conceitos como o planeamento de viagem e a tomada de decisão, assentando sobre eles a construção um modelo teórico de busca de informação turística, passível de ser utilizados noutros estudos. A metodologia adoptada incidiu sobre três modalidades (análise de websites, entrevistas in-depth e inquérito por questionário), cujos objectivos passaram por avaliar a informação turística fornecida pelos hotéis (no seu espaço físico, e no seu website) e identificar o perfil dos turistas mais sensíveis a esta fonte de informação. Por último, procurou-se compreender se poderiam daí resultar benefícios para o hotel e para o destino. Os resultados obtidos mostram que os hotéis são realmente fontes de informação importantes, nas fases antes e durante a viagem, podendo desempenhar um papel importante para a valorização de toda a oferta turística do destino.
id RCAP_6ae336064aee5a9d75e279e051c09fe6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turísticaGestão do turismoIndústria do turismoHotelariaDifusão da informaçãoComportamento dos consumidoresPesquisa de informaçãoPesquisa na Internet: Metodologia de pesquisaGestão da informaçãoTomada de decisãoA tese que aqui apresentamos, insere-se no tema do comportamento de busca de informação turística e o seu objecto de estudo foca-se numa fonte de informação específica, os hotéis. Esta fonte tem sido pouco investigada pela literatura e, podemos até considerar, que de um modo geral a sua importância tem sido desvalorizada. Isto pode ser explicado pelo facto de o objecto de actividade dos hotéis nada ter a ver com o fornecimento de informação turística. No entanto este pensamento reveste-se de alguma ingenuidade, uma vez que os hotéis são locais de concentração de visitantes no destino e têm com eles uma relação de grande proximidade. Estes factos fazem deles fontes de informação com um grande potencial para influenciar os visitantes, o que poderá resultar em benefícios quer para os próprios hotéis, quer para os destinos. Para a investigação deste tema, procedemos a uma revisão de literatura sobre a procura de informação turística e sobre as variáveis que influenciam este fenómeno. Foi também dada uma especial atenção à Internet enquanto canal de comunicação e aos websites de hotéis, dado que, este é um mecanismo amplamente utilizado pelos estabelecimentos hoteleiros para fornecer informação aos seus potenciais hóspedes. Exploramos o papel de conceitos como o planeamento de viagem e a tomada de decisão, assentando sobre eles a construção um modelo teórico de busca de informação turística, passível de ser utilizados noutros estudos. A metodologia adoptada incidiu sobre três modalidades (análise de websites, entrevistas in-depth e inquérito por questionário), cujos objectivos passaram por avaliar a informação turística fornecida pelos hotéis (no seu espaço físico, e no seu website) e identificar o perfil dos turistas mais sensíveis a esta fonte de informação. Por último, procurou-se compreender se poderiam daí resultar benefícios para o hotel e para o destino. Os resultados obtidos mostram que os hotéis são realmente fontes de informação importantes, nas fases antes e durante a viagem, podendo desempenhar um papel importante para a valorização de toda a oferta turística do destino.The thesis presented here, fits into the theme of the tourist information search behavior of and study’s object focuses on a specific information source, the hotels. This source has received little attention by the literature and we can even consider that in general, its importance has been devalued. This can be explained by the fact that the hotels object of activity has nothing to do with providing tourist information. However, this thought is naive, since the hotels are places of concentration of visitors at the destination and they have with them a very close relationship. These facts make them sources of information with great potential to influence your visitors, which could result in benefits for both, the hotels and destinations. To investigate this issue, we undertook a literature review on the demand for tourist information, considering the variables that influence this phenomenon. It was also given a special attention to the Internet as a communication channel and to the websites of hotels, since they are a mechanism widely used by hotels to provide information to potential guests. Some close concepts such as travel planning and decision making are explored, in order to rely on them to build a theoretical model of tourist information search, which can be used in other studies. The methodology focused on three methods (analysis of websites, in-depth interviews and survey questionnaire), whose objectives were the evaluation of the tourist information provided by the hotels (in its facilities, and on its website) and the identification of the tourists profile that are more sensitive to this source of information. Finally, we tried to understand if there might be benefits to the hotel and the destination. The results show that hotels are really important sources of information in the stages before and during the trip and may play an important role in the enhancement of the destination offer.Universidade de Aveiro2012-01-16T12:33:38Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5126porLopes, José Miguel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:24Zoai:ria.ua.pt:10773/5126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:33.425354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
title Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
spellingShingle Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
Lopes, José Miguel Pereira
Gestão do turismo
Indústria do turismo
Hotelaria
Difusão da informação
Comportamento dos consumidores
Pesquisa de informação
Pesquisa na Internet: Metodologia de pesquisa
Gestão da informação
Tomada de decisão
title_short Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
title_full Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
title_fullStr Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
title_full_unstemmed Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
title_sort Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
author Lopes, José Miguel Pereira
author_facet Lopes, José Miguel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Miguel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Indústria do turismo
Hotelaria
Difusão da informação
Comportamento dos consumidores
Pesquisa de informação
Pesquisa na Internet: Metodologia de pesquisa
Gestão da informação
Tomada de decisão
topic Gestão do turismo
Indústria do turismo
Hotelaria
Difusão da informação
Comportamento dos consumidores
Pesquisa de informação
Pesquisa na Internet: Metodologia de pesquisa
Gestão da informação
Tomada de decisão
description A tese que aqui apresentamos, insere-se no tema do comportamento de busca de informação turística e o seu objecto de estudo foca-se numa fonte de informação específica, os hotéis. Esta fonte tem sido pouco investigada pela literatura e, podemos até considerar, que de um modo geral a sua importância tem sido desvalorizada. Isto pode ser explicado pelo facto de o objecto de actividade dos hotéis nada ter a ver com o fornecimento de informação turística. No entanto este pensamento reveste-se de alguma ingenuidade, uma vez que os hotéis são locais de concentração de visitantes no destino e têm com eles uma relação de grande proximidade. Estes factos fazem deles fontes de informação com um grande potencial para influenciar os visitantes, o que poderá resultar em benefícios quer para os próprios hotéis, quer para os destinos. Para a investigação deste tema, procedemos a uma revisão de literatura sobre a procura de informação turística e sobre as variáveis que influenciam este fenómeno. Foi também dada uma especial atenção à Internet enquanto canal de comunicação e aos websites de hotéis, dado que, este é um mecanismo amplamente utilizado pelos estabelecimentos hoteleiros para fornecer informação aos seus potenciais hóspedes. Exploramos o papel de conceitos como o planeamento de viagem e a tomada de decisão, assentando sobre eles a construção um modelo teórico de busca de informação turística, passível de ser utilizados noutros estudos. A metodologia adoptada incidiu sobre três modalidades (análise de websites, entrevistas in-depth e inquérito por questionário), cujos objectivos passaram por avaliar a informação turística fornecida pelos hotéis (no seu espaço físico, e no seu website) e identificar o perfil dos turistas mais sensíveis a esta fonte de informação. Por último, procurou-se compreender se poderiam daí resultar benefícios para o hotel e para o destino. Os resultados obtidos mostram que os hotéis são realmente fontes de informação importantes, nas fases antes e durante a viagem, podendo desempenhar um papel importante para a valorização de toda a oferta turística do destino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-01-16T12:33:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5126
url http://hdl.handle.net/10773/5126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137485228343296