O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Miguel Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Carlos Manuel Martins da, Vieira, Armando Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38915
Resumo: A informação turística é um tema de investigação incontornável e é também crucial para a eficácia das organizações turísticas. De facto, as decisões de compra são complexas e fortemente baseadas em informação. Os hotéis são locais de concentração de visitantes dos destinos e podem contribuir para a eficácia da prestação de informação turística. Este tema tem sido abordado na literatura sob várias perspetivas. Contudo, a maioria dos estudos concentra-se na busca de informação antes da viagem e raramente no que ocorre durante a viagem. Acresce que a literatura apresenta a séria limitação de negligenciar o papel central dos estabelecimentos de alojamento. Assim, torna-se pertinente responder à seguinte questão: os hotéis e estabelecimentos de alojamento em geral são locais privilegiados para o fornecimento de informação turística sobre o destino? Neste contexto, o presente estudo tem dois objetivos principais: propor um modelo que sistematize o comportamento de busca de informação turística dos consumidores; compreender se o fornecimento de informação turística nos hotéis produz benefícios para os próprios hotéis, turistas e destinos. O artigo contribui assim para amenizar o grau de ambiguidade da literatura, acrescenta valor ao corpo de conhecimento na área da investigação do comportamento de busca de informação turística e sugere importantes implicações práticas de gestão.
id RCAP_e32b9e7414607e0ecf711ef535eb0c88
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empíricoProcura de informação turísticaFontes de informaçãoHotéisWebsites de hotéisTomada de decisãoA informação turística é um tema de investigação incontornável e é também crucial para a eficácia das organizações turísticas. De facto, as decisões de compra são complexas e fortemente baseadas em informação. Os hotéis são locais de concentração de visitantes dos destinos e podem contribuir para a eficácia da prestação de informação turística. Este tema tem sido abordado na literatura sob várias perspetivas. Contudo, a maioria dos estudos concentra-se na busca de informação antes da viagem e raramente no que ocorre durante a viagem. Acresce que a literatura apresenta a séria limitação de negligenciar o papel central dos estabelecimentos de alojamento. Assim, torna-se pertinente responder à seguinte questão: os hotéis e estabelecimentos de alojamento em geral são locais privilegiados para o fornecimento de informação turística sobre o destino? Neste contexto, o presente estudo tem dois objetivos principais: propor um modelo que sistematize o comportamento de busca de informação turística dos consumidores; compreender se o fornecimento de informação turística nos hotéis produz benefícios para os próprios hotéis, turistas e destinos. O artigo contribui assim para amenizar o grau de ambiguidade da literatura, acrescenta valor ao corpo de conhecimento na área da investigação do comportamento de busca de informação turística e sugere importantes implicações práticas de gestão.Tourism information is an unassailable research topic, and it is also crucial for the effectiveness of tourism organizations. Indeed, purchase decisions are complex and rely heavily on information. Hotels are privileged places where visitors concentrated and can thus contribute to the effectiveness of tourism information delivery. This topic has been addressed in the literature from various perspectives. However, the majority of the studies have been focusing on information search before the travel experience, and rarely on what happens while the tourist is travelling. In addition, the literature denotes a serious limitation by neglecting the central role of lodging establishments. Therefore, it is deemed pertinent to answer the following question: are hotels and lodging establishments in general privileged locations for providing information about the destination? In this context, the present study aims at i) proposing a model that systematizes tourist information search behavior; ii) understanding whether the delivery of tourist information by hotels produces benefits to hotels, tourists and destinations. The paper thus contributes to mitigate the degree of ambiguity in the literature, adds value to the body of knowledge in the area of tourist information search behavior, and suggests important managerial implications.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-21T15:25:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38915por1645-926110.34624/rtd.v1i17/18.12815Lopes, José Miguel PereiraCosta, Carlos Manuel Martins daVieira, Armando Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:03Zoai:ria.ua.pt:10773/38915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:13.158203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
title O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
spellingShingle O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
Lopes, José Miguel Pereira
Procura de informação turística
Fontes de informação
Hotéis
Websites de hotéis
Tomada de decisão
title_short O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
title_full O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
title_fullStr O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
title_full_unstemmed O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
title_sort O papel dos estabelecimentos hoteleiros na informação turística: um contributo empírico
author Lopes, José Miguel Pereira
author_facet Lopes, José Miguel Pereira
Costa, Carlos Manuel Martins da
Vieira, Armando Luís
author_role author
author2 Costa, Carlos Manuel Martins da
Vieira, Armando Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Miguel Pereira
Costa, Carlos Manuel Martins da
Vieira, Armando Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Procura de informação turística
Fontes de informação
Hotéis
Websites de hotéis
Tomada de decisão
topic Procura de informação turística
Fontes de informação
Hotéis
Websites de hotéis
Tomada de decisão
description A informação turística é um tema de investigação incontornável e é também crucial para a eficácia das organizações turísticas. De facto, as decisões de compra são complexas e fortemente baseadas em informação. Os hotéis são locais de concentração de visitantes dos destinos e podem contribuir para a eficácia da prestação de informação turística. Este tema tem sido abordado na literatura sob várias perspetivas. Contudo, a maioria dos estudos concentra-se na busca de informação antes da viagem e raramente no que ocorre durante a viagem. Acresce que a literatura apresenta a séria limitação de negligenciar o papel central dos estabelecimentos de alojamento. Assim, torna-se pertinente responder à seguinte questão: os hotéis e estabelecimentos de alojamento em geral são locais privilegiados para o fornecimento de informação turística sobre o destino? Neste contexto, o presente estudo tem dois objetivos principais: propor um modelo que sistematize o comportamento de busca de informação turística dos consumidores; compreender se o fornecimento de informação turística nos hotéis produz benefícios para os próprios hotéis, turistas e destinos. O artigo contribui assim para amenizar o grau de ambiguidade da literatura, acrescenta valor ao corpo de conhecimento na área da investigação do comportamento de busca de informação turística e sugere importantes implicações práticas de gestão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01
2023-07-21T15:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38915
url http://hdl.handle.net/10773/38915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9261
10.34624/rtd.v1i17/18.12815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137743486320640