O papel atribuído à supervisão na coordenação de departamento pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13032 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Supervisão em Educação |
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O papel atribuído à supervisão na coordenação de departamento pré-escolarCoordenação de departamentoDepartamento curricularSupervisão pedagógicaPedagogical supervisionDepartment coordinationPreschool department dynamicsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Supervisão em EducaçãoO presente estudo incide na função do coordenador de departamento pré-escolar e pretende compreender o papel atribuído à supervisão pedagógica neste departamento, através das perceções dos próprios coordenadores e educadores de infância. A publicação do Decreto-lei nº75/2008 veio aumentar as funções e responsabilidades dos coordenadores de departamento, que passam a ser designados como principais estruturas de coordenação e supervisão pedagógica. Com vista ao desenvolvimento do projeto educativo de escola, compete ao coordenador de departamento, em estreita colaboração com o diretor e o conselho pedagógico, a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, a promoção de comunidades de prática e a avaliação de desempenho do pessoal docente, perspetivando, assim, uma escola responsável, pensada, participativa, contextualizada e de qualidade. Esta investigação qualitativa, que se insere no paradigma interpretativo, é um estudo de caso múltiplo, desenvolvido em dois jardins de infância de Lisboa (um da rede pública e um de IPSS), e teve um total de oito participantes. Em cada uma das instituições realizámos entrevista à coordenadora de departamento pré-escolar e a três das educadoras. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que o cargo de coordenador de departamento, como líder intermédio, com poderes de liderança e tomadas de decisões, ainda não é totalmente aceite, cabendo-lhe, na prática, sobretudo funções de representação e mediação, no caso do JI público e de apoio no caso do JI IPSS. A falta de formação específica para exercer o cargo de coordenador, a acumulação de funções e alguma recusa das próprias coordenadoras em se considerarem como líderes, contribuem para que não haja uma consolidação e fortalecimento do cargo de gestor intermédio. Os coordenadores e as educadoras demonstram um conhecimento muito superficial e inconsistente da supervisão pedagógica, não ocorrendo processos supervisivos formais em nenhuma das duas instituições onde foi desenvolvido o estudo.ABSTRACT The present study focuses on the role of the preschool department coordinator and aims to understand the role attributed to pedagogical supervision in this department, through the perceptions of the coordinators and childhood educators themselves. The publication of Decree-Law nº75 / 2008 increased the functions and responsibilities of department coordinators, who are now designated as the main coordination and pedagogical supervision structures. In order to develop the school's educational project, the department coordinator, in close collaboration with the principal and the pedagogical council, is responsible for coordinating, supervising and monitoring school activities, promoting communities of practice and evaluating staff performance. teacher, thus envisaging a responsible, thoughtful, participative, contextualized and quality school. This qualitative research, which is part of the interpretive paradigm, is a multiple case study, developed in two kindergartens in Lisbon (one from the public network and one from IPSS), and had a total of eight participants. In each of the institutions, we conducted an interview with the preschool department coordinator and three of the educators. Based on the results obtained, we can conclude that the position of department coordinator, as an intermediate leader, with leadership and decision-making powers, is not yet fully accepted, and, in practice, he mainly has representation and mediation functions, in this case public kindergarten and support in the case of kindergarten of the private institution of social solidarity. The lack of specific training to exercise the position of coordination, the accumulation of functions and some refusal by the coordinators themselves to consider themselves as leaders, contribute to the lack of consolidation and strengthening of the position of intermediate manager. Coordinators and educators demonstrate a very superficial and inconsistent knowledge of pedagogical supervision, with no formal supervisory processes taking place in either of the two institutions where the study was developed.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLeite, TeresaRCIPLRosa, Raquel Maria Castanheiro Cardoso2021-03-04T12:21:59Z2021-02-092021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13032TID:202648133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:03.133605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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