O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2360
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
id RCAP_578fc1e502f0685a8f6b28ed51cd455c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricularSupervisão pedagógicaDepartamento curricularCoordenador de departamento curricularFunções do coordenador de departamentoLiderançaPedagogical supervisionCurricular departmentCoordinator of departamentCoordinator of departament functionsLeadershipDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em EducaçãoO presente estudo incide na função supervisiva dos Departamentos Curriculares e procura saber como é que essa função é percecionada pelos próprios coordenadores e pelos restantes professores que integram o departamento. Com as mais recentes alterações dos normativos legais, nomeadamente o novo Estatuto da carreira Docente e o DL nº 75/2008, de 22 de Abril, os coordenadores viram acrescidas as suas funções e responsabilidades. Assim, demos ênfase à compreensão das funções de coordenação, de liderança e supervisão que exercem, uma vez que lhes cabe o papel de mobilizarem e impulsionarem os seus pares para a concretização dos objetivos definidos no projeto educativo, na tentativa de alcançar uma escola mais colaborativa, que se pensa e reconstrói, de acordo com os desafios que emergem das modificações da sociedade e das constantes alterações legislativas. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa, tendo por base oito entrevistas semiestruturadas realizadas em contexto profissional, a quatro coordenadores de departamento e a quatro professores desses mesmos departamentos, na sede de um agrupamento de escolas, no centro da cidade de Lisboa. Os resultados obtidos permitem concluir que o modelo atual de departamento curricular, enquanto estrutura intermédia na organização da escola, ainda não foi totalmente aceite pelos docentes, que lhe atribuem essencialmente funções burocráticas e os consideram, no geral, ineficazes. Os coordenadores de departamento, por sua vez, atribuem aos departamentos funções essencialmente administrativas, organizacionais e curriculares, mas não focam espontaneamente as funções supervisivas. O papel de coordenador de departamento enquanto supervisor ainda não foi totalmente aceite e interiorizado pelos professores, mostrando os próprios coordenadores alguma dificuldade em assumirem-se como tal. - ABSTRACT The present study focuses on the supervisional function of the Curricular Departments and aims to understand how this function is perceived by the Coordinators of the Department and by the other teachers that make part of the Departaments. With the most recent changes brought by the new model of intermediate structure established by the DL no75/2008, 22nd April, the Coordinators have seen their functions and responsibilities becoming grower. In this study, we have tried to emphasize the understanding of coordination and supervision, as well as the leadership roles that the Coordinators of the Department stand for. These teachers are responsible for mobilizing their peers in order to reach a more cooperative school that thinks for itself and that rebuilds itself, along with the new challenges and the several changes that derive from society. This study is based on a methodological qualitative approach that supports the thesis of a descriptive and exploratory research framework. Eight semi-structured interviews were held in a school in central Lisbon, four were held to coordinators and another four to teachers of those same departments. The reached results allowed us to conclude that the actual Curricular Department Model, while intermediate structure, hasn´t been totally accepted by most teachers. They consider it mainly burocratic and ineffective. On the other hand, the Coordinators believe that the departments represent basically administrative, organizational and curricular functions, nevertheless they don´t spontaneously mention its supervisional functions. The role of Coordinator of Department while Supervisor hasn´t been totally accepted and interiorized by the teachers and inclusively by some coordinators that have some difficulty in assuming themselves as Supervisors.Leite, TeresaRCIPLRebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida2013-03-18T16:54:17Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:08.387972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
title O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
spellingShingle O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
Rebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida
Supervisão pedagógica
Departamento curricular
Coordenador de departamento curricular
Funções do coordenador de departamento
Liderança
Pedagogical supervision
Curricular department
Coordinator of departament
Coordinator of departament functions
Leadership
title_short O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
title_full O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
title_fullStr O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
title_full_unstemmed O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
title_sort O Papel Supervisivo do coordenador de departamento curricular
author Rebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida
author_facet Rebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Ana Margarida Laranjeiro Teodoro de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Departamento curricular
Coordenador de departamento curricular
Funções do coordenador de departamento
Liderança
Pedagogical supervision
Curricular department
Coordinator of departament
Coordinator of departament functions
Leadership
topic Supervisão pedagógica
Departamento curricular
Coordenador de departamento curricular
Funções do coordenador de departamento
Liderança
Pedagogical supervision
Curricular department
Coordinator of departament
Coordinator of departament functions
Leadership
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-18T16:54:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2360
url http://hdl.handle.net/10400.21/2360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133376407404544