Os departamentos curriculares num contexto de supervisão: percepções dos coordenadores de departamento - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12953 |
Resumo: | O presente estudo corporiza um estudo de caso enquadrado na perspectiva de que a supervisão pedagógica constitui um forte contributo para o desenvolvimento de dinâmicas educativas promotoras do desenvolvimento profissional e organizacional. Enquadrada no novo paradigma a supervisão pedagógica assume um carácter holístico, potenciador de práticas colaborativas alargadas à comunidade envolvente, assentes em processos de reflexão e aprendizagem comuns. À luz da legislação vigente as funções supervisoras passam a integrar o conteúdo funcional de todos os cargos de responsabilidade. Desta forma os gestores intermédios vêem alargadas as suas funções e deles se espera que assumam práticas de reflexão sistemática, de desenvolvimento de mecanismos de formação contínua, de coordenação e apoio das práticas com vista à inovação, tendo como fim a promoção da qualidade do ensino ministrado e a qualificação da escola, enquanto instituição com crescente responsabilidade social. Reflectindo sobre a importância das estruturas de gestão intermédia, em particular dos departamentos curriculares, à luz das alterações legislativas e da reconceptualização do conceito de supervisão, iniciámos a presente investigação com o objectivo de analisar e interpretar as percepções e práticas dos coordenadores de departamento curricular de um agrupamento vertical de escolas, relativamente ao papel da supervisão pedagógica nesta estrutura. Optámos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, privilegiando a entrevista, aplicada aos seis coordenadores de departamento de um agrupamento vertical de escolas, e a análise documental como instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo indiciam distanciamento entre as percepções e as práticas de supervisão evidenciadas. Facto que se poderá atribuir, em nossa opinião, a alguma resistência à mudança motivada por receios, inexperiência e ausência de formação especializada, que potencie o incremento de práticas alargadas e sustentadas de supervisão; ABSTRACT: This study is intended as a case study presented in the perspective that teaching supervision involves a strong contribution to implement teaching dynamics leading to professional and organizational improvement. Teacher supervision assumed within the frame of a new paradigm, emerges with a holistic nature, enhancer of collaborative practices based in reflective and learning processes and including the outer community. Supervision as defined by the present law includes the tasks and responsibilities inherent to different functions. Thus the middle-managers must perform many roles and are expected to assume systematic reflective practices, implement training mechanisms, coordinate and support practices for innovation aiming the promotion of the quality of the instruction and of the school as an institution with growing social responsibility. We have started this investigation with the purpose to analyze and interpret the department coordinators’ perceptions concerning the role of teaching supervision and their practices, reflecting about the importance of middle-management structures, specially the curricular departments, regarding the legislation changes and the recent concept of supervision. We chose a qualitative methodological approach, focusing on the interview, applied to the total universe of school departments, and document analysis as data collection as well. This study identifies a gap between coordinators’ perceptions and their supervision practices. This, we believe, may be attributed to a certain resistance to change prompted by fears, inexperience and lack of specialized training propitiating broad and sustained supervision practices. |
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Os departamentos curriculares num contexto de supervisão: percepções dos coordenadores de departamento - um estudo de casoCoordenação de departamentoPercepçõesSupervisãoGestão curricular e desenvolvimento profissionalCoordination departmentPerceptionsSupervisionCurriculum management and professional developmentO presente estudo corporiza um estudo de caso enquadrado na perspectiva de que a supervisão pedagógica constitui um forte contributo para o desenvolvimento de dinâmicas educativas promotoras do desenvolvimento profissional e organizacional. Enquadrada no novo paradigma a supervisão pedagógica assume um carácter holístico, potenciador de práticas colaborativas alargadas à comunidade envolvente, assentes em processos de reflexão e aprendizagem comuns. À luz da legislação vigente as funções supervisoras passam a integrar o conteúdo funcional de todos os cargos de responsabilidade. Desta forma os gestores intermédios vêem alargadas as suas funções e deles se espera que assumam práticas de reflexão sistemática, de desenvolvimento de mecanismos de formação contínua, de coordenação e apoio das práticas com vista à inovação, tendo como fim a promoção da qualidade do ensino ministrado e a qualificação da escola, enquanto instituição com crescente responsabilidade social. Reflectindo sobre a importância das estruturas de gestão intermédia, em particular dos departamentos curriculares, à luz das alterações legislativas e da reconceptualização do conceito de supervisão, iniciámos a presente investigação com o objectivo de analisar e interpretar as percepções e práticas dos coordenadores de departamento curricular de um agrupamento vertical de escolas, relativamente ao papel da supervisão pedagógica nesta estrutura. Optámos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, privilegiando a entrevista, aplicada aos seis coordenadores de departamento de um agrupamento vertical de escolas, e a análise documental como instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo indiciam distanciamento entre as percepções e as práticas de supervisão evidenciadas. Facto que se poderá atribuir, em nossa opinião, a alguma resistência à mudança motivada por receios, inexperiência e ausência de formação especializada, que potencie o incremento de práticas alargadas e sustentadas de supervisão; ABSTRACT: This study is intended as a case study presented in the perspective that teaching supervision involves a strong contribution to implement teaching dynamics leading to professional and organizational improvement. Teacher supervision assumed within the frame of a new paradigm, emerges with a holistic nature, enhancer of collaborative practices based in reflective and learning processes and including the outer community. Supervision as defined by the present law includes the tasks and responsibilities inherent to different functions. Thus the middle-managers must perform many roles and are expected to assume systematic reflective practices, implement training mechanisms, coordinate and support practices for innovation aiming the promotion of the quality of the instruction and of the school as an institution with growing social responsibility. We have started this investigation with the purpose to analyze and interpret the department coordinators’ perceptions concerning the role of teaching supervision and their practices, reflecting about the importance of middle-management structures, specially the curricular departments, regarding the legislation changes and the recent concept of supervision. We chose a qualitative methodological approach, focusing on the interview, applied to the total universe of school departments, and document analysis as data collection as well. This study identifies a gap between coordinators’ perceptions and their supervision practices. This, we believe, may be attributed to a certain resistance to change prompted by fears, inexperience and lack of specialized training propitiating broad and sustained supervision practices.Universidade de Évora2015-02-25T16:55:15Z2015-02-252011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12953http://hdl.handle.net/10174/12953porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Machado, Paula Alexandra Tomé Aleixo Baiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:02.785796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo corporiza um estudo de caso enquadrado na perspectiva de que a supervisão pedagógica constitui um forte contributo para o desenvolvimento de dinâmicas educativas promotoras do desenvolvimento profissional e organizacional. Enquadrada no novo paradigma a supervisão pedagógica assume um carácter holístico, potenciador de práticas colaborativas alargadas à comunidade envolvente, assentes em processos de reflexão e aprendizagem comuns. À luz da legislação vigente as funções supervisoras passam a integrar o conteúdo funcional de todos os cargos de responsabilidade. Desta forma os gestores intermédios vêem alargadas as suas funções e deles se espera que assumam práticas de reflexão sistemática, de desenvolvimento de mecanismos de formação contínua, de coordenação e apoio das práticas com vista à inovação, tendo como fim a promoção da qualidade do ensino ministrado e a qualificação da escola, enquanto instituição com crescente responsabilidade social. Reflectindo sobre a importância das estruturas de gestão intermédia, em particular dos departamentos curriculares, à luz das alterações legislativas e da reconceptualização do conceito de supervisão, iniciámos a presente investigação com o objectivo de analisar e interpretar as percepções e práticas dos coordenadores de departamento curricular de um agrupamento vertical de escolas, relativamente ao papel da supervisão pedagógica nesta estrutura. Optámos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, privilegiando a entrevista, aplicada aos seis coordenadores de departamento de um agrupamento vertical de escolas, e a análise documental como instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo indiciam distanciamento entre as percepções e as práticas de supervisão evidenciadas. Facto que se poderá atribuir, em nossa opinião, a alguma resistência à mudança motivada por receios, inexperiência e ausência de formação especializada, que potencie o incremento de práticas alargadas e sustentadas de supervisão; ABSTRACT: This study is intended as a case study presented in the perspective that teaching supervision involves a strong contribution to implement teaching dynamics leading to professional and organizational improvement. Teacher supervision assumed within the frame of a new paradigm, emerges with a holistic nature, enhancer of collaborative practices based in reflective and learning processes and including the outer community. Supervision as defined by the present law includes the tasks and responsibilities inherent to different functions. Thus the middle-managers must perform many roles and are expected to assume systematic reflective practices, implement training mechanisms, coordinate and support practices for innovation aiming the promotion of the quality of the instruction and of the school as an institution with growing social responsibility. We have started this investigation with the purpose to analyze and interpret the department coordinators’ perceptions concerning the role of teaching supervision and their practices, reflecting about the importance of middle-management structures, specially the curricular departments, regarding the legislation changes and the recent concept of supervision. We chose a qualitative methodological approach, focusing on the interview, applied to the total universe of school departments, and document analysis as data collection as well. This study identifies a gap between coordinators’ perceptions and their supervision practices. This, we believe, may be attributed to a certain resistance to change prompted by fears, inexperience and lack of specialized training propitiating broad and sustained supervision practices. |
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