As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11009
Resumo: O presente relatório intitulado “As expressões artísticas em articulação com a área de conteúdo do português”, tem como principal objetivo mostrar o projeto desenvolvido com os alunos de 4ºano, na área de português e ter a leitura como estímulo e motivação para a escrita, de forma a ultrapassarem algumas das suas dificuldades. Deste modo, parti do tema do projeto curricular de turma “Ler para escrever” e articulei com as restantes áreas de conteúdo, nomeadamente com as expressões artísticas para o tornar mais apelativo e estimulante, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais significativa. Este projeto foi desenvolvido ao longo da minha prática pedagógica, com a aplicação de uma metodologia de teor qualitativo e os dados foram recolhidos através das atividades propostas, por meio da observação participante e de diálogos conjuntos posteriores à realização das tarefas. Esta investigação permitiu-me concluir que o contexto escolar devia dar mais valor às expressões artísticas e fomentar espaço e tempo para os alunos se poderem exprimir de forma verbal e não verbal, bem como, desenvolverem a sua imaginação. As expressões artísticas são uma área de conteúdo que possibilitam um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos sentidos pelos alunos, mas também, são uma área que ajudam a desenvolver as áreas principais do currículo (português e matemática).
id RCAP_6b14f13581c7ef32a3d850c8eb34f676
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do portuguêsEnsino BásicoExpressões ArtísticasCriatividadeImaginaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório intitulado “As expressões artísticas em articulação com a área de conteúdo do português”, tem como principal objetivo mostrar o projeto desenvolvido com os alunos de 4ºano, na área de português e ter a leitura como estímulo e motivação para a escrita, de forma a ultrapassarem algumas das suas dificuldades. Deste modo, parti do tema do projeto curricular de turma “Ler para escrever” e articulei com as restantes áreas de conteúdo, nomeadamente com as expressões artísticas para o tornar mais apelativo e estimulante, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais significativa. Este projeto foi desenvolvido ao longo da minha prática pedagógica, com a aplicação de uma metodologia de teor qualitativo e os dados foram recolhidos através das atividades propostas, por meio da observação participante e de diálogos conjuntos posteriores à realização das tarefas. Esta investigação permitiu-me concluir que o contexto escolar devia dar mais valor às expressões artísticas e fomentar espaço e tempo para os alunos se poderem exprimir de forma verbal e não verbal, bem como, desenvolverem a sua imaginação. As expressões artísticas são uma área de conteúdo que possibilitam um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos sentidos pelos alunos, mas também, são uma área que ajudam a desenvolver as áreas principais do currículo (português e matemática).Vale, PauloRepositório ComumSilva, Sara2016-01-20T11:27:58Z2015-12-042015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11009TID:201004070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:20.928619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
title As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
spellingShingle As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
Silva, Sara
Ensino Básico
Expressões Artísticas
Criatividade
Imaginação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
title_full As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
title_fullStr As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
title_full_unstemmed As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
title_sort As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do português
author Silva, Sara
author_facet Silva, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Expressões Artísticas
Criatividade
Imaginação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Expressões Artísticas
Criatividade
Imaginação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório intitulado “As expressões artísticas em articulação com a área de conteúdo do português”, tem como principal objetivo mostrar o projeto desenvolvido com os alunos de 4ºano, na área de português e ter a leitura como estímulo e motivação para a escrita, de forma a ultrapassarem algumas das suas dificuldades. Deste modo, parti do tema do projeto curricular de turma “Ler para escrever” e articulei com as restantes áreas de conteúdo, nomeadamente com as expressões artísticas para o tornar mais apelativo e estimulante, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais significativa. Este projeto foi desenvolvido ao longo da minha prática pedagógica, com a aplicação de uma metodologia de teor qualitativo e os dados foram recolhidos através das atividades propostas, por meio da observação participante e de diálogos conjuntos posteriores à realização das tarefas. Esta investigação permitiu-me concluir que o contexto escolar devia dar mais valor às expressões artísticas e fomentar espaço e tempo para os alunos se poderem exprimir de forma verbal e não verbal, bem como, desenvolverem a sua imaginação. As expressões artísticas são uma área de conteúdo que possibilitam um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos sentidos pelos alunos, mas também, são uma área que ajudam a desenvolver as áreas principais do currículo (português e matemática).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2015-12-04T00:00:00Z
2016-01-20T11:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11009
TID:201004070
url http://hdl.handle.net/10400.26/11009
identifier_str_mv TID:201004070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928439345152