Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/8587 |
Resumo: | A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora. |
id |
RCAP_efb53152ae470dd18294e9049b5ccbf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/8587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curricularesinterdisciplinaridadeexpressões artísticas1.° Ciclo do Ensino BásicoA interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora.Instituto Politécnico da Guarda2023-06-23T09:24:19Z2023-06-232023-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/8587http://hdl.handle.net/10314/8587TID:203321464porCavaca, Mariana S Linfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:07Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/8587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:17.334554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
title |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
spellingShingle |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares Cavaca, Mariana S L interdisciplinaridade expressões artísticas 1.° Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
title_full |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
title_fullStr |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
title_full_unstemmed |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
title_sort |
Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
author |
Cavaca, Mariana S L |
author_facet |
Cavaca, Mariana S L |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaca, Mariana S L |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade expressões artísticas 1.° Ciclo do Ensino Básico |
topic |
interdisciplinaridade expressões artísticas 1.° Ciclo do Ensino Básico |
description |
A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23T09:24:19Z 2023-06-23 2023-05-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/8587 http://hdl.handle.net/10314/8587 TID:203321464 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/8587 |
identifier_str_mv |
TID:203321464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136937919905792 |