Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaca, Mariana S L
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/8587
Resumo: A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora.
id RCAP_efb53152ae470dd18294e9049b5ccbf9
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/8587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curricularesinterdisciplinaridadeexpressões artísticas1.° Ciclo do Ensino BásicoA interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora.Instituto Politécnico da Guarda2023-06-23T09:24:19Z2023-06-232023-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/8587http://hdl.handle.net/10314/8587TID:203321464porCavaca, Mariana S Linfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:07Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/8587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:17.334554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
title Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
spellingShingle Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
Cavaca, Mariana S L
interdisciplinaridade
expressões artísticas
1.° Ciclo do Ensino Básico
title_short Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
title_full Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
title_fullStr Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
title_full_unstemmed Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
title_sort Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
author Cavaca, Mariana S L
author_facet Cavaca, Mariana S L
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaca, Mariana S L
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
expressões artísticas
1.° Ciclo do Ensino Básico
topic interdisciplinaridade
expressões artísticas
1.° Ciclo do Ensino Básico
description A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T09:24:19Z
2023-06-23
2023-05-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/8587
http://hdl.handle.net/10314/8587
TID:203321464
url http://hdl.handle.net/10314/8587
identifier_str_mv TID:203321464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136937919905792