Antecedentes do burnout digital : um estudo em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Miranda Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27389
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling Antecedentes do burnout digital : um estudo em estudantes do ensino superiorBurnout Digitalensino à distânciaensino superiorliteracia digitalDigital Burnoutdistance learninghigher educationdigital literacyMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA síndrome de burnout, acrescentada no quadro de doenças da Organização Mundial de Saúde, tem sido alvo de vários estudos nos últimos tempos, pois a constante pressão e a competitividade vivenciadas no trabalho e no ambiente académico têm levado os indivíduos a colapsos mentais e psicológicos. As exigências do meio profissional e académico contribuem para a exaustão e, consequentemente, ao burnout, que acaba por ser uma reação ao stress. O contexto da pandemia de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde, no início de 2020, ocasionou uma série de restrições e obrigações à população mundial, tais como, restrições de acesso a estabelecimentos, a aplicação do teletrabalho e o encerramento das instituições de ensino. Esta conjuntura teve um impacto psicológico elevado sobre a população em geral, gerando sintomas de stress, depressão e ansiedade. As medidas de isolamento social, a dificuldade de adaptação ao ambiente doméstico, as incertezas relacionadas ao futuro, entre outros aspetos, repercutiram de forma negativa sobre os estudantes académicos. A necessidade de estarem constantemente conectados à internet, além da sensação de não serem produtivos nas tarefas, o uso ininterrupto de ecrãs e a exaustão física e mental contribuíram para o burnout digital. O burnout digital está relacionado com o uso excessivo dos dispositivos digitais, que geram repercussões no estado físico e mental dos indivíduos. Neste estudo foi desenvolvido e testado um modelo onde as principais variáveis que antecedem o burnout digital são a satisfação ou frustração das necessidades psicológicas básicas, a vida social no campus universitário, a dependência de internet, a literacia digital e a resiliência digital. O presente estudo tem como objetivo analisar os antecedentes do burnout digital em alunos do ensino superior no contexto pós isolamento social e ensino à distância. Para este efeito, foi realizada uma investigação quantitativa através da aplicação de um questionário a alunos do ensino superior, da licenciatura ao doutoramento. O questionário foi aplicado entre março e maio de 2022, nas modalidades online e presencial, tendo sido obtidas 148 respostas válidas. As principais conclusões do estudo indicam que os alunos, em média, estão satisfeitos com a vida no campus universitário após os períodos de confinamento e aulas à distância. Ademais, estes possuem elevada literacia digital, provavelmente melhorada após as exigências das aulas online. Já os índices de dependência de internet, resiliência digital e burnout digital encontram-se abaixo do ponto médio. Foi ainda possível constatar que os alunos possuem níveis razoáveis de satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, relacionamento e competência).The burnout syndrome, added to the table of diseases of the World Health Organization, has been the target of several studies for a long time, because of the constant pressure and competitiveness experienced at work and in the academic environment that have led individuals to mental and psychological breakdown. The demands of the professional and academic environment contribute to exhaustion and, consequently, to burnout, which ends up being a reaction to stress. The Covid-19 pandemic, declared by the World Health Organization in early 2020, caused a series of restrictions and obligations to the world population, such as restrictions on access to establishments, the application of remote working, and the closure of educational institutions. In this context, the Covid-19 pandemic has had a psychological impact on the general population, causing symptoms of stress, depression, and anxiety. The measures of social isolation, the difficulty in adapting to the domestic environment, the uncertainties about the future, among other things, had a negative impact on students. The need to be constantly connected to the internet, as well as the feeling of not being productive in tasks, the uninterrupted use of screens, and the physical and mental exhaustion contributed to digital burnout. Digital burnout is related to the excessive use of digital devices, that generate repercussions on the physical and mental state of individuals. In this study we developed and tested a model where the main variables that lead to digital burnout are satisfaction or frustration of basic psychological needs, social life on campus, internet addiction, digital literacy, and digital resilience. The present study aims to analyze the antecedents of digital burnout in higher education students after social isolation and remote learning. For this purpose, quantitative research was carried out through a questionnaire applied to higher education students, from undergraduate to doctoral degrees. The questionnaire was applied from March to May 2022, in online and offline modalities and a total of 148 completed responses were obtained. The main findings of the study indicate that students, on average, are satisfied with life on campus after a period of confinement and distance learning. Furthermore, they have high levels of digital literacy, probably enhanced by remote learning experience. The indices of internet dependence, digital resilience, and digital burnout, on the other hand, are below the midpoint. Moreover, it was found that students have reasonable levels of satisfaction of basic psychological needs (autonomy, relationship, and competence).Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Filipa Duarte daRepositório da Universidade de LisboaDias, Maria Miranda Ribeiro2023-03-03T14:48:02Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27389porDias, Maria Miranda Ribeiro (2022). “Antecedentes do burnout digital : um estudo em estudantes do ensino superior”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:51.998040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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