ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elsa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.18835
Resumo: Ao olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras.  As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos.
id RCAP_6b26c40389208a4a35e69ec7694b238a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇASArtigosAo olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras.  As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos.By looking at the current students of Polytechnic Institutes, one can notice that, regardless of their social background, students’ behaviours/realities? converge and diverge in various dimensions, such as age, attitudes, choices, motivations, info-exclusion, among others. Polytechnic institutes offer several courses from different areas in different types of study cycles, such as Higher Vocational Technical Courses (CTeSP) (2 curricular years), Bachelor’s degree programmes (3 curricular years) and Master’s degree programmes (2 curricular years). This study focuses on some of the courses offered by the School of Technology and Management (ESTIG) of the Polytechnic Institute of Beja, namely the Web Technologies and Mobile Devices course (CTeSP), the Computer Networks and Information Systems course, Computer Engineering (Ba), based on the digital competences; Attorneyship (Ba, face-to-face), Attorneyship (Ba, e-learning), due to the difference in teaching methodology; finally the Master’s in Health and Safety at Work, and the Master’s in Computer Security Engineering, based on their working time. This paper will focus on students’ choices considering two of these levels of study, namely CTeSP courses and the Bachelor’s Degree programmes. For the three levels indicated, the following elements will be analysed: age, knowledge background, motivation, demotivation, and working methods. All of these variables are paramount in these students’ academic success, i.e., in the conclusion of each study cycle, the students’ ultimate goal.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18835por1646-2335Rodrigues, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.304312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
title ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
spellingShingle ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
Rodrigues, Elsa
Artigos
title_short ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
title_full ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
title_fullStr ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
title_full_unstemmed ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
title_sort ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
author Rodrigues, Elsa
author_facet Rodrigues, Elsa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Ao olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras.  As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18835
url https://doi.org/10.25755/int.18835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950768001024