ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18835 |
Resumo: | Ao olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras. As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos. |
id |
RCAP_6b26c40389208a4a35e69ec7694b238a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18835 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇASArtigosAo olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras. As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos.By looking at the current students of Polytechnic Institutes, one can notice that, regardless of their social background, students’ behaviours/realities? converge and diverge in various dimensions, such as age, attitudes, choices, motivations, info-exclusion, among others. Polytechnic institutes offer several courses from different areas in different types of study cycles, such as Higher Vocational Technical Courses (CTeSP) (2 curricular years), Bachelor’s degree programmes (3 curricular years) and Master’s degree programmes (2 curricular years). This study focuses on some of the courses offered by the School of Technology and Management (ESTIG) of the Polytechnic Institute of Beja, namely the Web Technologies and Mobile Devices course (CTeSP), the Computer Networks and Information Systems course, Computer Engineering (Ba), based on the digital competences; Attorneyship (Ba, face-to-face), Attorneyship (Ba, e-learning), due to the difference in teaching methodology; finally the Master’s in Health and Safety at Work, and the Master’s in Computer Security Engineering, based on their working time. This paper will focus on students’ choices considering two of these levels of study, namely CTeSP courses and the Bachelor’s Degree programmes. For the three levels indicated, the following elements will be analysed: age, knowledge background, motivation, demotivation, and working methods. All of these variables are paramount in these students’ academic success, i.e., in the conclusion of each study cycle, the students’ ultimate goal.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18835por1646-2335Rodrigues, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.304312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
title |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
spellingShingle |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS Rodrigues, Elsa Artigos |
title_short |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
title_full |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
title_fullStr |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
title_full_unstemmed |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
title_sort |
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS |
author |
Rodrigues, Elsa |
author_facet |
Rodrigues, Elsa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Ao olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras. As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.18835 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.18835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950768001024 |